Como recontar uma história clássica para as novas gerações? Neste livro, Jon Scieszka nos apresenta uma nova versão para a história dos três porquinhos: desta vez o Lobo Mau tem a palavra. Será que ele não era tão mal assim? Poderia ser apenas um acaso e uma triste coincidência?
Nesta obra, o Lobo Alex nos conta a sua versão da história cheia de espirros (infladas e bufadas, outros disseram) e uma xícara de açúcar! De acordo com seu relato, quando o inesperado fato se deu, ele estava muito, muito resfriado, e não parava de espirrar; porém, mesmo assim, quis fazer um bolo de aniversário para sua amada vovozinha. Durante a receita, percebeu que seu açúcar tinha acabado, e foi pedir um pouco emprestado para seu vizinho, que, acredite, era o porquinho.
Chegando na casa dele, ninguém lhe respondeu, e nesse mesmo momento seu nariz coçou, coçou... e atchim, a catástrofe se deu! Toda a casa de palha voou pelos ares, mas não foi sua intenção derrubá-la, foi um acidente! Triste pelo infeliz acontecimento, ele notou que o porquinho estava ali mortinho, e seria um desperdício deixar um presunto tão bom estragar... Você deixaria um delicioso hambúrguer estragando?
Com um texto rápido e bem-humorado, e ilustrações sempre em tons terrosos, a narrativa lança luz à relevância de conhecermos diversas fontes, diferentes pontos de vista e sempre ouvir todas as versões antes de tirarmos nossas conclusões.