Setembro traz consigo a primavera e também o aniversário de uma das mais importantes escritoras brasileiras de todos os tempos: Marina Colasanti. Pode ser que você já conheça o vasto trabalho da escritora e queira dicas de obras para apresentar ao seu pequeno leitor. Ou, então, você faz parte do time de pessoas que sempre ouviu falar muito bem dos livros da autora, mas ainda não teve oportunidade de ler nenhum deles.

Marina Colasanti livros infantis
Crédito: Anagrama/Divulgação

De um jeito ou de outro, esse é um bom momento para saber mais sobre a escritora, entender porque ela se mantém como uma das principais referências literárias brasileiras há tantos anos e descobrir alguns de seus livros mais amados por leitores de todas as idades. Marina coleciona tantos títulos incríveis ao longo da carreira que foi difícil escolher os que figuram neste artigo, mas temos certeza de que você vai gostar de um – ou vários deles. Venha conhecer!

Marina Colasanti: da África ao Brasil

Marina Colasanti nasceu em 26 de setembro de 1937 na cidade de Asmara, capital da atual Eritreia. Localizada na África Oriental, essa foi uma importante colônia italiana que declarou sua independência apenas em 1993. Além da infância na África, Marina passou parte de sua adolescência na Líbia e também na Itália, até que, junto de seus pais, emigrou para o Brasil em 1948, deixando para trás uma Europa em crise depois da Segunda Guerra Mundial e fixando residência no Rio de Janeiro.

Nascida em uma família onde a arte proliferou de diversas maneiras (seu avô foi crítico e professor de artes, além de escritor, e seu pai e seu irmão foram atores, e sua tia-avó foi cantora lírica), Marina cresceu cercada pelas mais variadas expressões artísticas. No Rio de Janeiro, estudou pintura e, em 1956, ingressou na Escola Nacional de Belas Artes.

Além da grande referência em literatura infantil e juvenil que conhecemos, Marina Colasanti trabalhou também como jornalista no antigo Jornal do Brasil durante muitos anos, bem como na Editora Abril. Foi redatora, repórter, editora, colunista e cronista, ao passo em que não deixou de ilustrar e investir seus talentos no universo literário. Também trabalhou em televisão, editando e apresentando programas culturais, e como tradutora de grandes autores da literatura universal.

Sua primeira obra, chamada Eu Sozinha, foi publicada em 1968. De lá para cá, Marina Colasanti já teve mais de 70 títulos publicados e premiados: são inúmeros reconhecimentos nacionais e internacionais, incluindo vários Prêmios Jabuti e da prestigiosa Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), além de tantos prêmios da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) que a instituição não teve escolha senão consagrá-la como uma autora hors-concours.

Mais recentemente, em junho de 2023, Marina Colasanti se tornou a décima mulher a conquistar o cobiçado Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras e considerado um dos principais prêmios literários do país. O reconhecimento foi feito em reverência ao conjunto de sua obra, que é vasta, atemporal e inesquecível.

Mulher segura microfone durante uma conferência em auditório
Crédito: Reprodução/Site Marina Colasanti

Marina é casada com o também escritor Affonso Romano de Sant’Anna, com quem teve duas filhas: Fabiana e Alessandra Colasanti.

Veja também: Marina Colasanti fala sobre literatura infantil e infância em entrevista.

Livros para conhecer Marina Colasanti

Agora que você já descobriu um pouco sobre a biografia dessa autora incrível, que tal conhecer algumas dicas de livros escritos por ela?

1. Eu sozinha

A obra inaugural da autora fala sobre a solidão. A solidão de ser uma mulher que vive sozinha, viaja sozinha, come sozinha, trabalha sozinha, faz tudo sozinha. É uma leitura muito interessante para quem quer descobrir como a escritora começou, além de traçar uma espécie de mapa das características marcantes que ela vem carregando tão bem ao longo dos anos.

2. Breve história de um pequeno amor

Breve história de um pequeno amor (escritora Marina Colasanti, ilustrações Rebeca Luciani, editora FTD)

Uma infiltração no teto acaba abrindo as portas para uma inesperada relação de amor e de coragem. Uma protagonista que vai fisgar sua atenção e seu coração, que certamente não vai conseguir parar de ler até descobrir o que vai acontecer.

