Nem todos os pequenos sabem quem foi Tarsila do Amaral e Anita Malfatti, entre outros ainda dessa época, e é importantíssimo conhecer alguns dos principais expoentes da arte nacional.

O Brasil é um país de cultura rica e diversa. Existem vários artistas brasileiros que são reconhecidos por criarem obras únicas. Provavelmente você já viu por aí o quadro de um homem sentado que tem braços e pernas longas, acompanhado de um cacto e um sol. Porém, talvez não saiba quem foi Tarsila do Amaral, a pintora que deu vida a esse quadro.

É comum conhecermos apenas obras de artistas estrangeiros, como a Mona Lisa de Da Vinci, A noite estrelada de Van Gogh, entre outros quadros tão conhecidos no mundo inteiro. Mas nem sempre apreciamos os artistas locais.

A arte nacional raramente é valorizada da forma que merece. Por isso, incentivar os pequenos a conhecerem mais os nossos artistas é uma atitude que leva à valorização.

Então, que tal conhecer um pouco sobre grandes nomes das artes brasileiras e passar esse conhecimento para as crianças? Descubra quem foi Tarsila do Amaral e outros artistas nacionais e aproveite para apresentá-los aos pequenos.

Banner Clube de Leitura Quindim

Tarsila do Amaral

Obra Operários de Tarsila do Amaral
Operários, Tarsila do Amaral

Com toda certeza, Tarsila do Amaral é uma das maiores pintoras de nosso país. Ela foi uma desenhista, pintora e tradutora que nasceu em Capivari, no estado de São Paulo, no dia 1 de setembro de 1886. Para se ter uma ideia, a artista foi considerada uma das mais importantes modernistas latino-americanas.

Além disso, Tarsila foi integrante do Grupo dos Cinco, do qual faziam parte escritores e pintores influentes no Modernismo Brasileiro. Ao lado dela, os outros participantes do grupo eram:

  • Anita Malfatti
  • Mário de Andrade
  • Oswald de Andrade
  • Menotti Del Picchia

Seus trabalhos tinham fortes características nacionais. Tarsila teve acesso a boa educação e terminou os estudos na Europa. Além disso, aprendeu outros idiomas e piano. No colégio Sion, iniciou seus trabalhos na pintura.

A partir disso, ela entra no mundo das artes e em 1916 aprende a fazer modelagem com William Zadig. Depois, passa a se dedicar à pintura e conhece Anita Malfatti. Vai para Paris estudar em 1920 e descobre mais sobre escultura, pintura e conhece diversos artistas relevantes desta época.

As obras da artista mostram muito sobre a sua infância, com cores, paisagens e decorações que via em sua infância e também pelas viagens que fez pelo país — principalmente para Minas Gerais.

Dessa forma, diz-se que seus trabalhos são cheios de brasilidades e de cultura popular, o que se vê em quadros como Morro da Favela (1924) e Paisagem com touro (1925).

No entanto, a obra mais famosa de Tarsila é Abaporu, um quadro que foi pintado para presentear seu então marido, Oswald de Andrade. A pintora também teve algumas fases e pintava diferentes temas ao longo de sua carreira, até falecer em 17 de janeiro de 1973.

Veja também: A importância da pintura na educação infantil. Entenda porque você deve deixar o seu filho pintar, rabiscar e desenhar à vontade.

Anita Malfatti

O Farol de Anita Malfatti
O farol, Anita Malfatti

Outra artista fabulosa que as crianças precisam conhecer é Anita Malfatti. Seus trabalhos são cheios de cores e tem uma beleza única. A pintora nasceu no dia 2 de dezembro de 1889, em São Paulo, e era portadora de uma deficiência motora no braço direito. Dessa maneira, a pequena teve que aprender a ser canhota.

Aos 13 anos, a jovem tenta suicídio. No entanto, a situação acabou sendo importante para que Anita voltasse a pintar, pois segundo um relato da artista ela diz: “eu via cores, cores e cores riscando o espaço, cores que eu desejaria ficar para sempre na retina assombrada”.

