Muitas famílias aproveitam as férias escolares para viajar, visitar amigos e familiares ou simplesmente mudar a rotina. Seja na praia, no campo ou em espaços verdes da cidade, passar um tempo em contato com a natureza e relaxando da correria é sempre uma boa escolha. Mas, independentemente do destino, os livros são companheiros perfeitos para os momentos de descanso e diversão. Pensando nisso, reunimos dicas incríveis de livros para ler nas férias escolares!

10 livros para ler nas ferias escolares meio. Livro O dia De
Imagem do livro “O Dia Dê“, de Estevão Azevedo e Mariana Massarani. Crédito: Clube Quindim.

Além de serem histórias divertidas, nossas sugestões de livros para ler nas férias também tratam de questões relevantes como a importância de uma rede de apoio para mães solo (principalmente durante o período de recesso escolar), a pluralidade cultural e linguística do Brasil, entre outras obras que permitem refletir sobre empatia e liberdade. Se você deseja proporcionar momentos transformadores em família durante as férias, conte com o Clube Quindim!

Veja também: Leitura nas férias: 6 maneiras de estimular o hábito de ler

BannerConteudo IdadeFilho

conheça 10 livros para ler nas férias e se surpreender

QueroBrincarEstaDeNoite CapaTransparente e1735916638846
Escritora: Janaina Tokitaka
Ilustradora: Talita Nozomi
Editora: Pallas Míni
Faixa etária: 0 a 5 anos

1. Quero brincar e está de noite

O que acontece quando acaba a luz e tudo fica escuro, interrompendo o jogo de videogame? A solução é rápida: com uma lanterna na mão, um pouco de coragem e a companhia de uma amiga, é hora de explorar o desconhecido no jardim! No escuro, os elementos da natureza se tornam ainda mais interessantes e misteriosos…

Que tal se inspirar neste livro de Janaina Tokitaka e Talita Nozomi e explorar o quintal de sua casa ou a praça mais próxima?

Veja também: Chegou a noite ou faltou luz? Confira 10 brincadeiras para fazer no escuro

Uma nova espécie de dinossauro (autor Pablo Lugones, ilustrador Guilherme Karsten, editora Gato Leitor)
Escritor: Pablo Lugones
Ilustrador: Guilherme Karsten
Editora: Gato Leitor
Faixa etária: 0 a 5 anos

2. uMA NOVA ESPÉCIE DE DINOSSAURO

Neste livro, os autores brincam com os olhares de um bebê e uma criança, e o fascínio dos dois por animais que são quase parentes. O menino mais velho adora dinossauros! Ele tem um roupa de dinossauro, brinquedos, livros e sabe muitas coisas sobre esse grande animal que habitou a terra milhares de anos atrás. Um dia, sua irmãzinha encontra uma lagartixa na parede e o menino, pensando que a pequena o confundiu com a lagartixa, resolve explicar à irmã tudo que sabe sobre os dinossauros.

Onda (autora Suzy Lee, editora Companhia das Letrinhas)
Autora: Suzy Lee
Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: 0 a 12 anos

3. Onda

Nossa próxima dica de livros para ler nas férias é uma ótima escolha para ler na praia com as crianças. Onda, de Suzy Lee, é livro-imagem em que acompanhamos a ida de uma menina à praia. No início a garota tem receio de entrar no mar, mas em pouco tempo ela começa a se divertir correndo pela areia e provocando as pequenas ondas que quebram perto dela. Tudo está calmo, até que de repente surge uma onda gigante!

Veja também: 8 livros para ler na praia com as crianças

Aqui e aqui (autor Caio Zero, editora Companhia das letrinhas)
Autor: Caio Zero
Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: 3 a 5 anos

4. aQUI E AQUI

Nesta história, um menino está intrigado com um mistério: como ele pode dormir em uma cama e acordar em outra no dia seguinte? Ele tem várias teorias para explicar esse acontecimento inusitado, mas a explicação é muito mais simples do que ele imagina. Aqui e aqui, de Caio Zero, fala de uma realidade comum a muitas famílias brasileiras e convida seus leitores a pensarem sobre desigualdade social e a importância da família ter uma rede de apoio.

