No mês das mães, o time de curadores do Clube Quindim fez uma seleção especial de livros infantis sobre mães e filhos para homenagear todas as mães da Família Quindim. Afinal, sabemos que ser mãe é mesclar vulnerabilidade e força, e entender que essas características muitas vezes são uma só. Além disso, é acolher e deixar ser, criar limites e ver outros tantos se desfazerem. As mães são as principais formadoras de leitores no Brasil. E podemos perceber isso quando olhamos, por exemplo, para a Família Quindim. São muitas mães que encontram no momento de leitura a chance de oferecer carinho e desacelerar a correria dos seus dias. Muitas mães que veem os livros como um aconchego e querem transmitir esse prazer aos seus pequenos.

Então, para trazer novas histórias a esses momentos de leitura em família, confira nossa lista com livros infantis sobre as relações entre mães e filhos, em suas alegrias e suas dores.

Livros sobre mães e filhos para os pré-leitores (0 a 2 anos)

Livros infantis sobre mães e filhos : porcolino e mamãe
Escritora: Margaret Wild
Ilustrador: Stephen Michael King
Editora: Brinque-book

Porcolino e mamãe

O primeiro livro da nossa lista de livros infantis sobre mães e filhos é a história Porcolino e mamãe. Este livro fala de algo que talvez você já conheça: a da criança que só quer a mãe. Porcolino encontra vários amigos enquanto procura a mãe, mas não quer brincar com eles. Só quer a mãe. Até que, no final, chega então o reencontro e, juntos, eles se divertem. Esse é um ótimo livro para o Dia das Mães pois celebra de forma encantadora a relação de afeto com as nossas mães.

Livros infantis sobre mães e filhos: o lenço
Autora: Patricia Auerbach
Editora: Brinque-book

O lenço

Nesta história infantil de mãe e filha, uma garotinha encontra um lenço de sua mãe e, então, descobre todas as formas de usar um lenço, que pode ser cobertor, véu, vestido e tantas outras coisas. É um livro de imagem que mostra a potência do afeto entre mãe e filha, tão forte mesmo quando a criança está brincando sozinha. Afinal, que mãe nunca teve um filho se aventurando no seu guarda-roupa, experimentando seus sapatos, suas roupas e… seus lenços, como é o caso da personagem deste livro. E se você quiser mais livros para essa faixa etária, não deixe de acessar nosso e-book infantil com dicas de livros que ajudam no desenvolvimento do bebê.

Livros infantis sobre mães e filhos para os leitores iniciantes (3 a 5 anos)

Livros infantis sobre mães e filhos: fios
Escritora: Chris Nóbrega
Ilustrador: Gabriel Dutra
Editora: Maria Cobogó

Fios

Outro dos livros infantis sobre mães e filhos recomendado para os nossos leitores iniciantes é Fios. Afinal, este livro fala de mulheres, gerações e tradições. De forma muito sensível, a história acompanha diferentes fases da vida e, além disso, mostra os laços e as tradições que unem filha, mãe e avó. É uma obra que emociona, que nos abraça e, principalmente, nos faz lembrar o quanto nossa família nos ensina com seus gestos de afeto. Uma história infantil sobre as mães e filhos que vai te emocionar, então não deixe de conferir essa obra!

Veja também: O que é a geração Alpha? Quando ela começou?

Livros infantis sobre mães e filhos: mamãe virou um monstro. Livros para 3 a 5 anos
Autora: Joanna Harrison
Tradutora: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-book

Quando mamãe virou um monstro

Essa é uma ótima história sobre mãe para educação infantil. Nessa obra, a casa está um caos, as crianças só querem brincar, além disso, não há um lanchinho na geladeira, e as visitas estão chegando. De crianças a mães e pais, todo mundo vai se identificar com esta história que aborda a relação de mães e filhos de uma forma muito divertida.

