Livros infantis sobre mães e filhos que você precisa conhecer

No mês das mães, o time de curadores do Clube Quindim fez uma seleção especial de livros infantis sobre mães e filhos para homenagear todas as mães da Família Quindim. Afinal, sabemos que ser mãe é mesclar vulnerabilidade e força, e entender que essas características muitas vezes são uma só. Além disso, é acolher e deixar ser, criar limites e ver outros tantos se desfazerem. As mães são as principais formadoras de leitores no Brasil. E podemos perceber isso quando olhamos, por exemplo, para a Família Quindim. São muitas mães que encontram no momento de leitura a chance de oferecer carinho e desacelerar a correria dos seus dias. Muitas mães que veem os livros como um aconchego e querem transmitir esse prazer aos seus pequenos.

Então, para trazer novas histórias a esses momentos de leitura em família, confira nossa lista com livros infantis sobre as relações entre mães e filhos, em suas alegrias e suas dores.

Livros infantis sobre mães e filhos para os pré-leitores (0 a 2 anos)


Porcolino e mamãe

livros infantis sobre mães e filhos clube quindim. Porcolino e mamae. Escritora Margaret Wild. Ilustrador Stephen Michael King. Editora Brinque-book
Escritora: Margaret Wild
Ilustrador: Stephen Michael King
Editora: Brinque-book

O primeiro livro da nossa lista de livros infantis sobre mães e filhos é Porcolino e mamãe. Este livro conta uma história que talvez você já conheça: a da criança que só quer a mãe. Porcolino encontra vários amigos enquanto procura a mãe, mas não quer brincar com eles. Só quer a mãe. Até que, no final, chega então o reencontro e, juntos, eles se divertem.



O lenço

livros infantis sobre mães e filhos. O lenço. Patricia auerbach. editorabrinque-book
Autora: Patricia Auerbach
Editora: Brinque-book

Neste livro, a personagem encontra um lenço de sua mãe e, então, descobre todas as formas de usar um lenço, que pode ser cobertor, véu, vestido e tantas outras coisas. É um livro de imagem que mostra a potência do afeto entre mãe e filha, tão forte mesmo quando a criança está brincando sozinha. Afinal, que mãe nunca teve um filho se aventurando no seu guarda-roupa, experimentando seus sapatos, suas roupas e… seus lenços, como é o caso da
personagem deste livro.

Livros infantis sobre mães e filhos para os leitores iniciantes (3 a 5 anos)


Fios

livros infantis sobre relação de mae e filho. Fios Chris Nobrega. Gabriel Dutra ilustrador. Editora Maria Cobogo
Escritora: Chris Nóbrega
Ilustrador: Gabriel Dutra
Editora: Maria Cobogó

Outro dos livros infantis sobre mães e filhos recomendado para os nossos leitores iniciantes é Fios. Afinal, este livro fala de mulheres, gerações e tradições. De forma muito sensível, a história acompanha diferentes fases da vida e, além disso, mostra os laços e as tradições que unem filha, mãe e avó. É uma obra que emociona, que nos abraça e, principalmente, nos faz lembrar o quanto nossa família nos ensina com seus gestos de afeto.

Veja também: O que é a geração Alpha? Quando ela começou?


Quando mamãe virou um monstro

quando mamae virou um monstro. Joanna Harrison. Gilda de Aquino. Editora Brinque-book
Autora: Joanna Harrison
Tradutora: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-book

A casa está um caos, as crianças só querem brincar, além disso, não há um lanchinho na geladeira, e as visitas estão chegando. De crianças a mães e pais, todo mundo vai se identificar com esta história que aborda a relação de mães e filhos de uma forma muito divertida.

