<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-P57BVBM" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Voltar para página do Clube Quindim
Seleções > Foi ele que escreveu a ventania
Imagem 1 da capa do livro Foi ele que escreveu a ventania
Ampliar imagem 1 da capa do livro Foi ele que escreveu a ventania
Ampliar imagem 2 da capa do livro Foi ele que escreveu a ventania
Ampliar imagem 3 da capa do livro Foi ele que escreveu a ventania
Ampliar imagem 4 da capa do livro Foi ele que escreveu a ventania
Ampliar imagem 5 da capa do livro Foi ele que escreveu a ventania

FOI ELE QUE ESCREVEU A VENTANIA

Texto: Rosana Rios

Ilustração: Mauricio Negro

Editora: Pulo do Gato
Numa homenagem a Manoel de Barros e o poder mágico das palavras, nesta história, o menino Tui muda todo seu cotidiano ao escrever versos e trazer o frescor da ventania à sua vida.

FOI ELE QUE ESCREVEU A VENTANIA
SINOPSE

Um poema cabe em todo lugar: na pichação de um muro, na última folha de um caderno, onde quer que a palavra escrita ou falada se instale. É possível fazer cair uma construção ou arrancar uma página, depois rasgá-la, porém nada destruirá a palavra. Estas são duas ideias principais que Rosana Rios usou, numa homenagem ao poeta Manoel de Barros, para alinhavar a história do menino Tui e poder mágico que ele intui para mudar a percepção da realidade e alimentar-se dos sonhos.

Em uma cidade indeterminada faz muito calor. Na escola, Tui não tem ânimo nem para brincar no recreio, debaixo do sol, preferindo um livro de poemas do caixote de livros que ninguém mais retira para ler, apenas ele. Passando os dias com as duas sedes — água e poesia — o menino sentirá o desejo de escrever seus próprios versos e, com este recurso, tudo se tornará mais ameno.

Paralelamente ao conto de ações sucessivas, Mauricio Negro intentou ilustrar uma camada de poesia sobre os quadros do cotidiano pobre. Utilizando uma técnica mista do scanner ao desenho digital, as imagens são carregadas de contrastes mergulhados no vermelho escaldante. Destacam-se a metalinguagem do livro dentro do livro e as associações visuais, como as mãos que são as páginas de um livro de capa verde, a mesa transformada em aquário, o copo “vazio” e depois a desejada tempestade num copo d’água, as referências a alguns símbolos religiosos do candomblé, os olhos do menino que irradiam como sol e sonham o frescor da ventania. 

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 9+
Ano: 2017
País: Brasil
ISBN: 9788595760004
DIMENSÕES E ACABAMENTO
0.6 cm x 18.5 cm x 26 cm
Peso: 195 g
Páginas: 44

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC

Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Repertório Cultural

TIPOS DE LEITURA

Para refletir, Para se emocionar

GÊNEROS

Conto, Realismo cotidiano

ASSUNTOS

Família, Protagonismo negro, Arte, Transformação, Representatividade, Autoestima, Ofício de Escritor, Criação literária, Escola, Diferenças sociais, Escolhas, Calor, Estiagem

Foto do autor Rosana Rios
Paulista,&nbsp;Rosana Rios é formada em Arte-Educação pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, tendo iniciado sua carreira de escritora e ilustradora em 1986, como roteirista da TV Cultura. Autora de mais de 160 livros, ultrapassou 30 anos de carreira tendo recebido inúmeras premiações, dentre elas o prêmio Jabuti em Literatura Juvenil.Em 2019 foi eleita Presidente da AEILIJ – Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, tendo como principal trabalho a valorização dos profissionais de Literatura infanto juvenil e de leitura literária.
leia mais...

Foto do autor Mauricio Negro
Artista gráfico, ilustrador e escritor brasileiro. Colaborou com mais de cem livros de escritores brasileiros e estrangeiros ao longo de mais de vinte anos. Participou de diversas exposições e catálogos no Brasil e no exterior. Faz monotipias, colagens e pirogravuras. É membro do conselho diretor da Sociedade dos Ilustradores do Brasil (SIB). Recebeu diversos prêmios e certificações, como o White Ravens, o NOMA, o prêmio Jabuti, entre outros. Há mais de vinte anos coordena o Negro Design Studio na elaboração de projetos no segmento editorial, audiovisual e sociocultural.
leia mais...