Livros sobre mães e filhos para os leitores autônomos (6 a 8 anos)

Livros infantis sobre mães e filhos: a árvore generosa
Autor: Shel Silverstein
Tradutor: Fernando Sabino
Editora: Companhia das Letrinhas

A árvore generosa

Neste clássico da literatura infantil, conhecemos a maternidade em suas alegrias, mas também dores, a partir da metáfora da árvore que se doa para oferecer o melhor para o menino. A árvore generosa obra é um clássico da literatura infantil mundial, publicado primeiramente em 1964, nos EUA. Trata-se de uma das obras mais controversas da literatura infantil: afinal, seria a relação entre o menino e a árvore positiva, de generosidade e amor, ou negativa, de um relacionamento abusivo? Como um bom texto literário, a pergunta fica em aberto para cada leitor encontrar a sua resposta, baseado não só em suas experiências, mas também sensações. Então não perca essa obra que é um dos livros para mães mais emocionantes que você vai ler!

Veja também: Ser uma mãe feliz é o melhor que posso fazer pelos meus filhos

Livros infantis sobre mães e filhos: mamãe tem medo
Escritora: Beatrice Masini
Ilustrador: Alizera Goldouzian
Editora: Pulo do Gato


Mamãe tem medo

Nesse livro infantil para o dia das mães, a Mamãe Cabra quer proteger seus cabritinhos a qualquer custo. Ela tem medo de deixá-los sozinhos, mas, se não os deixa sozinhos, não consegue ir ao mercado e fazer suas refeições. Então, como conciliar o medo e as obrigações como mãe? É totalmente compreensível que haja tantas mães superprotetoras. Afinal, o mundo é um lugar assustador, e tudo o que queremos é proteger os pequenos, garantir sua segurança. Embora a intenção seja a mais nobre possível, sabemos que a superproteção também tem os seus males, e é isso que o livro aborda com tanta sensibilidade.

Veja também: Superproteção familiar: por que driblar o excesso de zelo e incentivar a autonomia

Livros infantis sobre mães e filhos para os leitores fluentes (9 a 12 anos)

Livros infantis sobre mães e filhos: breve história de um pequeno amor
Escritora: Marina Colasanti
Ilustradora: Rebeca Luciani
Editora: FTD

Breve história de um pequeno amor

Para finalizar a lista, temos os livros infantis sobre mães e filhos para os nossos leitores fluentes. Uma breve história de um pequeno amor mostra que um ninho de pombos no telhado certamente pode mudar muita coisa em uma vida. Afinal, neste livro, a personagem encontra filhotes de pombo e passa a cuidar deles. Ela, que já era mãe, acaba então experimentando a sensação da maternidade mais uma vez.

Este livro, apesar de mostrar a relação entre uma mãe e um pombo de estimação, é muito potente para falar das relações entre mães e filhos, especialmente no que diz respeito a oferecer autonomia às crianças. Ver as crianças crescerem pode nos deixar com o coração apertado e com saudades de quando eles eram pequenininhos, mas é inegável o quão bonito esse processo pode ser.

Veja também: Quem é seu filho? Como apoiar a criança na construção de sua identidade

Livros infantis sobre mães e filhos: Livros para crianças de 10 anos - Íris, uma despedida
Escritora: Gudrun Mebs
Ilustradora: Beatriz Martín Vidal
Editora: Pulo do Gato

Íris, uma despedida

Este é um livro que trata, com grande sensibilidade, do momento de perda. Quando Íris fica doente, é um baque para toda a família. Tudo muda. Mas sua irmã mais nova, nossa narradora, encontra formas muito bonitas de lidar com esse momento difícil e manter a memória da irmã junto de si.

Muitas pessoas tem dificuldade em abordar alguns temas com crianças. Eles porém continuam presentes ao nosso redor, e ao redor delas. Falar sobre esses temas, e mais ainda, ler uma obra literária sobre ele nos ajuda a vivenciá-los e assim elaborá-los internamente, preparando-nos para quando tivermos de lidar com eles na vida real.

Veja também: 9 livros infantis para falar sobre morte, separação e outros temas difíceis