O velho professor de uma pequena cidade na Polônia do século XIX era considerado sábio por todos os moradores do lugar, pois sempre respondia às grandes questões da experiência humana com histórias certeiras. Um dia, uma criança perguntou “Como o senhor sempre consegue encontrar uma história certa, para a pessoa certa, no momento certo?” E, para responder, o professor contou uma nova história. A sala inteira ficou em silêncio para ouvi-lo. Era a história de um arqueiro intrigado em saber quem havia acertado o alvo por cem vezes! Ele se surpreende ao saber que foi um menino e a sala inteira cai em gargalhadas ao saber como ele produziu o feito.
O alvo, título da narrativa, está presente no projeto gráfico do livro, com um pequeno círculo que atravessa a capa e todas as páginas, integrando a narrativa visual do ilustrador, Renato Moriconi.
A história do velho-mestre-professor é um reconto do escritor Ilan Brenman, a partir da narrativa de origem da tradição oral judaica europeia, e que revela a importância do ato de escutar e de contar histórias para a humanidade. E você, já contou ou escutou alguma história hoje?