Você provavelmente pode montar uma lista de filmes para assistir com os filhos de cabeça, não é? Afinal, como mãe, conhece os gostos do seu pequeno e sabe o que ele prefere assistir.

Ainda assim, pode chegar um momento em que você não consegue se lembrar de nenhuma outra opção além das que vocês já assistiram juntos várias vezes. Mesmo com tantas plataformas de streaming, a escolha de um novo filme, que era para ficar mais fácil, pode parecer super complicada.

Se está exatamente nessa situação, fique tranquila! Nós separamos uma listinha indispensável de filmes para curtir com os seus filhos e aproveitar ao máximo cada segundo com eles. Assistam juntos e entrem na história dos personagens!

Melhores filmes para assistir com os filhos

Além de se divertir e conhecer novas produções, vocês podem passar um bom tempo juntos. Além disso, podem fazer aquele delicioso cinema em casa, com suco, pipoca, almofadas, cobertores e luzes apagadas. Fala sério: não é uma delícia?

Ah, a disponibilidade dos filmes nas plataformas citadas foi conferida no final de abril de 2020. Pode ser que, com o passar do tempo, eles deixem de aparecer nesses catálogos e/ou apareçam em outros, tudo bem?

1 – Divertida Mente (2015)

Filmes para assistir com os filhos. Divertida mente

As produções da Disney já são parceiras dos pequenos há muito tempo e têm um lugar especial também no coração dos adultos, que curtiam os filmes quando eram pequenos (e até mais velhos). Entre tantas ótimas opções, Divertida Mente é um dos melhores filmes para assistir com as crianças.

A garota Riley, de 11 anos, está lidando com uma grande mudança em sua vida: sair de uma cidade de Minnesota, onde nasceu, para morar em San Francisco. O filme retrata de perto as emoções da menina. Afinal, dentro do seu cérebro moram a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza.

A Alegria é a líder do grupo e tenta fazer com que a vida de Riley seja a mais feliz possível. Porém, ela e a Tristeza entram em uma confusão e são expelidas da sala de controle das emoções. É então que precisam percorrer um verdadeiro universo de desafios entre os pensamentos de Riley para que possam voltar aos seus lugares originais.

Enquanto isso, como duas emoções estão faltando, principalmente a líder Alegria, a vida emocional da garota fica bem bagunçada, o que cria uma história super interessante.

O bacana de Divertida Mente é que as crianças enxergam o filme como uma aventura lúdica, enquanto os pais veem além disso. Como a igualdade de importância entre os sentimentos, a necessidade de sentir tristeza, o papel da raiva para impedir injustiças e até que alegria demais pode ser um problema.

O filme está disponível na Disney+.

Veja também: 5 livros infantis que vão ajudar seu filho a lidar com as emoções

2 – Dumbo (2019)

Filmes para assistir com os filhos. Dumbo

Bons filmes para assistir com os filhos também são aqueles que relatam a relação entre uma mãe e seu filho. O Dumbo de 2019, uma releitura em live action (com atores, sem ser de desenho), traz uma história que foi imortalizada lá em 1941, quando foi lançada a primeira versão.

Holt Farrier (Colin Farrell) era uma estrela de circo, mas teve sua carreira interrompida para ir servir ao exército. Além de perder um de seus braços, enquanto esteve lá, sua esposa faleceu, o que o incumbiu de cuidar sozinho dos dois filhos, Milly (Nico Parker) e Joe (Finley Hobbins).

Outra coisa que ele perdeu foi o seu papel no circo. Agora ele tornou-se o responsável por cuidar de Jumbo, uma elefanta que estava prestes a ter um bebê elefante. Dumbo, quando nasce, tem as orelhas tão grandes que é desprezado de início.

Com o passar do tempo, porém, eles descobrem que as grandes orelhas de Dumbo o fazem voar. Isso o coloca em grande evidência no mundo do circo. Porém, o pequeno elefante precisa passar por vários desafios para que consiga reencontrar sua mãe e, então, viver feliz com ela.

Podemos colocar este na lista dos filmes para falar de diversidade, já que mostra a importância de respeitar as diferenças de Dumbo com suas orelhas.

O filme está disponível no Disney+.

3 – Extraordinário (2017)

Filmes para assistir com os filhos. Extraordinário

Nem só de desenhos vivem os filmes para mães assistirem com os pequenos. Extraordinário mostra uma relação de puro amor que a mãe Isabel (Julia Roberts) e o pai Nate (Owen Wilson) sentem por Auggie (Jacob Tremblay), um garoto de 10 anos com Síndrome de Treacher-Collins (ou Disostose Mandibulofacial).

Mesmo com tão pouca idade, o menino já passou por 27 cirurgias para que conseguisse ver, sentir cheiros, falar e ouvir sem que precisasse de um aparelho auditivo. Seus pais, que antes optaram pelo ensino doméstico para seu filho, agora matriculam Auggie em uma escola particular tradicional, já que ele se aproxima do 5º ano.

O garoto se depara com uma série de situações de bullying por conta de sua aparência. O que passa, inclusive, por chateações com seus amigos, que acabam caçoando do menino. Entre reviravoltas e novas amizades, o filme, baseado no livro de mesmo nome, traz várias lições sobre respeito ao próximo.

O filme está disponível na Netflix.

Veja também: Livros para falar sobre diversidade com as crianças

4 – Valente (2012)

Filmes para assistir com os filhos. Valente

Esta outra animação da Disney conta a história de Mérida, uma princesa da Escócia medieval que ganha de seu pai, o Rei Fergus, um arco e flecha quando completa seis anos. Ideia que não deixa sua mãe, a Rainha Elinor, muito feliz.

Enquanto a garota sai pela floresta para buscar uma flecha perdida, Mor’du, um urso malvado, ataca sua família. Mérida foge com sua mãe em um cavalo, enquanto o pai e seus homens travam uma luta contra a criatura.

A história tem uma série de reviravoltas, mas há uma forte ligação entre a menina e sua mãe, que se transforma em um urso devido a um bolo enfeitiçado. O mesmo também acontece com seus irmãos trigêmeos, que são mais novos que ela. Mérida, então, precisa ir atrás de uma solução para este problema, o que a faz encarar vários desafios.

O filme está no Disney+.

Veja também: Filmes nas férias: 7 adaptações da literatura infantil para o cinema

Filmes para assistir com os filhos não faltam!

De desenhos a live actions, criativos ou baseados em histórias reais, mais antigos ou recentes, opções não faltam para reunir seus pequenos na sala de estar e curtir um momento único e delicioso com eles.

Além do lúdico dos livros do Clube Quindim, que colocam os pequenos dentro de várias histórias super divertidas e interessantes, os filmes para assistir com os filhos também são bons para sua imaginação e criatividade. Você já assistiu algum deles? Tem outra sugestão? Deixe sua opinião nos comentários!

Assine o Clube de Leitura Quindim