Os vizinhos (autora Einat Tsarfati, editora Pequena Zahar)
Autora: Einat Tsarfati
Editora: Pequena Zahar
Faixa etária: 0 a 5 anos

5. Os Vizinhos

Que objetos ficam em destaque na sua casa? Quais são as cores que predominam? Um lar tem muito a dizer sobre a personalidade de seus moradores e o que eles consideram importantes. Os vizinhos, de Einat Tsarfati, brinca com esse fato.

Nesta história, vamos acompanhar uma menina que nos apresenta às famílias que vivem em cada andar do seu prédio. Explore as ilustrações e tente descobrir características de cada família por meio da decoração de sua casa e dos objetos que encontram por lá.

JabotaPoliglota CapaTransparente e1735916682926
Escritor: Denilson Baniwa
Ilustradora: Sophia Pinheiro
Editora: Boitatá
Faixa etária: 3 a 8 anos

6. A jabota poliglota

Neste livro, vamos conhecer uma jabota que fala (quase fluentemente) jacarês e oncês. Um dia, ela para nas margens de um igarapé para beber água. Porém, aquela é a casa do jacaré, e ele tem planos de transformá-la em seu jantar.

A jabota, então, propõe ao bicho faminto um desafio inusitado. Ele, com a certeza de que vai vencer, topa na hora! E enquanto ela pensa como ganhar essa disputa injusta, surge uma onça no caminho que também tem planos para torná-la seu lanche da tarde. Será que a jabota conseguirá se livrar desses dois predadores?

Veja também: 8 livros infantis com representatividade indígena

BannerConteudo RecebaDicas
O dia Dê (escritor Estevão Azevedo, ilustradora Mariana Massarani, editora Companhia das Letrinhas)
Escritor: Estevão Azevedo
Ilustradora: Mariana Massarani
Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: 3 a 12 anos

7. O dia Dê

E se todo dia fosse dia de todo mundo fazer o que quiser? Nesta próxima dica de livros para ler nas férias, vamos conhecer um governante que adorava inventar feriados diferentes em seu reino: tem o Dia Nacional de Pisar na Poça, o Dia Nacional de Comigo Foi Pior e, talvez o melhor de todos, o Dia Nacional do Rei ou da Rainha por Um Dia. Mas será que tamanha liberdade, sem nenhuma regra ou respeito ao outro dará certo em uma comunidade?

Caderno de férias (escritor Grassa Toro, ilustrador Isidro Ferrer, editora Baião)
Escritor: Grassa Toro
Ilustrador: Isidro Ferrer
Editora: Baião
Faixa etária: 0 a 12 anos

8. Caderno de férias

Este é uma das nossas principais dicas de livros para ler nas férias, mas que você pode aproveitá-lo em qualquer época do ano. Caderno de férias convida adultos e crianças a deixar a correria de lado e embarcar em brincadeiras que lembram os almanaques de atividades tão comuns na infância dos anos 1980 a 2000. Aqui, no entanto, os autores criam um novo tipo de caderno de férias, com atividades totalmente inusitadas e algumas reflexões bastante profundas.

Sete histórias para sacudir o esqueleto (autora Angela-Lago, editora Companhia das Letrinhas)
Autora: Angela Lago
Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: 6 a 12 anos

9. Sete histórias para sacudir o esqueleto

Nossa próxima dica de livros para ler nas férias é para quem curte narrativas com um toque assustador, mas sem deixar o humor de lado. Sete histórias para sacudir o esqueleto apresenta narrativas colhidas na memória familiar de Angela-Lago, que aparecem com o característico tom bem-humorado da autora. Explorando a cultura popular brasileira, Angela-Lago constrói uma atmosfera de suspense apenas para quebrá-la com um desfecho cômico. Não tem como não se divertir com essas histórias!

Direto do Instagram: 8 livros infantis para abordar o medo

oEnigmadoCamaleao CapaTransparente e1727463671684
Autor: Guto Lins
Editora: Mercuryo Jovem
Faixa etária: 6 a 12 anos

10. O enigma do camaleão

Neste livro-jogo, Tito, o camaleão do circo, desaparece sem deixar rastros. Será? Talvez não… Um olhar atento pode revelar as pistas para resolver o enigma! Para isso, você terá que decifrar charadas, fazer contas, ler QR Codes e muito mais.

Esta última dica de livros para ler nas férias é um convite para crianças e adultos participarem da leitura de forma ativa, como um verdadeiro detetive que procura no texto, nas imagens e em todas as partes do livro, as pistas de que precisa para desvendar o mistério proposto.

BannerHome LivrosTransformadores