É importante encontrarmos momentos de descontração em nosso dia a dia, de conexão com a família. Por mais que seja importante abordar temas sensíveis, às vezes o que estamos buscando mesmo são umas boas risadas. E as histórias infantis engraçadas podem ser maravilhosas para isso!

Então, o nosso clube de assinatura infantil fez uma lista com livros infantis para rir e se divertir com as crianças, de acordo com a faixa etária delas. Todos são livros já enviados anteriormente pelo Clube Quindim aos assinantes de todo o Brasil e temos certeza de que você e o seu pequenos vão se divertir muito com esses livros.

Histórias engraçadas para rir com as crianças de 0 a 2 anos

Histórias infantis engraçadas: da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela wener holzwartá e wolf
Escritor: Werner Holzwarth
Ilustrador: Wolf Erlbruch
Editora: Companhia das Letrinhas

Da pequena toupeira que queria saber quem tinha feito cocô na cabeça dela

Um dia, a pequena toupeira acordou com uma surpresa: algum bicho muito danado havia feito cocô na cabeça dela. Mas como desvendar esse mistério e descobrir o autor do crime? Simples! É só partirmos em um passeio a fim de analisarmos vários cocôs do reino animal. Uma investigação um tanto inusitada e talvez até um pouco nojenta para o olhar do adulto. Mas, para os pequenos, esse tipo de narrativa pode ser muito divertida! Então, que tal se divertir lendo com o seu pequeno mais histórias engraçadas sobre esse tema? Você pode aproveitar e começar por essa obra pra lá de hilária que vai divertir a todos.

Histórias infantis engraçadas: Talvez eu seja um elefante. Autor Jean-Claude
Autor: Jean-Claude
Editora: Melhoramentos

Talvez eu seja um coelho

A próxima das nossas histórias infantis engraçadas vai trazer um coelho… Ou seria um elefante? A verdade é que o protagonista dessa obra não sabe bem ainda o que é e é isso que vai tentar descobrir nessa saga. A cada animal que cruza o seu caminho, o coelho fica mais em dúvida sobre o que é, pois todos tem uma opinião diferente. E, embora seja muito divertido ver alguém falando para um coelho que ele é um elefante, por exemplo, o livro levanta também um debate muito importante acerca do processo de descobrir a própria identidade e se realmente faz diferença o que você é. Afinal, isso não vai mudar quem você é.

Veja também: Quem é o seu filho? Dicas de como apoiar a criança na construção da identidade

Histórias infantis engraçadas para crianças de 3 a 5 anos

Histórias infantis engraçadas: capa do livro Não!
Autora: Marta Attés
Tradutora: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-Book

Não!

Ele é muito arteiro, adora bagunçar a casa, se suja todinho de terra e ama uma travessura… Essa até pode parecer a descrição de algumas crianças, mas é apenas o cachorrinho protagonista da nossa história. O seu nome é Apolo, ao menos é assim que está escrito em sua coleira, porém, na prática, seus tutores só lhe gritam “não”. Tanto que o cachorrinho passa a acreditar que seu nome é realmente Não e isso gera muitas situações engraçadas que divertem o leitor. Será que ele vai descobrir seu verdadeiro nome no final?

Veja também: Histórias de animais para ler com as crianças

Histórias infantis engraçadas: não vou tomar banho hoje jean-claude
Autor: Jean-Claude Alphen
Editora: Salamandra

Não vou tomar banho hoje!

Quem nunca passou por um momento onde as crianças não querem ir para o banho de jeito nenhum? Se essa é uma situação no seu dia a dia, você e seu pequeno vão se divertir muito com essa obra em que o protagonista conclui que, se fosse um urso, não precisaria tomar banho. O engraçado dessa história infantil é ver tudo o que o menino gostaria de fazer se fosse um urso, até que ele percebe que existem desvantagens em fazer apenas o que gosta, como ver televisão o dia inteiro, ou comer o mesmo prato todos os dias. Além disso, a leitura dessa obra também pode ser uma ótima forma de fazer os pequenos se interessarem mais pela hora do banho.

Veja também: Criança que não toma banho. E agora?