Suas experiências de vida, morar na Alemanha e estudar no ateliê de Fritz Burger, a morte de seu primeiro marido e muitas outras vivências levaram Anita a ser uma importante artista plástica brasileira. Entre suas principais obras, podemos citar O Homem de Sete Cores (1916) e O Farol (1915).

O seu trabalho impressionista foi exibido na Exposição de Pintura Moderna e sua arte foi um estopim para que o Movimento Modernista no Brasil tomasse forma. Além disso, ela também estudou em outras escolas e suas pinturas impressionistas atraíram olhares, já que o movimento não era tão conhecido fora da Europa.

Assim, Anita participou da Semana de Arte Moderna em 1922 e também integrou o Grupo dos Cinco.

A sua carreira e contribuições para a arte brasileira são excepcionais e ela não poderia ficar de fora dessa lista. Anita Malfatti faleceu no dia 6 de novembro de 1964, na cidade de São Paulo.

Assine o Clube de Leitura Quindim

Romero Britto

Happy cat, Romero Britto
Happy cat, Romero Britto

É bem difícil encontrar alguém que nunca viu os grafismos cheio de cores e elementos de Romero Britto. Tanto no Brasil quanto no mundo, os desenhos do artista são facilmente reconhecidos por suas características únicas.

Romero Britto é um pintor e escultor pernambucano, nascido em 6 de outubro de 1963 em Recife. Atualmente, o artista vive em Miami e seu estilo art pop colorido é uma caraterística que o fez ser prestigiado no exterior.

Desde criança Britto já fazia desenhos em seus cadernos, além de colecionar selos e gostar de reproduzir obras de outros artistas. Assim como muitos jovens, ele ingressou na universidade, mas não concluiu o curso de Direito.

Seu desejo era viajar pelo mundo, e foi exatamente o que ele fez. Foi para a Europa e visitou museus, conheceu pessoas influentes na área e chegou a exibir suas pinturas em Berlim, Madri e Londres.

Romero Britto foi para Miami e começou a produzir sua arte, exibindo-a em calçadas de um bairro sofisticado da cidade. A partir de então, seus trabalhos começam a ganhar espaço até se tornar famoso no meio artístico, criando propagandas para Pepsi, Disney e outras grandes empresas.

Veja também: Como estimular a criatividade infantil? Descubra e aplique as dicas agora!

Beatriz Milhares

O mágico, de Beatriz Milhares
O mágico, Beatriz Milhares

Por fim, conheça uma artista brasileira contemporânea que também é uma grande inspiração. Beatriz Milhares é carioca e se formou na escola de Artes Visuais do Parque Lage, iniciando sua carreira ainda na década de 1980.

Além de pintora, também faz trabalhos com esculturas, gravuras e colagens e a sua arte é repleta de cores bastante vivas, listras, arabescos e formas abstratas.

Para se ter uma ideia, entre as inspirações de Beatriz estão artistas como Tarsila do Amaral, Bridget Riley e Hélio Oiticica. Me Perdoa… Te Perdoo (1989), Teve que ser assim (1988) e As quatro estações (1997) são alguns de seus trabalhos em que podemos notar os padrões artísticos e as diferentes técnicas e materiais usados na produção das obras.

Em suas obras dos anos 2000, como Gamboa (2010) e Marola, Mariola e Marilola (todas esculturas feitas em 2015) é possível notar a versatilidade de Beatriz em trabalhar com outros tipos de arte.

Se antes você ainda não sabia quem foi Tarsila do Amaral, agora além de conhecer essa incrível pintora conheceu outros artistas brasileiros que têm trabalhos muito interessantes. Não perca mais tempo e comece a apresentar as obras deles para a criançada!

Além disso, a literatura também é uma arte e tanto e sua leitura precisa ser incentivada desde a infância. Para isso, você pode contar com o Clube de Leitura Quindim para que os pequenos possam conhecer autores e seus livros que apresentam um novo mundo para seus filhos!