Trompolina achou uma caixa de papelão, Fubazim também achou uma caixa de papelão... O que esses dois pintinhos não sabiam era que se tratava da mesma caixa, porque cada um estava de um lado diferente. Contudo, ambos têm a mesma ideia: fazer da caixa uma casa!
Com um enredo bastante simples, esta narrativa propicia momentos leves para o pequeno leitor exercitar sua atenção à ilustração e à virada de página. Observe a passagem da página três para a quarta página: a caixa se encontra praticamente na mesma posição, com as abas para Trompolina entrar e o fundo da caixa voltado para Fubazim. Porém, um cuidado: com a pintinha lá dentro, o pintinho de cor mais escura corre para a frente...
Neste livro encenado, a combinação das imagens com a anedota resulta em um ponto de vista bastante instigante e privilegiado para as crianças em processo de letramento. A despeito da ingenuidade ou ignorância dos personagens, principalmente de Fubazim, o leitor tem acesso aos dois lados da história, conhecimento e consciência do que está por acontecer.