A limpeza da casa é uma necessidade na vida de todos. Tal atividade sempre dá trabalho e precisa ser realizada constantemente para que o ambiente esteja tão agradável e confortável quanto merecemos.

Por isso, é bem provável que sua mãe tenha dito esta frase ou alguma de suas variações: “Casa onde todo mundo mora todo mundo cuida”, e pode ser que ela não soubesse à época, mas este conhecimento empírico reflete benefícios hoje comprovados pela ciência.

Limpeza da casa: como ensinar para as crianças um hábito tão bom?
Pré-adolescente varrendo a sala.

Em outras palavras, crianças podem ajudar a limpar a casa, algo que, se for feito com sabedoria e cuidado da nossa parte, como mães, pais e adultos responsáveis, tende a trazer muitos benefícios a elas, não apenas no futuro como também no presente.

Assim como um jardim, que só floresce depois de plantadas, regadas e cuidadas as sementes, precisamos inculcar na mente dos nossos pequenos atitudes que, com o passar dos dias e dos anos, reflitam-se em bons comportamentos, tornando-os pessoas melhores e mais preparadas para lidar com os desafios da vida, que invariavelmente se apresentarão, cada um à sua hora.

Quer entender melhor qual a idade para as crianças ajudarem na limpeza, quais atividades podem ser delegadas a elas e quais são os verdadeiros benefícios trazidos por isso? Então, continue a leitura e não esqueça de compartilhar com amigos, colegas e familiares. Afinal, conhecimento compartilhado é conhecimento multiplicado!

Veja também: “Posso fazer sozinho!”: como os pais podem estimular a autonomia infantil desde cedo.

Crianças podem ajudar a limpar a casa?

Limpeza da casa: como ensinar para as crianças um hábito tão bom?
Duas crianças dispensando lixo reciclável para coleta.

Não só podem, como devem, e se isso parece um pouco confuso em sua mente, vale analisar sob outra ótica, que pode trazer mais sentido à situação.

Considere uma lista de brincadeiras divertidas ou de jogos e brincadeiras antigas. É claro que o objetivo da criança é brincar e se divertir com isso, mas ela busca a superação de algum desafio, seja conseguir fazer um bonequinho de massinha, acertar na montagem de um quebra-cabeça ou conseguir pular a amarelinha na ordem.

Por serem crianças de diferentes idades, é claro que a execução às vezes terá algumas falhas (ora, entre os adultos também é assim, não?). Porém, a sensação de completude daquilo que estão fazendo é um dos motivadores para continuar brincando. Em suas lógicas, há uma missão a cumprir.

Um artigo publicado pelo site Childcare & Education Expo mostra que o engajamento com tarefas é um problema desde a primeira infância até a aposentadoria e que, nas escolas, um baixo engajamento está relacionado com um fraco desempenho acadêmico. Porém, ajudar as crianças a reconhecer suas conquistas e reconhecer um senso de progresso pode aliviar esses desafios ao longo da vida.

O artigo lista três caminhos apresentados pelos especialistas do Graduation Attire para ajudar as crianças a reconhecerem e celebrarem suas grandes e pequenas conquistas (o que, acredite, está diretamente relacionado com o fato de os pequenos poderem ajudar na limpeza da casa). Confira:

  1. Faça-os olhar para trabalhos antigos. Um método simples e efetivo é comparar tarefas feitas antigamente com as atuais, como comparar as últimas páginas do caderno deste ano com as primeiras ou o tipo de livro que elas liam há alguns anos e os que leem agora, mostrando a evolução que tiveram ao longo do tempo.
  2. Marcar os momentos de conquista. Se a criança conseguiu concluir algo, que tal registrar isso em um quadro de anotações ou mesmo em um caderno, que serão praticamente uma cápsula do tempo em construção? Marcar as conquistas é bom para destacar os esforços que foram empregados por ela.
  3. Faça-as falar sobre o progresso. Uma maneira importante de entender se os pequenos estão reconhecendo o trabalho que estão fazendo é deixar que eles falem sobre isso (ou melhor, que se expressem sobre, mesmo em idades em que ainda não falam). Assim, elas poderão desenvolver sua autoestima por conta própria além do que é falado pelos outros.

