Musicalização na educação infantil tem um papel importantíssimo no desenvolvimento dos pequenos.

A música é um tipo de arte que mexe com as pessoas. Desde o bebê que ainda está na barriga da mãe até pessoas com idade avançada são tocadas quando escutam determinadas músicas — afinal, os sons mexem com as nossas emoções. Por todo esse poder e por ter muitos outros benefícios que a educação musical é altamente recomendada durante a infância.

Educação musical e musicalização infantil

Incentivar esse gosto pela música nos pequenos ensina lições que eles levarão por toda a vida. O desenvolvimento da criança que recebe estímulos musicais é diferente daquelas que não têm acesso a isso.

Esse é um aspecto tão importante na educação que uma lei foi criada em 2008 nesse sentido, afirmando que a prática musical deve estar integrada aos conteúdos do ensino básico. A Lei nº 11.769 não exige que as escolas tenham disciplinas sobre o tema, mas é necessário envolver a música de alguma forma entre os componentes da educação básica — tanto em escolas públicas quanto particulares.

Entenda neste artigo a importância da música na educação infantil e seus benefícios!

Assine o Clube de Leitura Quindim

O que é a educação musical e qual sua importância na infância?

A importância da música na educação infantil

A educação musical é o ensino de conceitos específicos relacionados à música. Dessa forma, a música na educação infantil aborda diversos aspectos, até mesmo a capacitação para escrever suas próprias obras. Assim, o aluno não aprende somente como tocar um instrumento mas também entende sobre partitura, a relação entre o som dos instrumentos e a voz, teoria musical e muitos outros conhecimentos.

Diante disso, a música é uma opção para a criança descobrir um novo mundo. Além do mais, inserir instrumentos musicais na educação infantil ajuda os pequenos a desenvolver o autoconhecimento e entender de maneira mais profunda quem está ao seu redor. Afinal, para que a música funcione, todos precisam entrar no mesmo ritmo e a sintonia deve estar perfeita.

Desde a gestação, nos primeiros meses de vida enquanto balbucia e fala as primeiras palavras — tudo envolve sons, ritmo e música. Tal como a leitura de livros infantis, a musicalidade pode incentivar o desenvolvimento da fala, da coordenação motora e nas habilidades cognitivas, sociais e emocionais.

Veja também: 7 brincadeiras com música para fazer em casa

Qual o conceito de musicalização e como ela se difere da educação musical?

Educação musical e musicalização na infância

Segundo a Unesco, a educação musical e as artes têm papel essencial na construção de uma educação global de qualidade e que seja emancipadora. Nesse contexto, a musicalidade engloba as noções musicais que temos, pois aborda fatores socioculturais de culturas, tradições e épocas distintas.

Em outras palavras, a musicalização não diz respeito tanto à parte técnica, como aprender a tocar um instrumento. Na verdade, o intuito é ter conhecimento sobre a história desses instrumentos, a origem, de qual cultura fazem parte e outras questões importantes. Portanto, é uma abordagem bem mais ampla, enquanto a educação musical tem foco na formação de músicos.

Veja também: Qual a importância da arte para o desenvolvimento dos pequenos

Por que incluir a educação musical durante a infância?

O estudo intitulado Educação musical na escola: valorizar o humano em cada um de nós aponta que a música é uma espécie de fonte para as qualidades humanas e a humanização.

A música ensina que a criança é um indivíduo e que suas ações reverberam, assim como os sons produzidos quando ela toca um instrumento musical. O ensino de música tem grande impacto na infância e também cumpre uma função social.

É como disse Antoine de Saint-Exupéry: muitos pequenos Mozarts foram assassinados por não terem condições adequadas em suas vidas e na educação. Incentivar a educação musical causa transformações internas e externas, e isso já ficou bem claro em todos esses milênios que utilizamos a música como forma de expressão e conexão humana.

Banner Clube de Leitura Quindim

Os benefícios da educação musical

A importância da educação musical e da musicalização

A música pode ser encarada como uma forma divertida de adquirir novos aprendizados, e isso não quer dizer somente sobre aprender um novo instrumento musical. Os benefícios são muito mais amplos e fica até difícil tentar colocar todas as vantagens da educação musical aqui.

Incentivar a musicalização e investir em educação musical na infância tem reflexos para toda a vida da criança. Veja algumas das vantagens de colocar os pequenos para aprender sobre música!

Veja também: Benefícios da leitura para as crianças vai muito além do aumento do vocabulário

1. A música muda fisicamente o cérebro

A infância é o período em que nossos cérebros estão se formando.

Assim, o ensino de música é capaz de mudar esse órgão, uma vez que ajuda no desenvolvimento do córtex visual, auditivo e motor, além do corpo caloso, que é a região que liga os dois hemisférios do cérebro. O resultado disso é que a comunicação entre os dois lados é mais rápida, aumenta a visualização de novas possibilidades etc.