Livros sobre mães e filhos para os leitores autônomos (6 a 8 anos)

A árvore generosa

livros infantis sobre mães e filhos. Clube Quindim. Shel silverstein. Fernando Sabino. Companhia das letrinhas.
Autor: Shel Silverstein
Tradutor: Fernando Sabino
Editora: Companhia das Letrinhas

Neste livro, conhecemos a maternidade em suas alegrias, mas também dores, a partir da metáfora da árvore que se doa para oferecer o melhor para o menino. A árvore generosa obra é um clássico da literatura infantil mundial, publicado primeiramente em 1964, nos EUA. Trata-se de uma das obras mais controversas da literatura infantil: afinal, seria a relação entre o menino e a árvore positiva, de generosidade e amor, ou negativa, de um relacionamento abusivo? Como um bom texto literário, a pergunta fica em aberto para cada leitor encontrar a sua resposta, baseado não só em suas experiências, mas também sensações.

Veja também: Ser uma mãe feliz é o melhor que posso fazer pelos meus filhos


Mamãe tem medo

Dia das mães. Livros infantis sobre mães e filhos. Mamae tem medo. Clube Quindim. Beatrice Masini. Alizera Goldouzian ilustrador. editora pulo do gato
Escritora: Beatrice Masini
Ilustrador: Alizera Goldouzian
Editora: Pulo do Gato

Mamãe Cabra quer proteger seus cabritinhos a qualquer custo. Ela tem medo de deixá-los sozinhos, mas, se não os deixa sozinhos, não consegue ir ao mercado e fazer suas refeições. Então, como conciliar o medo e as obrigações como mãe? É totalmente compreensível que haja tantas mães superprotetoras. Afinal, o mundo é um lugar assustador, e tudo o que queremos é proteger os pequenos, garantir sua segurança. Embora a intenção seja a mais nobre possível, sabemos que a superproteção também tem os seus males, e é isso que o livro aborda com tanta sensibilidade.

Veja também: Superproteção familiar: por que driblar o excesso de zelo e incentivar a autonomia

Livros infantis sobre mães e filhos para os leitores fluentes (9 a 12 anos)


Breve história de um pequeno amor

.Livros sobre relação mãe e filho. mães e filhos. Livros infantis sobre mães e filhos. Clube Quindim. Marina Colasanti. Breve história de um pequeno amor. Rebeca Luciani editora FTD
Escritora: Marina Colasanti
Ilustradora: Rebeca Luciani
Editora: FTD

Para finalizar a lista, temos os livros infantis sobre mães e filhos para os nossos leitores fluentes. Uma breve história de um pequeno amor mostra que um ninho de pombos no telhado certamente pode mudar muita coisa em uma vida. Afinal, neste livro, a personagem encontra filhotes de pombo e passa a cuidar deles. Ela, que já era mãe, acaba então experimentando a sensação da maternidade mais uma vez.

Este livro, apesar de mostrar a relação entre uma mãe e um pombo de estimação, é muito potente para falar das relações entre mães e filhos, especialmente no que diz respeito a oferecer autonomia às crianças. Ver as crianças crescerem pode nos deixar com o coração apertado e com saudades de quando eles eram pequenininhos, mas é inegável o quão bonito esse processo pode ser.

Veja também: Quem é seu filho? Como apoiar a criança na construção de sua identidade


Íris, uma despedida

iris, uma despedida. clube quindim. Gudrum Mebs. Beatriz Matin Vidal. Pulo do gato editora
Escritora: Gudrun Mebs
Ilustradora: Beatriz Martín Vidal
Editora: Pulo do Gato

Este é um livro que trata, com grande sensibilidade, do momento de perda. Quando Íris fica doente, é um baque para toda a família. Tudo muda. Mas sua irmã mais nova, nossa narradora, encontra formas muito bonitas de lidar com esse momento difícil e manter a memória da irmã junto de si.

Muitas pessoas tem dificuldade em abordar alguns temas com crianças. Eles porém continuam presentes ao nosso redor, e ao redor delas. Falar sobre esses temas, e mais ainda, ler uma obra literária sobre ele nos ajuda a vivenciá-los e assim elaborá-los internamente, preparando-nos para quando tivermos de lidar com eles na vida real.

Veja também: 9 livros infantis para falar sobre morte, separação e outros temas difíceis