Histórias infantis engraçadas para crianças de 6 a 8 anos

Histórias infantis engraçadas: juntos e misturados
Autor: Laurent Cardon
Editora: WMF Martins Fontes

Juntos e misturados

Você sabe o que ocorre quando um galo e uma galinha somem do galinheiro? Não? Então, se prepare para descobrir na próxima das nossas histórias infantis engraçadas. Aqui, após o desaparecimento desses membros do galinheiro, as galinhas brancas, vermelhas e pretas se unem para planejar a retaliação. Afinal, com certeza foi a raposa ou mesmo a doninha que fez algo com seus companheiros. E esse ataque não pode ficar impune. Acontece que, ao tentarem se organizar, as galinhas acabam fazendo uma enorme confusão. E aí? Será que as galinhas conseguirão resgatar sua vingança? E o mais importante: o que será que aconteceu com o galo e a galinha desaparecidos? Não perca tempo e descubra lendo!

Histórias infantis engraçadas: o livro maluco das poções magicas. Leo Cunha. Mariana Massarani
Escritor: Leo Cunha
Ilustradora: Mariana Massarani
Editora: Editora do Brasil

O livro maluco das poções mágicas

Você sabe o que é um REFILgerante? E um GUARAnapo? Essas são poções mágicas que você vai conhecer neste livro que vai fazer você rir e se divertir com os trocadilhos inventados por Leo Cunha, ricamente ilustrados por Mariana Massarani. Você e seu pequeno podem aproveitar para ler essa obra de uma vez, ou podem ler a receita de algumas poções por dia. Além disso, podem ainda revezar a leitura para que cada um leia uma receita por vez.

Veja também: 10 livros sobre política para apresentar aos pequenos

Histórias divertidas e engraçadas para crianças de 9 a 12 anos

Histórias infantis engraçadas: Capa do livro Leocádio, o leão que mandava bala do Shel Silverstein, editora Companhia das Letras
Autor: Shel Silverstein
Tradutor: Antonio Guimarães
Editora: Companhia das Letrinhas

Leocádio, o leão que mandava bala

A primeira das nossas indicações de histórias infantis engraçadas e divertidas para as crianças de 9 a 12 anos é Leocádio, o leão que mandava bala. Um obra hilária de se ler, principalmente em voz alta, escrita por um dos maiores autores da literatura infantil mundial: Shel Silverstein. Talvez você conheça o autor por outros clássicos como A parte que falta ou A árvore generosa. Mas, se nessas obras o autor consegue nos arrancar algumas lágrimas, aqui conhecemos uma outra faceta dele: a de criar histórias engraçadíssimas. Leocádio é um leão que vive tranquilo em sua floresta. Até que um dia um homem caçador aparece e é então que o animal tem o seu primeiro contato com uma espingarda. Fascinado por aquele objeto, Leocádio resolve passar um tempo entre humanos e acaba adquirindo vários dos hábitos dessas pessoas tão estranhas que moram na cidade.

Histórias infantis engraçadas. A festa do dragão morto
Escritor: Santiago Nazarian
Ilustrador: Rogério Coelho
Editora: Melhoramentos

A festa do dragão morto

Um belo dia, o rio volta a fluir fresco, o céu se abre, a floresta volta a dar flores e uma vila inteira amanhece aliviada porque algo único ocorreu: o dragão finalmente foi morto. Cada pessoa desse distinto vilarejo é tomada por enorme alegria e a festa se instaura por ali. Até que, em meio a tanta comemoração, alguém se dá conta de algo muito importante: eles não sabem quem matou aquele dragão tão feroz. Quem seria o herói anônimo que finalmente trouxe paz e sossego para todos? Um homem de bem afirma saber. E é então que várias incursões são feitas para agradecer ao peculiar ermitão que vive nos confins da floresta. Porém, ele não deseja receber nenhuma das comitivas ou presentes de agradecimento. O que será que há de errado? Descubra lendo esse livro que mistura aventura com toques de humor e nos faz rir a cada nova incursão para agradecer ao homem. E, no final, nos diga: você também vai comemorar a morte desse dragão feroz?

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!