Podemos traçar um rápido paralelo aqui, aplicável a crianças de diferentes idades: mostrar a elas as atividades que faziam há alguns meses ou anos, acessar fotos de bons momentos de conquista e conversar com elas acerca desses acontecimentos.

Da mesma forma que há uma missão a ser concluída nas brincadeiras, o mesmo também acontece em atividades de limpeza da casa. Por exemplo, seca-se as louças para que elas possam ser guardadas; lava-se as louças para tirar a sujeira; coloca-se a roupa suja no cesto para que ela possa ser lavada; e assim por diante.

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Olhando sob esta ótica, portanto, há missões tão legais na limpeza da casa quanto em brincadeiras. Afinal, elas brincam de empilhar blocos para poder construir uma torre; montam quebra-cabeças para ver a figura completa; jogam futebol para acertar a bola e marcar gols; e assim por diante.

Em suma, então, crianças podem ajudar a limpar a casa, pois isso, para elas, tende a ser algo tão bacana quanto brincar – só que com outros brinquedos.

Ah, é claro que não estamos falando aqui sobre colocar os pequenos para cuidar de toda a faxina, de maneira extensiva, da mesma forma que as páginas de um livro são lidas gradualmente e que as atividades da escola são feitas aos poucos. Existe o tempo certo para cada coisa, e é sobre isso que falaremos a seguir.

Veja também: 10 atividades para crianças de 4 anos aprenderem brincando!

Qual idade ideal para as crianças ajudarem na limpeza?

Limpeza da casa: como ensinar para as crianças um hábito tão bom?
Duas crianças ajudando a limpar a casa

Desde quando elas começam a brincar. Afinal de contas, uma vez que entendemos que limpar também pode ser considerado por eles como brincadeira, é possível inserir atividades em suas rotinas de diversão sem nenhum tipo de prejuízo a elas – pelo contrário.

Infelizmente isso está se perdendo ao longo do tempo. Dados de um estudo feito em 2014 pela Whirlpool, a fabricante de eletrodomésticos, com 1.001 pais, descobriu-se que apenas 28% deles disseram designar atividades domésticas às suas crianças, mesmo 82% dos adultos dizendo que eles, quando crianças, faziam essas atividades.

A autora Julie Lythcott-Haims argumenta, em seu livro “How to Raise an Adult”, que as atividades domésticas ajudam as crianças a construir responsabilidade, autonomia e perseverança, habilidades necessárias para que se transformem em adultos capazes.

Em suas palavras, quando espera-se que pessoas jovens arregacem suas mangas e perguntam como podem ajudar com as tarefas da casa, isso as leva a um racional que se aplica a outras situações, como o ambiente de trabalho. Não fazer isso priva-as da satisfação de aplicar seus esforços em uma tarefa e completá-la.

Uma análise feita pela Universidade de Minnesota, com dados coletados ao longo de 20 anos, concluiu que um importante ponto para prever o sucesso no início da fase adulta, avaliando a completude dos estudos, o caminho profissional e os relacionamentos pessoais, era se essas pessoas começaram a fazer atividades domésticas desde cedo – por volta dos 3 ou 4 anos.

Esta é uma idade em que os pequenos já conseguem entender melhor o senso de realização e a relação entre o esforço e o resultado, mas nada impede que isso seja feito desde ainda mais cedo, como pegando o pratinho para comer no armário ou uma fruta na fruteira, por exemplo.

Veja também: Como ensinar ações sustentáveis às crianças para melhorar o mundo.

Quais tarefas as crianças podem fazer para ajudar na limpeza da casa?

