Nada melhor do que presentear os pequenos com livros para incentivar ainda mais a leitura. Sabendo disso, o Clube Quindim separou para você uma lista com livros para presentear as crianças de acordo com cada faixa etária. São livros que vão divertir e emocionar a família toda. Então venha conhecer os livros que enviamos em setembro e que são ótimas dicas de livros para presente!

Dicas de livros para presente de pré-leitores (0 a 2 anos)

o espelho renata bueno
Escritora: Renata Bueno
Ilustrador: Daniel Almeida
Editora: FTD

1 – O espelho

Uma das nossas dicas de livros para presente é O espelho. Neste livro, um menino conta tudo o que podemos ver em um espelho, brincando com a curiosidade e o fascínio que esse objeto gera. O espelho é um objeto que aparece muito no imaginário popular, em histórias como Branca de Neve, Alice através do espelho e até mesmo o mito de Narciso.

Como vemos neste livro, os espelhos podem criar reflexos muito interessantes dependendo da distância entre nós e eles, do ângulo entre eles e o chão e tantas outras variáveis. E essas brincadeiras são muito potentes para ajudar os bebês a chegar a um dos seus marcos de desenvolvimento: o reconhecimento do próprio reflexo. O autorreconhecimento no espelho ocorre, geralmente, entre os 10 e os 18 meses, mas os bebês muitas vezes conseguem reconhecer o reflexo dos pais a partir dos 5 meses!

a caixa
Autor: Claude Ponti
Tradutor: Zeca Baleiro
Editora: FTD

2 – A caixa

O que uma caixa pode ser? Uma casa? Um lugar para soltar a criatividade? Neste livro, Trompolina e Fubazim começam a montar uma casa com uma caixa que encontraram. Até perceberem que os dois tiveram a mesma ideia.

Na primeira infância, os pequenos começam a conhecer o mundo, a se apropriar dos objetos ao seu redor. Quantos pais e mães você já ouviu falar esta frase: “comprei um brinquedo pro bebê e ele só quis brincar com a caixa”? Nesse período, os pequenos podem ver o brinquedo e a caixa com o mesmo olhar de encantamento. A caixa, aliás, pode ser ainda mais interessante por seu potencial de exploração. Ela pode ser uma casa, uma nave, um esconderijo. Enquanto o brinquedo chega com um significado mais fechado, ou até mesmo com uma função específica.

O livro A caixa fala justamente sobre esse momento de exploração do mundo. Na imaginação das crianças, objetos aleatórios ganham os mais diversos significados, e esse processo é muito gostoso de acompanhar.

Veja também: Recém-nascido: marcos do desenvolvimento e outras angústias

Dicas de livros para presente de leitores iniciantes (3 a 5 anos)

eu nem ligo
Escritora: Márcia Leite
Ilustrador: Jean-Claude Alphen
Editora: Pulo do Gato

3 – Eu nem ligo

De repente, a personagem tem de dividir a atenção de sua mãe com o bebê. Mas ela nem liga. Até que, por meio da brincadeira, ela se coloca no lugar de sua mãe e começa a criar vínculos com o irmãozinho.

Para uma irmã ou irmão mais velho, o momento da chegada do bebê pode trazer um sentimento de perda muito forte. Perda da atenção dos pais, da rotina a que estava acostumado, de um momento da infância que não volta mais. Entretanto, ao mesmo tempo em que há, sim, uma perda, os pequenos também ganham muitas novas possibilidades, muitas novas experiências! Ser o irmão mais velho e incorporar esse papel pode ser muito potente para os pequenos que não terão de simplesmente dividir a atenção com o bebê, mas, na verdade, irão dividir com os pais os cuidados, o carinho, que terão pelo mais novo.

Por isso, a obra Eu nem ligo é uma das nossas dicas de livros para presente e pode ser uma ótima pedida para os pequenos que têm um irmãozinho.

Veja também: 4 livros que ajudam na relação entre irmãos

Pinçada de coragem da editora Gaivota
Autor: Laurent Cardon
Editora: Gaivota

4 – Pinçada de coragem

Pinçada de coragem é a nossa segunda dica de livro para presentear as crianças de 3 a 5 anos. Nele, um menino vai à praia pescar. E consegue pegar alguns peixinhos. Até que captura um caranguejo e leva um beliscão no dedo. E começam a aparecer mais e mais e mais caranguejos. Para onde ele poderá correr?

A imaginação e a criatividade dos pequenos são muito potentes, e isso é claro nas histórias e nas brincadeiras que eles criam. Uma simples ida à praia se torna uma batalha épica contra centenas e centenas de caranguejos que querem vingar o caranguejinho que o personagem acabou pescando.

