Há dias em que nada parece dar certo. Um colega de trabalho nos irrita, uma reunião nos preocupa, surge uma nova demanda para lidar ou, simplesmente, as coisas não fluem como gostaríamos. Seja qual for a razão, todos enfrentamos dias difíceis – e com as crianças não é diferente.
Embora períodos como a volta às aulas ou mudanças escolares sejam mais desafiadores, dias ruins podem acontecer a qualquer momento – e por inúmeros motivos. Uma nota baixa, uma frustração na aula, um desentendimento com um colega, uma chateação no recreio ou uma tarefa cansativa são apenas algumas razões que podem deixar os pequenos mais cabisbaixos ao chegarem em casa.
Para esses momentos, selecionamos 8 livros que podem ajudar a criança a elaborar seus sentimentos e ver suas questões sob outra perspectiva. Com escuta, amparo e acolhimento, vocês conseguem enfrentar o dia ruim na escola juntos. Vamos lá?
Saiba mais: 15 dicas para ajudar seus filhos durante a adaptação escolar

Para falar sobre timidez
Editora: Companhia das Letrinhas
tÍMIDOS
Esta obra sensível e cativante chega para abordar um tema que frequentemente é motivo de preocupação para os pais durante a infância: a timidez. A história retrata o dia a dia do polvo Mauricio em uma nova escola. Ao contrário de alguns de seus colegas, ele não é de se destacar nas aulas e nem no recreio. Mas, não se engane, Mauricio tem sua própria maneira de se divertir.
Veja também: Como lidar com a introversão e a timidez na infância
Para falar sobre mudanças
Editora: Jujuba
O jardim lá fora
Este livro conversa com aquele momento em que queremos nos fechar em nós mesmos, sem ousar sequer dar um passo além do nosso conforto. Mas o que perdemos quando não nos permitimos olhar o jardim lá fora?
Para falar sobre raiva
Ilustradora: Rahele Jomepour Bell
Editora: Pallas Míni
Eu fico irada!
Que situações te deixam com raiva? Nesta obra, acompanhamos o dia a dia de uma menina e todas as situações que a deixam com raiva: quando está cansada, triste ou quando as coisas parecem injustas. Nesses momentos, parece não haver palavras pra descrever o turbilhão de sentimentos que a garota carrega dentro de si. Mas talvez sua família possa ajudá-la a descobrir como lidar com essas novas emoções.
Entenda: Por que é importante a criança aprender a lidar com a frustração ainda na infância?
Para falar sobre medo
Editora: Pequena Zahar
Os reflexos de Henriqueta
Henriqueta não gostava de ir para a escola. Enquanto se aprontava para sair, na manhã de um dia que parecia ser como outro qualquer, um leão feroz a observava pela janela… Ao encontrar uma nova companhia, Henriqueta deixa a timidez de lado e consegue viver experiências transformadoras.
Direto do Instagram: 8 livros que dialogam com a volta às aulas
Para falar sobre limites
Editora: Baião
Não, não e não
Ao retratar a relação entre uma aranha, que oferece inúmeros presentes e convites, e um sapo que só lhe diz “não”, este livro traz – de maneira leve e bem-humorada – uma reflexão importante sobre nossos limites e desejos, bem como aqueles das pessoas com quem convivemos.
Para falar sobre erros
Editora: Yellowfante
A catástrofe
A belíssima obra de Iwona Chmielewska, eleita um dos 30 melhores livros infantis pela revista Crescer em 2024, aborda com leveza e poesia uma situação comum na infância: estragar, sem querer, um objeto especial de alguém querido. Será que é possível ser perdoado? Ou até mesmo ressignificar o objeto e os sentimentos envolvidos?
Para falar sobre ansiedade
Editora: Rovelle
Está tudo bem, pequeno caranguejo
Ter medo de enfrentar o desconhecido é algo natural e, às vezes, só precisamos de um bom incentivo para sair da zona de conforto e descobrir novas possibilidades. Neste livro, vamos acompanhar a jornada do Pequeno Caranguejo que vai ao mar pela primeira vez. Será que com o apoio do Grande Caranguejo ele vai conseguir enfrentar seus medos?
Para falar sobre acolhimento
Editora: Nanabooks
O coelho escutou…
Quando a linda construção de Victor desaba, nenhum dos animais consegue consolá-lo. A narrativa aborda temas comuns da primeira infância, como a frustração com uma perda e a dificuldade de elaborar as próprias emoções.
Veja também: 8 livros para acolher sentimentos difíceis