Cada um imagina as férias de um jeito. Há quem prefira as aventuras das trilhas em meio à mata, os acampamentos na areia da praia e as noites ao ar livre sob as estrelas. Outros tantos gostam do conforto da sua própria casa, com um cheiro de bolo quentinho no meio da tarde e gostosos cochilos em frente à TV. De um jeito ou de outro, todos nós às vezes precisamos desacelerar, soltar a imaginação, experimentar coisas novas ou apenas voltar a fazer algumas das nossas atividades favoritas.
Grassa Toro e Isidro Ferrer nos convidam e oferecem exatamente isso: um livro que remete o leitor aos almanaques de atividades — muito comuns nos idos da década de 1980 aos anos 2000 e que podiam ser encontrados em qualquer banca de jornal. Com enigmas divertidos e reflexões profundas, as curiosas atividades propostas tornam irresistível completar um desafio depois do outro, recomeçando tudo mais uma vez.
As ilustrações de Isidro Ferrer são um destaque à parte: combinando fotografia, desenho e colagem de objetos, possuem várias camadas (literais e metafóricas) e o equilíbrio perfeito entre o surpreendente e o familiar.