Como estimular a criatividade infantil? Descubra e aplique agora!

Incentivar a criatividade infantil ajudará os pequenos por toda a sua vida!

As crianças já possuem, naturalmente, a criatividade aflorada. Mas, já que os adultos entendem na prática como ser criativo é fundamental para uma vida plena, feliz, saudável e divertida, como estimular a criatividade infantil e contribuir nesse processo?

Se você quer ensinar como ser criativo ao seu filho, neto, sobrinho ou a qualquer outra criança, não existe uma fórmula mágica, mas há atividades, técnicas e práticas que ajudam a estimular a criatividade infantil, algo que certamente será benéfico em outras fases da vida, da pré-adolescência à terceira idade.

Continue conosco e saiba como ajudar as crianças a serem mais criativas!

O que é criatividade?

como estimular a criatividade infantil e por que

Embora o termo seja muito conhecido e usado em nosso dia a dia, cabe pontuar, rapidamente, o que é criatividade. Afinal, fica difícil saber como estimular algo nas crianças sem entender do que se trata, não é?

Para ajudar, nós separamos duas definições que alguns autores deram à criatividade, acompanhadas das obras em que elas aparecem, com tradução livre. Confira:

  • “A criatividade é definida como a tendência de gerar ou reconhecer ideias, alternativas ou possibilidades que podem ser úteis para resolver problemas, comunicar-se com outras pessoas e entreter a si próprio e aos outros.” – Human Motivation, Robert E. Franken
  • “Todos que estudam criatividade concordam que, para algo ser criativo, não basta que seja novo: é preciso que tenha valor ou que seja apropriado para as demandas cognitivas da situação.” – Creativity: Beyond the Myth of Genius, Robert W. Weisberg

Portanto, podemos definir o que é criatividade como a capacidade de criar alternativas e possibilidades úteis para a solução de problemas, as quais, além de novas, precisam ser relevantes para cada situação.

Com uma definição dessas, fica evidente a importância de estimular a criatividade infantil, não é?

Quais são os benefícios da criatividade?

Saber como estimular a criatividade na educação infantil e em seu dia a dia é essencial, já que a criatividade oferece uma série de benefícios aos seus detentores, como os seguintes:

  • Além de poder ser aplicada de várias formas, seus benefícios servem para praticamente todas as profissões.
  • Promoção do pensamento e da solução de problemas. De detalhes técnicos de escrita e desenho ao desafio de criar obras literárias e artísticas, a solução de problemas é fundamental no processo criativo.
  • Redução do estresse e ansiedade. Geralmente, a busca por projetos criativos é feita porque as pessoas desfrutam de todo o processo ou de seus resultados. O ato de criar inspira um senso único de contentamento.
  • Obtenção de sentimentos de conquista e orgulho. A combinação de brainstorming, do processo técnico e do processo finalizado costuma ser uma ótima receita para a satisfação pessoal.
  • Ligação a outras pessoas com as mesmas paixões. Ter um foco criativo pode ajudar a encontrar uma comunidade e, assim, criar laços fortes e significativos para toda a vida.
  • Melhora da habilidade de concentração. Criar demanda dedicação e comprometimento, ambas habilidades super valiosas.
  • Atuar como um pré-requisito da inovação. Os avanços pelos quais a humanidade já passou vieram de novas ideias, as quais são inspiradas pela imaginação e pela criatividade.
  • Encorajamento ao aprendizado constante. A criatividade requer a humildade de saber que sempre há espaço para melhorar, além de um comprometimento de se manter desafiando suas ideias e habilidades até que novos crescimentos aconteçam.

Você sabia que outras atividades como tangram e xadrez também incentivam a criatividade dos pequenos? Você pode conferir mais em nosso blog sobre o que é tangram e como ensinar xadrez para crianças.

Veja também: O que é Tangram? Aprenda e conheça 10 benefícios para o seu filho

Por que é importante estimular a criatividade infantil?

a importancia de estimular a criatividade infantil

Porque esta é a fase da vida em que as pessoas são mais criativas, com uma diferença absurda para as demais etapas trazidas pelo crescimento.

Lembra quando dissemos que as crianças são naturalmente criativas? Pois bem, foi exatamente isso o que comprovou um estudo feito pela NASA, liderado pelo Dr. George Land e pela Dr.ª Beth Jarman.

O objetivo do estudo era explorar e tentar entender melhor a real fonte da criatividade. Para isso, então, eles testaram 1.600 crianças entre 4 e 5 anos de idade.

Os resultados foram surpreendentes: 98% foram considerados gênios criativos.

Dada a surpresa, eles decidiram testar o mesmo grupo de crianças depois de 5 anos, quando elas já tinham por volta de 10 anos de idade. Agora, apenas 30% das crianças foram consideradas como gênios criativos.

