Uma garotinha se sente irada e está prestes a explodir, quando outra criança tenta pegar seu brinquedo. Ela também não gosta quando os colegas cochicham coisas pelas costas ou quando comem o último biscoito. A raiva aparece junto do cansaço, da frustração, da mágoa e da tristeza.
A obra sensível e absolutamente empática de Sandra V. Feder, com ilustrações de Rahele Jomepour Bell, fala de um sentimento muitas vezes considerado feio e ruim, quando na verdade é algo totalmente humano. Muitas vezes acompanhada por outras emoções, a raiva nos ajuda a reconhecer situações em que nos vemos em perigo ou diante de um conflito, ao mesmo passo em que nos pede ponderação para saber como agir.
Este livro, que chega como um lançamento exclusivo para a família Quindim, é uma bela oportunidade de conversar com nossos pequenos sobre as emoções e validá-las, ainda que sejam equivocadamente compreendidas como indesejáveis. Sobretudo, é preciso aprender a lidar com elas. Como transformar em determinação a raiva por não conseguirmos superar um obstáculo, por exemplo?
Observe as ilustrações, tão cheias de detalhes, transmitindo os sentimentos da personagem. Por meio das expressões faciais, das mãos, todo o corpo da menina, somos capazes de perceber as mesclas de vulnerabilidade, medo, tristeza e também saudade, os temperos que fazem parte da vida de todos nós.