Temos um artigo com várias sugestões de tarefas para crianças, mas aqui segue uma lista organizada, por idade, com uma série de atividades, não apenas de limpeza como também de organização e até de preparação de alimentos. Veja só:

  • Até 1 ano:
    • Colocar os brinquedos na caixa ou no cesto depois de brincar, com a ajuda de um adulto;
    • Limpar as mãos e o rosto com um lenço umedecido ou uma toalha;
    • Jogar o lixo no cesto, como fraldas, papéis ou embalagens;
    • Ajudar a guardar as roupas no armário, colocando-as em uma gaveta ou em um cabide;
    • Ajudar a arrumar a cama, puxando o lençol ou o cobertor.
  • De 1 a 2 anos:
    • Colocar os brinquedos no lugar certo, seguindo um modelo ou uma etiqueta;
    • Ajudar a limpar a mesa depois das refeições, tirando os pratos, os copos e os talheres;
    • Ajudar a alimentar os animais de estimação, colocando a ração ou a água no pote;
    • Ajudar a regar as plantas, usando um regador pequeno e leve;
    • Ajudar a dobrar as roupas limpas, como meias, camisetas ou toalhas.
  • De 2 a 3 anos:
    • Colocar a louça na pia ou na máquina de lavar, com cuidado para não quebrar ou se machucar;
    • Ajudar a carregar as compras mais leves, como frutas, legumes ou pães;
    • Ajudar a varrer o chão, usando uma vassoura pequena e adequada;
    • Ajudar a tirar o pó dos móveis, usando um pano macio e seco;
    • Ajudar a separar o lixo reciclável do orgânico, usando cores ou símbolos.
  • De 3 a 4 anos:
    • Ajudar a lavar a louça, usando uma esponja e um detergente suave;
    • Ajudar a limpar o banheiro, usando um borrifador com água e vinagre e um pano;
    • Ajudar a arrumar a sala, colocando as almofadas no sofá, os livros na estante e os controles remotos na mesa;
    • Ajudar a tirar o lixo, usando luvas e um saco plástico;
    • Ajudar a passar um pano úmido no chão, usando um rodo pequeno e um balde.
  • De 4 a 5 anos:
    • Ajudar a guardar a louça limpa, colocando os copos, os pratos e os talheres nos armários;
    • Ajudar a lavar as roupas, colocando-as na máquina de lavar e apertando os botões;
    • Ajudar a limpar as janelas, usando um limpador de vidros e um pano;
    • Ajudar a limpar o pó dos móveis, usando um espanador ou um aspirador de pó;
    • Ajudar a dobrar e guardar as roupas limpas, como calças, camisetas e shorts.
  • De 5 a 6 anos:
    • Ajudar a preparar o café da manhã, colocando a mesa, cortando frutas ou fazendo torradas;
    • Ajudar a limpar o quarto, tirando as roupas sujas do chão, arrumando os brinquedos e os livros, e trocando a roupa de cama;
    • Ajudar a lavar o carro, usando uma mangueira, um balde, uma esponja e um sabão;
    • Ajudar a limpar o quintal, varrendo as folhas, recolhendo o lixo e podando as plantas;
    • Ajudar a fazer a lista de compras, verificando o que está faltando na geladeira e na despensa.
  • De 6 anos em diante:
    • Ajudar a cozinhar, seguindo receitas simples, cortando legumes, mexendo panelas ou assando bolos;
    • Ajudar a lavar o banheiro, usando produtos de limpeza adequados, limpando o vaso sanitário, a pia, o chuveiro e o espelho;
    • Ajudar a passar as roupas, usando um ferro de passar, uma tábua e um cabide;
    • Ajudar a cuidar dos animais de estimação, dando banho, escovando os pelos, levando para passear ou para o veterinário;
    • Ajudar a planejar o cardápio da semana, escolhendo pratos saudáveis, variados e saborosos.
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Essas são apenas algumas das ideias que vocês podem colocar em prática e que, acredite, serão de grande valia para seus pequenos.

Depois de um auxílio com a limpeza da casa, que tal aproveitar e ter outro delicioso momento em família com aquela boa leitura? O Quindim é um clube de livros infantis que envia todos os meses, para a sua casa, livros escolhidos com muito carinho – e essa pode ser a recompensa pelo esforço investido pelos pequenos. Até a próxima! 🥰

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Conheça 2 livros para mostrar às crianças formas divertidas de se divertir ao ajudar nas tarefas de casa e como isso pode ajudar a aliviar a sobrecarga materna:

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O varal, de Renata Bueno
Aqui e aqui (autor Caio Zero, editora Companhia das letrinhas)
Aqui e aqui, de Caio Zero