As férias de fim de ano são um período muito aguardado pelas crianças. Nessa época, muitas famílias aproveitam para passar alguns dias na praia, aproveitar o sol e se divertir com as crianças. E se você é uma daquelas pessoas que não consegue viajar sem um livro, esta lista foi feita para você!

Em casa, na praia ou na piscina, os livros são uma ótima opção para divertir as crianças e substituir o tempo que passam na frente das telas, que infelizmente costuma aumentar quando elas estão de férias.

Por isso, o clube de assinatura Quindim separou uma lista com obras incríveis para você ler na praia com os pequenos de pé na areia, debaixo de um guarda-sol, sentindo o calor do verão, ou apenas em casa curtindo um dia tranquilo em família.

Veja também: 10 brincadeiras para fazer em casa com crianças até 12 anos.

8 livros para ler na praia com as crianças meio

Livros para ler na praia com os pré-leitores (0 a 2 anos)

Onda (autora Suzy Lee, editora Companhia das Letrinhas)
Autora: Suzy Lee
Editora: Companhia das Letrinhas

Onda

Se você vai passar alguns dias na praia com os pequenos, essa é uma leitura perfeita para vocês. Nesse livro-imagem de Suzy Lee, vemos a ida de uma menina à praia. Em um primeiro momento, ela parece receosa em entrar no mar, mas logo depois se diverte correndo pela areia e provocando as águas até então calmas do mar. Até que vem uma grande onda… Observe a composição das páginas, quais elementos se encontram em páginas opostas e como a dobra interna do livro tem um papel importante na narrativa. Você conseguiu reparar que o livro aberto imita o horizonte?

Livro Dia de Sol de Renato Moriconi
Autor: Renato Moriconi
Editora: Jujuba

Dia de sol

E, para entrar no clima do verão, nada melhor do que um livro cujo personagem principal é o próprio sol. Nessa obra de Renato Moriconi, o sol resolve ficar até mais tarde pelo céu e brincar com os cenários que ele ilumina. Para os adultos, pode ser fácil enxergar que o sol cria uma juba de um leão ou a roda gigante de um parque de diversões. No entanto, para os pequenos que estão começando a formar seu repertório e a compreender o mundo ao seu redor, será uma descoberta divertida!

Livros para ler na praia com os leitores iniciantes (3 a 5 anos)

Pronto, foguete, vamos!
Escritor: Estevão Azevedo
Ilustradora: Ana Matsusaki
Editora: FTD

Pronto, foguete, vamos!

Se está precisando de uma leitura gostosa para aqueles dias em que a chuva não dá trégua, essa dica é para você. Você já deve ter vivenciado uma situação em que as embalagens de um presente foram mais interessantes para a criança do que o próprio brinquedo. Uma caixa pode virar um foguete, um carro, uma casa. É essa imaginação e criatividade presentes na infância que podemos ver retratadas nesse livro de autoria de Estevão Azevedo e Ana Matsusaki. Iolanda cria seu próprio foguete na sala de sua casa e tenta de tudo para fazê-lo decolar. Uma obra que vai divertir adultos e crianças e incentivar a criatividade dos pequenos!

Livros para crianças de 4 anos: Leotolda
Autora: Olga de Díos
Editora: Boitatá

Leotolda

Quem nunca foi brincar na casa dos amigos nas férias? Nessa obra de Olga de Dios, Tuto, Catalina e Kasper vão até a casa de Leotolda, mas não a encontram. Eles procuram por toda a casa, descobrem uma passagem dentro do guarda-roupa para outro mundo, chegam até a Praia das Sereias e nada de Leotolda. Para encontrá-la até mesmo o leitor participa da história e pode desenhar sua versão de Leotolda com base nas características que seus amigos contam durante a história. Esta é uma obra para vocês lerem, relerem e criarem quantas Leotoldas quiserem nestas férias.

Livros para ler na praia com os leitores autônomos (6 a 8 anos)

Livro Seu tainha
Escritora: Janaína de Figueiredo
Ilustradora: Bruna Lubambo
Editora: Tigrito

Seu Tainha

Esta é a história de um menino que espera ansiosamente a passagem de um barco pesqueiro. O menino está sempre a postos em sua janela esperando para acenar para o barco e com o sonho de fazer parte de suas aventuras no mar. Mas, um dia, o barco não aparece, e essa é uma grande perda para o menino. A obra de Janaína de Figueiredo e Bruna Lubambo apresenta ao leitor um pouco da cultura caiçara e mostra a criação do vínculo de um menino com uma parte de sua rotina, o fim desse ciclo e, quem sabe, o início de um novo.

Livros sobre amor para crianças: O guarda-chuva que desenguardachuvou (autor Claudio Fragata, ilustradora Raquel Matsushita, editora Trioleca)
Escritor: Claudio Fragata
Ilustradora: Raquel Matsushita
Editora: Trioleca

O guarda-chuva que desenguardachuvou

Você já pensou em como seria se um guarda-chuva fosse gente? E se ele ainda se apaixonasse por uma sombrinha? Nessa história infantil de Claudio Fragata e Raquel Matsushita, um guarda-chuva mal-humorado que não pode ver um dia ensolarado vai a uma apresentação de dança e se encanta por uma sombrinha alegre e encantadora que o faz ver a vida de outra forma. Essa mudança também é nítida nas ilustrações do livro, que começam com um tom mais escuro e aos poucos as cores vão se tornando mais vivas, como em um dia de sol. Uma ótima leitura para a época do verão, não é?

Assine o clube quindim

Livros para ler na praia com os leitores fluentes (9 a 12 anos)

Piratas à vista (autor Samir Machado De Machado, editora FTD)
Escritor: Samir Machado de Machado
Ilustrador: Rafael Coutinho
Editora: FTD

Piratas à vista

Mais uma dica de livro que com certeza combina com férias na praia: uma história de piratas! Lutas de espadas, navios saqueados e outros elementos de uma verdadeira aventura pirata estão presentes nessa obra que tem o litoral brasileiro como cenário e que se passa na época do Brasil colonial. Nessa história de Samir Machado de Machado e Rafael Coutinho, as crianças são colocadas como protagonistas e cabe a elas tentar salvar o Rio de Janeiro de uma invasão de piratas franceses.

Entregas Expressas da Kiki
Escritora Eiko Kadono
Ilustrador: Daniel Kondo
Editora: Estação Liberdade

Entregas expressas da Kiki

Kiki é uma bruxinha que ao completar 13 anos precisa sair de casa e descobrir como se virar sozinha. De forma única, a obra retrata um processo que todos vivemos: o passar dos anos, a transformação pessoal, o início da vida adulta. Esse livro, dos autores Eiko Kadono e Daniel Kondo, inspirou o filme O serviço de entregas da Kiki do Studio Ghibli, de 1989. Depois da leitura, que tal vocês fazerem uma sessão de cinema durante as férias e verem o filme juntos?

Veja também: 10 filmes infantis da Netflix para assistir com a família.