Aos 15 anos, os resultados caíram para 12%.

O mesmo teste foi aplicado em um grupo de adultos, e os resultados foram ainda mais chocantes: apenas 2% foram considerados gênios criativos.

Logo, concluímos que saber como estimular a criatividade infantil não está tão relacionado a ensinar os pequenos a serem criativos, mas sim a ajudá-los a manter esta característica que já vem desde o ventre!

Caso tenha interesse, você também pode conferir em nosso blog um pouco sobre a cultura maker e como ela pode prepara as crianças para novos desafios valorizando a criatividade dos pequenos.

Veja também: Cultura maker: como ela pode preparar seu filho para os novos desafios

Afinal de contas, como estimular a criatividade infantil?

como estimular a criatividade infantil dos pequenos

Essa é uma pergunta bem complexa. Afinal, diferente das maneiras de estimular o raciocínio lógico infantil e a matemática que já abordamos aqui no blog, a criatividade se refere a algo menos mensurável e mais abstrato. Porém, ainda assim, é possível seguir algumas dicas interessantes, como as seguintes:

  • Deixe as crianças questionarem as coisas. Por que o céu é azul? Por que o oceano tem ondas, mas os rios e lagos não têm? Como a gravidade funciona? Essas são algumas das infinitas perguntas que podem estimular a criatividade infantil.
  • Ensine várias formas de resolver problemas. Seja um problema de matemática da escola ou alguma questão socioemocional, é importante que os pais e cuidadores mostrem que há diferentes soluções, o que evidencia uma vantagem de ser criativo: poder escolher a melhor solução.
  • Instigue sua curiosidade. As crianças já nascem curiosas, e é papel dos pais e cuidadores indicar aos pequenos que eles podem direcionar sua curiosidade para diferentes alvos, da preservação do meio ambiente à melhor forma de concluir uma jogada de xadrez ou a qualquer outro assunto que seja de seu interesse.
  • Dê a elas tempo livre e espaço. A liberdade é importante para explorar a imaginação. Deixe as crianças gastarem algumas horas em casa sem nenhuma atividade marcada, de modo que elas possam explorar o ambiente sem objetivos específicos e, assim, deixar a imaginação fluir no que estiverem fazendo.
  • Evite recompensar as crianças por mostrarem sua criatividade. Ao invés de dar incentivos aos pequenos por suas atividades criativas, prefira mostrar como é prazeroso dominar tais atividades. Assim, evita-se que elas queiram usar a criatividade apenas para obter recompensas tangíveis, o que poderia reduzir a qualidade do processo.

Aprendeu como estimular a criatividade infantil? Então coloque em prática!

Esperamos que você tenha percebido como estimular a criatividade infantil é importante para os pequenos e pode render-lhes frutos por toda a vida, além de comprovar como a infância é uma época em que a criatividade está fervilhando no cérebro das crianças.

Ler por prazer também é indispensável para o estímulo da criatividade, e é aqui que entra o Quindim, o clube de assinatura infantil que pode enviar até 4 livros por mês para a sua casa. Assim, a biblioteca dos seus pequenos será cada vez maior.

Você conhece alguma outra forma de como estimular a criatividade infantil? Já viu seu filho pensando em como ser criativo e, então, percebeu que ele encontrou uma solução fantástica para aquele problema? Deixe sua opinião aqui nos comentários e até a próxima!

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


ESTES ARTIGOS PODEM SER DO SEU INTERESSE

como fazer massa de modelar em casa

COMO FAZER MASSINHA DE MODELAR SIMPLES E SEGURA PARA CRIANÇAS?

7 brincadeiras com música

7 brincadeiras com música para fazer em casa

Qual a importância da arte

Qual a importância da arte? Entenda melhor como as manifestações artísticas são fundamentais para a sociedade e passe isso aos seus filhos

A importância da pintura na educação infantil

A importância da pintura na educação infantil: entenda porque você deve deixar seu filho pintar, rabiscar e desenhar à vontade

LIVRO-IMAGEM. SAIBA COMO LER UM LIVRO INFANTIL SÓ COM IMAGENS

Livro-imagem: saiba como ler um livro infantil só com imagens

jogos de tabuleiro para família

Conheça 12 jogos de tabuleiro para família!

leonardo-ponso

LEONARDO PONSO

Leonardo Ponso é redator desde 2015, casado com a Tábata e pai do Rafael. Tem certeza que o seu interesse pela leitura quando pequeno influenciou diretamente na sua profissão hoje. É fascinado pelo universo infantil e ama a experiência de vivenciar cada evolução do seu filho. Gostaria muito de saber o que passa na mente dos pequenos.