2. Desenvolve o sistema neurológico

Já foram feitos estudos de neurociências que mostram como o cérebro se comporta ao entrar em contato com a música e de que maneira isso afeta o desenvolvimento do órgão. Por meio de tomografias e ressonâncias magnéticas foi possível observar que a música tem diversos efeitos em quem ouve e também em quem produz.

Alguns aspectos notados foram a capacidade de usar a memória de longo prazo, as habilidades motoras, o monitoramento do comportamento para alterar as atividades e corrigi-las, entre outros pontos.

O melhor clube de assinatura infantil

3. Incentiva a criatividade e expressão

Educação musical e musicalização

É claro que esse é um dos principais enfoques quando falamos sobre educação musical. Tocar um instrumento e se expressar por meio da música é a primeira coisa que pensamos quando falamos nesse assunto, mas há muito mais em jogo.

Uma parte da educação musical é para encorajar que as crianças explorem a própria criatividade. Esse estímulo está ligado à criação de sons, relacionar os ritmos de instrumentos para criar melodias, testar técnicas e arriscar a combinação de diferentes instrumentos.

Tudo isso é um empurrão para que os pequenos possam se expressar por meio da musicalidade, além de entender e aumentar a percepção sobre os sons, melodias, letras e até mesmo o silêncio. A música inspira a criatividade infantil, é uma atividade interdisciplinar e ainda fortalece a expressão.

Veja também: 10 livros para incentivar a criatividade das crianças

4. Desenvolvimento cognitivo

Benefícios da educação musical e da musicalização

Você sabia que o estudo de música é capaz até mesmo de trabalhar o raciocínio lógico das crianças? Um estudo feito pela Faculdade de Medicina de Vermont, nos Estados Unidos, mostrou que aprender um instrumento melhora a capacidade de atenção, aumenta o controle emocional e ajuda até mesmo no gerenciamento dos níveis de ansiedade infantil. A pesquisa foi realizada com cerca de 232 crianças, com idades entre 6 e 18 anos.

Assim, ficou constatado que a educação musical tem grande impacto no desenvolvimento, além de deixar o processo cognitivo mais elástico e intenso. Entre outros benefícios que foram notados estão:

  • Maior potencial para assimilar informações;
  • Maiores níveis de atenção;
  • Melhora na integração multissensorial;
  • Cognição social.

5. Melhora a concentração e o aprendizado

Educação musical

Por vezes, a concentração pode ser algo difícil para algumas crianças, sobretudo quando envolvem algum tipo de transtorno, como o TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). No entanto, a educação musical é uma esperança para expandir os níveis de concentração dos pequenos.

A prática de música desenvolve ambos os lados do cérebro, direito e esquerdo, e isso estimula diversas habilidades — entre elas as aptidões matemáticas e de lógica, linguagens, comparações e outros aspectos. Dessa maneira, os sons e a prática musical melhoram os níveis de concentração, ensinam sobre os desafios técnicos e muitos outros aprendizados.

6. Aumenta a autoestima, o autoconhecimento e a sensibilidade

A infância é a grande etapa de descobertas. Os pequenos precisam aprender sobre suas emoções, como lidar com isso, as dimensões de seus sentimentos e muitas outras questões subjetivas. O autoconhecimento não é uma tarefa fácil, mas a educação musical infantil dá uma nova perspectiva para explorar a sensibilidade.

A música consegue ativar regiões do cérebro que despertam emoções positivas e negativas. Portanto, a educação musical é uma possibilidade para construir inteligência emocional, melhorar a autoestima e aprofundar o conhecimento em si mesmo.

Veja também: Inteligência emocional em crianças. Como ajudar o seu filho a desenvolvê-la com afeto

7. Amplia a capacidade linguística

Educação musical

Por vezes a linguística é mais associada à leitura de livros e consumo de outros tipos de conteúdos. Entretanto, a música reúne não apenas sons mas também aborda a linguagem.

As canções conseguem ser tão interessantes quanto os livros para o aprendizado infantil de linguagens. É possível aprender novos conceitos, vocábulos, expressões e palavras — e não apenas em português mas também em outras línguas. A criança consegue aumentar a capacidade interpretativa, tem mais compreensão, consegue melhorar a própria comunicação e demais estudos relacionados à língua portuguesa.

A educação musical consiste em uma atividade muito ampla e que engloba inúmeros benefícios para a criança. Desde os cuidados com o aprendizado até para diminuir problemas com ansiedade infantil, tristeza e casos de timidez excessiva. Portanto, a música estimula os pequenos a se entenderem melhor e buscarem seus sonhos.

As artes são fundamentais para que as crianças descubram suas capacidades e entendam mais sobre o mundo. Pensando nisso, além do ensino de música, que tal incentivar a literatura em casa? O clube de leitura Quindim surgiu com o intuito de deixar a prática da leitura mais gostosa e incentivar o gosto pela literatura. Conheça mais sobre nossos planos!