Quem busca estimular a criatividade infantil também descobre que é essencial encorajar as crianças a ler por prazer, não apenas por obrigação. Afinal, ler o que gosta é tão importante quanto a leitura escolar! Além de deixar os pequenos explorarem seus interesses nesse sentido, há várias obras literárias poderosíssimas para estimular a criatividade infantil. Por isso, o Clube Quindim fez uma lista de livros para incentivar a criatividade das crianças.

assine clube quindim

Livros para incentivar a criatividade das crianças de 0 a 2 anos

livros que incentivam a criatividade das crianças 0 a 2 anos: O sonho que brotou, Renato Moriconi
Autor: Renato Moriconi
Editora: DCL

O sonho que brotou

A protagonista desse livro é uma menina que adora desenhar! Ela desenha tudo o que vê e aproveita as férias na casa da avó para deixar a criatividade fluir através de seus sonhos e rabiscos. O sonho que brotou é um convite à infância e à imaginação! Com certeza, você e o seu pequeno vão adorar ver a arte da nossa pequena protagonista ganhando vida. O seu filho também gosta de rabiscar e desenhar em qualquer papel que encontra? Que tal usar essa obra para soltar a criatividade com as crianças e fazer desenhos pra lá de divertidos?

Livros que incentivam a criatividade das crianças: não confunda: títulos de livros infantis. Eva Furnari
Autora: Eva Furnari
Editora: Moderna

Não confunda

O próximo na nossa lista de livros para incentivar a criatividade das crianças é Não confunda, uma obra super engraçada e divertida da Eva Furnari e que traz brincadeiras criativas com as palavras. Não devemos confundir “picolé salgado” com “jacaré mimado” e nem “mochila gigante” com “gorila mutante”. Embora essas ideias nos pareçam muito surreais, os pequenos vão se divertir muito com os cenários e rimas dessa obra. E vocês podem até soltar a imaginação e tentar criar as próprias rimas engraçadas!

Outro ponto muito legal dessa obra é que os bebês estão justamente nessa fase em que trocas de palavras podem ocorrer assim como nos vários versos criados por Eva Furnari.

Veja também: Como estimular a fala do bebê? Confira 10 dicas

Livros para incentivar a criatividade das crianças de 3 a 5 anos

Livros que  incentivam a criatividade das crianças: Leotolda
Autora: Olga de Díos
Editora: Boitatá

Leotolda

Além de um livro divertido, Leotolda encanta os leitores com suas ilustrações incríveis e texto que interage com os pequenos. É um dos livros para incentivar a criatividade das crianças pois, além da história muito imaginativa, no final do livro as crianças são convidadas a desenhar a personagem principal Leotolda, que se perdeu de seus amigos e precisa ser encontrada. Junte-se ao seu pequeno nessa atividade artística e envie para nosso instagram @clubequindim a sua versão da Leotolda! Nós vamos adorar conhecê-la!

livros que incentivam a criatividade das crianças de 3 a 5 anos: nicolau tinha uma ideia Ruth Rocha
Autora: Ruth Rocha
Ilustrador: Alcy
Editora: Salamandra

Nicolau tinha uma ideia

O que fazer quando estamos cercados por gente que têm apenas uma única ideia fixa? Bem, para Nicolau isso não foi problema! Pois todos nós podemos refletir e encontrar formas diferentes de pensar e resolver um problema! Livros que incentivem a criatividade das crianças são importantes pois a criatividade não é só uma habilidade usada para fazer algo de cunho artístico. Resolver problemas e ter novas ideias também demanda muita imaginação, e soluções criativas são cada vez mais valiosas no mundo atual.

Veja também: 10 livros sobre política para apresentar aos pequenos

Livros para incentivar a criatividade das crianças de 6 a 8 anos

Livros que incentivam a criatividade das crianças de 6 a 8 anos: O Alvo, Ilan Brenman e Renato Moriconi
Escritor: Ilan Bremnan
Ilustrador: Renato Moriconi
Editora: Moderna

O Alvo

Essa história nos apresenta um senhor que sempre tem uma história perfeita para contar em cada situação. Ou será que é o ouvinte que entende a história em seu próprio contexto e encontra ele mesmo a solução para seu problema? Talvez você conheça alguém com essa habilidade de contação de histórias e admire sua criatividade. Mas a interpretação dessas histórias também pede grande criatividade! Leia essa obra com seu pequeno e explore as várias interpretações que uma mesma história pode oferecer!

Livros que incentivam a criatividade doas crianças de 6 a 8 anos: o livro maluco das poções magicas. Leo Cunha. Mariana Massarani
Escritor: Leo Cunha
Ilustradora: Mariana Massarani
Editora: Editora do Brasil

O livro maluco das poções mágicas

Esse livro traz várias poções engraçadas que brincam com as palavras como a “REFILgerante” que é um copo de refrigerante que você pode beber à vontade e sempre volta a se encher! Além de várias outras poções com nomes super criativos. Que tal você e o seu pequeno se aventurarem a criar as suas próprias poções?

Livros para incentivar a criatividade das crianças de 9 a 12 anos

Livros que incentivam a criatividade das crianças de 9 a 12 anos: foi ele que escreveu a ventania. Rosana Rios Ilustrador Mauricio Negro
Escritora: Rosana Rios
Ilustrador: Mauricio Negro
Editora: Pulo do Gato

Foi ele que escreveu a ventania

Uma grande homenagem à poesia e à escrita, Foi ele que escreveu a ventania nos traz um protagonista que é apaixonado pela arte até que finalmente resolve escrever a sua própria poesia. E é então que ele descobre o poder das palavras e tudo o que elas transformam! Esse é um dos livros para incentivar a criatividade das crianças com uma história sensível que vai tocar até os adultos.

Livros para incentivar a criatividade das crianças de 9 a 12 anos: A praia dos inúteis
Escritor: Alex Nogués
Ilustradora: Bea Enríquez
Tradutora: Maria João Moreno
Editora: Biruta

A praia dos inúteis

O que você faria se, ao ser questionado sobre o que deseja ser quando crescer, o seu filho respondesse que gostaria de ser inútil? Esse é o desejo da nossa protagonista nessa obra, mas calma! O que acontece aqui é que o pai da pequena acha que arte e tudo ligado a esse campo é inútil, mas será mesmo? Essa pode ser uma reflexão levantada com o seu filho depois da leitura dessa obra, afinal, qual a função da arte? Será que existe uma função para a arte? Ou a beleza dela seria justamente não ter função?

Assine o Clube de Leitura Quindim