As coisas mais simples podem se tornar grandes missões na mente das crianças, afinal, são situações para brincadeiras em potencial. E a fabulação nada mais é senão uma forma maravilhosa de elaborar e introjetar questões do cotidiano e até mesmo medos que afligem a criança.

Banner Clube de Leitura Quindim

Dicas de livros para presente de leitores autônomos (6 a 8 anos)

Terrível
Escritor: Alain Serres
Ilustrador: Bruno Heitz
Editora: Livros da Raposa Vermelha

5 – Terrível

O lobo desta história é terrível: afugenta até mesmo os monstros da floresta. Mas seus filhos decidem lhe pregar uma peça e descobrem que suas patas são multicoloridas e não pretas como carvão. E que ele é, na verdade, terrivelmente doce.

A obra Terrível fala sobre a masculinidade que é imposta a homens e meninos. Eles devem ser ferozes, fortes, não podem demonstrar vulnerabilidade, devem liderar a família. Entretanto, essa expectativa da sociedade pode ser muito tóxica, pois não permite que homens elaborem seus sentimentos e, muitas vezes, atrapalha até mesmo a criação de vínculos de afeto saudáveis, como vemos nesta obra. E o processo de repensar padrões que não fazem mais sentido pra nós pode ser muito doloroso. É um trabalho contínuo, que não é linear, mas que, com certeza, fundamental na busca pela liberdade e autonomia.

Veja também: Masculinidade tóxica: o que está por trás da cultura que oprime meninos e meninas

Madalena dicas de livros para presente
Autora: Natália Gregorini
Editora: Livros da Matriz

6 – Madalena

Neste livro, conhecemos Madalena e sua neta. Juntas, elas passam os dias observando o mundo. Uma história de memórias, hábitos e tradições que ficam impressas na gente.

Uma das questões principais desta obra é a forma como ele aborda o tempo. As duas personagens acabam se adequando ao tempo e às necessidades uma da outra. Quando a neta dorme no sofá, a vó lhe dá colo, e a neta não deixa de estar com a vó quando ela dorme um pouco mais cedo.

Você com certeza já deve ter percebido como a nossa percepção da passagem do tempo muda ao longo da vida. E é claro que entre a infância e a velhice estaria o maior contraste. Mas neta e vó encontram seu próprio tempo, seu próprio ritmo, no qual vivem em harmonia observando o mundo, tomando chimarrão na varanda e sonhando juntas.

Dicas de livros para presente de leitores fluentes (9 a 12 anos)

Dois meninos de kakuma
Autora: Marie Ange Bordas
Editora: Pulo do Gato

7 – Dois Meninos de Kakuma

Dois meninos relatam seus dias no campo de refugiados de Kakuma, com suas alegrias, suas dores, suas memórias. Uma obra para começar a entender as vivências de tantas pessoas forçadas a deixar suas casas, e até suas famílias, para trás.

Refugiados muitas vezes vivem em ambientes totalmente controlados por políticas pensadas por alguém que possivelmente nunca teve sequer uma vivência comparável às situações enfrentadas pelos eles. Na maior parte do mundo, políticas de imigração são severas e até mesmo cruéis. E isso tem ganhado a mídia recentemente, especialmente após centenas de crianças serem separadas dos pais na fronteira entre o México e os Estados Unidos.

Entretanto, mesmo que isso não chegue a nós, como nos conta este livro, 52% dos refugiados do mundo são crianças. Todos os dias, milhares de famílias se perdem entre registros de agências de imigração, bombardeios e disputas comerciais por riquezas naturais. São muitos prisioneiros de vidas provisórias sem esperanças de liberdade.

elefante bartolomeu campos de queiros
Escritor: Bartolomeu Campos
de Queirós
Ilustrador: Bruno Novelli
Editora: Global

8 – Elefante

A última das nossas dicas de livros para presente é Elefante. O que nasce de nossos sonhos? O que encontramos se olharmos pra dentro de nós? Será que perdemos o que vivemos em sonho ao abrirmos os olhos? Neste livro, mergulhamos em um sonho cheio de preciosidades e descobertas.

No Manifesto por um Brasil Literário, escrito pelo autor deste livro em 2009, ele diz: “É no mundo possível da ficção que o homem se encontra realmente livre para pensar, configurar alternativas, deixar agir a fantasia. Na literatura que, liberto do agir prático e da necessidade, o sujeito viaja por outro mundo possível.”

Neste livro, toda a potência da literatura aparece por meio do sonho pelo qual somos conduzidos, o sonho que vivemos junto do narrador. E não é no sonho, assim como na literatura, que temos plena liberdade para ser? Como lemos no início do livro: “no sonho, a liberdade voa com mais asas.”

Clube de Leitura Quindim, o melhor clube de assinatura infantil