Títulos de livros infantis enviados para pré-leitores (0 a 2 anos)

clarice quer um amigo
Autora: Graça Lima
Editora: Escrita Fina

1 – Clarice quer um amigo

Este é um dos títulos de livros infantis enviados como lançamento exclusivo do Clube Quindim. Nesta obra, Clarice quer muito um amigo. Pode ser um bichinho, uma planta. Pode ser grande ou pequenino.  

Uma história sensível sobre a formação de vínculos na primeira infância e a descoberta de novos mundos que isso proporciona.

nao confunda
Autora: Eva Furnari
Editora: Moderna

2 – Não confunda

Neste livro, Eva Furnari associa, por meio do som, imagens inusitadas. Além de brincar com nosso imaginário, humanizando animais e até objetos, a obra é muito interessante para a primeiríssima infância, em que os pequenos estão construindo significado para tudo que está à sua volta. Trechos como “não confunda ovelha abelhuda com abelha orelhuda” podem soar especialmente curiosos para os pequenos. Afinal, para quem está formando seu repertório linguístico, é difícil de fato diferenciar “abelha” de “abelhuda”, palavras tão parecidas, com significados tão dissonantes. E é comum, quando os pequenos começam a falar, trocar as consoantes, confundindo “orelha” e “ovelha”, “porco” e “corpo”, “espada” e “empada”. Essas brincadeiras prendem a atenção e garantem um momento gostoso de leitura em família!

Títulos de livros infantis enviados para leitores iniciantes (3 a 5 anos)

títulos de livros infantis. O menino que virou chuva
Escritor: Yuri de Francco
Ilustrador: Renato Moriconi
Editora: Caixote

3 – O menino que virou chuva

Choro vira tempestade, que vira furacão, que vira raio de sol. Neste lançamento exclusivo do Clube Quindim, por meio de um livro único, um híbrido entre livro ilustrado e flip book, vemos os sentimentos do personagem crescerem, crescerem, se espalharem, até que, por fim, tudo passa.

Você pode conferir um pouco mais sobre o que é flip book em nosso blog, pois é realmente um formato muito interessante e O menino que virou chuva encanta leitores de várias idades ao trazer esse recurso para a obra.

Veja também: O que é flip book? Conheça mais sobre o formato e veja como fazer um

não
Autora: Marta Attés
Tradutora: Gilda de Aquino
Editora: Brinque-Book

4 – Não!

Este cachorro é muito amado por sua família! Toda hora eles dizem: Não! Mas será que esse é mesmo o nome dele? A família do personagem precisa falar “não” tantas e tantas vezes, que ele pensa que este é seu nome! 

Esta é uma obra divertida, que brinca com a percepção que temos de nós mesmos e a percepção que o outro pode ter. Afinal, nosso personagem pensa que é um ótimo garoto! Mas, na verdade, a família estava repreendendo o cachorro. Assim, essa palavra tão recorrente no cotidiano familiar, o “não”, ganha um tom de humor.

O melhor clube de assinatura de livros infantis do Brasil

Títulos de livros infantis enviados para leitores autônomos (6 a 8 anos)

títulos de livros infantis: o urso contra o relógio
Escritor: Jean-Luc Fromental
Ilustrador: Joëlle Jolivet
Editora: FTD

5 – O urso contra o relógio

Mesmo na infância, conseguir se organizar para realizar todas as suas obrigações pode ser desafiador. Afinal, os pequenos estão cada vez mais atarefados! E como dar conta? É justamente sobre essa rotina corrida que O urso contra o relógio nos convida a refletir. Na história, o urso vivia atrasado, se atrasava para o café da manhã, para a aula, para o banho…. Até que um dia ele aprende a ler as horas e tudo se transforma. Agora o nosso urso tem tempo para tudo, até para incluir novas coisas na sua agenda. Mas será que uma agenda tão lotada não tem seus malefícios? Descubra o que acontece com esse urso pra lá de atarefado e com a sua agenda lotada!

Veja também: A criança entediada na era da produtividade

refugiados
Escritor: Ilan Brenman
Ilustrador: Guilherme Karsten
Editora: Moderna

6 – Refugiados

A história do mundo é marcada por muitos conflitos, guerras, perseguições políticas e religiosas, que fizeram milhões de pessoas migrarem por todo o mundo. Neste livro de imagem, acompanhamos essas famílias em suas viagens, suas dores, suas transformações. 

Hoje, muito se fala sobre as pessoas em situação de refúgio, especialmente em países da América Latina, da África e do Oriente Médio. Entretanto, a busca por asilo, a fuga das guerras e das perseguições políticas ou religiosas, nos acompanhou por toda a História do mundo, como nos mostra este livro!

TÍTULOS DE LIVROS INFANTIS ENVIADOS PARA LEITORES Fluentes (9 A 12 ANOS)

títulos de livros infantis clube quindim: a alma perdida
Escritora: Olga Tokarczuk
Ilustradora: Joanna Concejo
Editora: Todavia

7 – A alma perdida

Às vezes, entre tantas e tantas atividades que temos de realizar em nosso dia a dia, acabamos entrando no automático. Este livro conta um caso como esse: o personagem, de tanto viajar, de tanto viver acelerado, perdeu a alma no meio do caminho. Mas o que ele pode fazer para encontrá-la?

Esta não é uma obra com texto muito longo: a maior parte de sua narrativa se dá pelo encadeamento de imagens. Livros com muitas ilustrações costumam ser associados a crianças mais novas, entretanto, precisamos lembrar que a imagem também é uma linguagem. O processo de ler imagens sequenciais não é tão simples: buscamos os personagens principais, tentamos preencher as lacunas entre uma página e outra e, principalmente, estabelecer o fio narrativo que conecta todas aquelas imagens.

Livros para crianças de 12 anos: piratas à vista
Escritor: Samir Machado de Machado
Ilustrador: Rafael Coutinho
Editora: FTD

8 – Piratas à vista

Piratas, lutas de espada, navios saqueados, capitães inescrupulosos, tudo no cenário da nossa Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Piratas à vista é um livro de aventura para encantar gerações!

É especialmente interessante, neste livro, como o narrador questiona os ideais da época por meio de seus personagens: Leonor, que não pode ir à escola por ser mulher, mas é uma grande leitora; André, que é bailarino, desafiando os padrões de masculinidade; Dona Diva, mulher negra em uma posição de poder mesmo durante o período da escravidão, que prega a independência da mulher frente aos homens; e até os corsários, que nada são além de piratas autorizados pelas autoridades a saquear e roubar. São muitas questões que aparecem nas entrelinhas da obra!

Assine o clube quindim