3. 23 histórias de um viajante

Um príncipe que vive cercado por muralhas e um viajante que já viu o mundo. O que será que eles podem ter em comum? O príncipe conta como viu seu avô e seu pai perecerem pela guerra e pela espada, enquanto as muralhas subiam cada vez mais para protegê-lo. O viajante fala de suas experiências únicas, das paisagens e das pessoas que conheceu pelo mundo. Será que o desejo do príncipe de acompanhá-lo será maior que seu medo de se arriscar?

4. Um amigo para sempre

um amigo para sempre

Um prisioneiro político cuja única alegria é sair para tomar banhos de sol. Um passarinho desconfiado e com receio, mas também com fome. Uma relação de confiança improvável e cumplicidade crescente até que o inesperado vem e tudo muda, a tudo transforma. Um livro lindíssimo, inspirado na vida do escritor luso-angolano Luandino Vieira, que foi preso por se manifestar contra a ditadura e a favor da independência do seu país.

5. Uma ideia toda azul

Uma ideia toda azul (autora Marina Colasanti, editora Global)

Uma coletânea que traz 10 contos escritos por Marina ambientados em um universo repleto de fadas, gnomos, princesas, reis e heróis. Mas, se à primeira vista estamos falando de um universo fantástico, as histórias trazem muito sobre aquilo que encontramos na vida real: dúvidas sobre o tempo, o luto, a saudade, a morte e muito mais.

6. Quando a primavera chegar

Quando a primavera chegar (autora Marina Colasanti, editora Global)

Esta coletânea traz a marca registrada da autora em 17 contos de fadas modernos que vão pegar o leitor desavisado de surpresa. É impossível ficar indiferente quando se fala sobre a grandeza da vida, as dificuldades, os dilemas, o medo e a poesia que envolvem a existência humana sob o ponto de vista e com as palavras únicas de Marina Colasanti.

7. Hora de alimentar serpentes

Com contos curtos e outros curtíssimos, a autora volta com seu tom de voz inconfundível combinando o fantástico com o cotidiano, o absurdo com o familiar, o improvável com o rotineiro. Assim, ela nos leva a rir e a pensar sobre o que será, afinal de contas, que faz que nos identifiquemos tanto?

8. Doze reis e a moça no labirinto do vento

Doze Reis e a moça no labirinto do vento (escritora Marina Colasanti, editadora Global).

Um dos títulos mais conhecidos e amados da autora, esta obra foi publicada pela primeira vez em 1982. A coletânea traz 13 contos repletos de magia, reflexões e aprendizados sobre a vida, além das dúvidas que todo ser humano experimenta. Ao longo das páginas, ilustrações feitas pela própria autora com técnicas de gravação em metal deixam tudo ainda mais fascinante e envolvente.

Assine o clube quindim

9. O nome da manhã

Este livro reúne vários poemas da autora, o que é ótimo para conhecer um gênero literário diferente, mas que é igualmente tocante e profundo, exatamente como são seus contos. Aqui, as poesias estão agrupadas em seis temas: Estranheza com beleza, Inventar a própria história, Mais um dia começa, O futuro é sempre adiante, O outro e o mesmo e Os dentes e a fome. Crianças, jovens e adultos vão se deliciar e se apaixonar ainda mais pela escrita e versatilidade de Marina Colasanti.

10. A moça tecelã

A moça tecelã (escritora Marina Colasanti, ilustrador Demóstenes Vargas, editora Global).

Nesta obra, uma moça passa seus dias tecendo com alegria. Enquanto escolhe cuidadosamente as cores dos fios para o amanhecer e outros para a chegada da noite, combina os detalhes da trama e vai criando seu próprio destino. Um dia, um nó: a solidão e o desejo de ter com quem compartilhar a vida. Quando isso, enfim, acontece, vem a dúvida. Se num primeiro momento seu desejo se realiza, é somente aos poucos que a moça percebe que deixou de tecer para entristecer. Uma metáfora sobre o tempo, o amor e as fases da vida.

E então, gostou das nossas sugestões de livros para conhecer Marina Colasanti? A escritora, é sem dúvidas, uma das principais referências na literatura infantil e juvenil do nosso país, muito graças à sua capacidade de falar sobre temas profundos com leveza, magia e um olhar único sobre a vida. Mas é a sua habilidade de transformar a condição humana em poesia que conquista, geração após geração, leitores de todas as idades.

Estante Quindim

Conheça 3 livros de Marina Colasanti já enviados pelo Clube Quindim!