Mamãe Cabra é superprotetora e tem pavor do que pode acontecer com os seus três filhotes Lilo, Laila e Lulu. Passa o dia inteiro em função dos cuidados dos filhos e faz muitas recomendações: tenha cuidado, preste atenção, isso é perigoso e isso e mais aquilo! Todo esse medo é justificado por um fato assustador que aconteceu há muito tempo com uma prima distante, passado de geração a geração, contado e recontado como forma de alertar os pequenos sobre os perigos do mundo.
É tanto medo que sua rotina diária é abalada. Uma simples ida ao mercado é traumatizante, o coração da Mamãe Cabra dispara e as preocupações aparecem: – Será que fechei bem a porta? Será que alguém foi atrás de meus cabritinhos? Afinal, o mundo está cada vez mais perigoso! E, com isso, corre desesperadamente para casa e terríveis suposições passam pela sua cabeça: a queda em um poço, o carnívoro Senhor Açougueiro que adora carne tenra e fresca, e até o temível e devorador de crianças, o Seu Lobo.
A escritora italiana Beatrice Massini e o ilustrador iraniano Alireza Goldouzian trazem nesta obra uma releitura moderna do clássico conto “O Lobo e os sete cabritinhos” e referências de outras histórias como Os Três Porquinhos e Chapeuzinho Vermelho. Mas aqui o açougueiro é um senhor atencioso e vegetariano, e os lobos que ainda insistem em apreciar carne são vigiados de perto pela polícia. Além disso, temos disponível um precioso espaço para conversar sobre as inquietações exageradas, ou não, no cuidado com as crianças, compreender a dimensão e o impacto desse “supercuidado” e da prática tão comum nas nossas vidas que é utilizar o medo para disciplinar as crianças.
Aproveite dessa história, mas cuidado, pois... mamãe tem medo!