Como ensinar ações sustentáveis às crianças para melhorar o mundo

Morar em um mundo melhor e que respeita a natureza é o sonho da maioria das pessoas. Mas essa realidade parece tão distante que muitos desanimam, achando que não há mais solução para melhorar o lugar em que vivemos. Mesmo sendo uma tarefa difícil, é possível, sim. E a principal estratégia de mudança está nas crianças. Ensiná-las desde muito cedo ações sustentáveis, dentro e fora de casa, fará com que a mudança realmente aconteça. 

Veja algumas dicas e lembre-se de que o exemplo vem de você. Então, seja uma
pessoa consciente do poder de transformação de cada um e ajude você também na
construção desse tão sonhado mundo melhor.

Uso consciente da água e energia elétrica

Comece ensinando à criança a importância de utilizar de forma consciente esses recursos. Na hora do banho, em primeiro lugar, lembre que as duchas rápidas são essenciais. Além disso, coloque um balde no ambiente do chuveiro e conte para o pequeno que a água captada será destinada à descarga ou limpeza da casa. Dependendo da idade, permita que a própria criança faça essas ações, já que o ato da realização ajuda ainda mais no entendimento daquela atitude. Na hora de escovar os dentes, reforce aquele velho alerta de desligar a torneira enquanto realiza a higienização da boca. 

Já em relação ao consumo da energia, uma dica simples e certeira é apagar a luz de ambientes que não estão sendo utilizados. Entrou, acendeu. Saiu, apagou. Simples assim. Se tiver filhos pequenos em casa, experimente colocar interruptores de personagens queridos para estimular a atenção deles. Ainda nesse sentido, ensine aos pequenos que a iluminação natural deve ser prioridade e usada o máximo possível todos os dias. Outra dica importante: sempre desligar os aparelhos eletrônicos e remover o carregador da tomada quando os equipamentos estão carregados.

Alimentação mais sustentável

Ações sustentáveis

Mudar hábitos não é uma tarefa fácil, mas é possível. Então, avalie o tipo de alimentação da sua casa. Vocês consomem produtos orgânicos? O que acha de levar a criança às compras e ensinar que aqueles itens são orgânicos, de agricultura familiar, por exemplo? E, claro, contar sobre a importância de se consumir esse tipo de alimento, com produção responsável.

Veja também: Horta para crianças. Ensine o seu filho a plantar e aproveite todos os benefícios da jardinagem

O impacto positivo da reciclagem

Mudar hábitos não é uma tarefa fácil, mas é possível. Então, avalie o tipo de alimentação da sua casa. Ensine às crianças sobre a importância da separação de lixos orgânicos e recicláveis. Uma maneira fácil de implantar essa cultura em casa é com latas de lixo para cada tipo de resíduo. Informe sobre o destino de cada tipo e o impacto que essa atitude tem no meio ambiente. Começar com a compostagem doméstica é outra alternativa muito interessante de ação sustentável. Quando a criança acompanhar o processo de transformação do lixo orgânico em adubo, ela vai entender com mais facilidade a importância desse comportamento, além de colocá-la em maior contato com a natureza.

Redução do consumo

Ações sustentáveis para ensinar às crianças

Menos é mais. Essa máxima faz total sentido quando o assunto é sustentabilidade. Em um mundo capitalista, as crianças crescem aprendendo a consumir tudo o que veem pela frente. Por isso, é mais do que necessário ensiná-las desde muito cedo sobre a forma correta e sustentável do consumo de brinquedos e roupas. Ter o essencial e doar quando os itens não cabem mais ou não têm mais uso são atitudes fundamentais a serem ensinadas aos pequenos.

Veja também: Tarefas para crianças: como os pequenos podem ajudar na rotina familiar (por faixa etária)

Sustentabilidade no mundo lúdico

Já que muitas crianças usam aparelhos eletrônicos no dia a dia, que tal inserir vídeos e jogos ecológicos nessa rotina virtual? Escolhendo conteúdos adequados à faixa etária da criança, essa estratégia ajuda a internalizar práticas e conceitos sustentáveis. Antes de sugerir o material aos pequenos, analise o material para garantir que seja realmente adequado para seu filho ou filha.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


ESTES ARTIGOS PODEM SER DO SEU INTERESSE

A importância da bibliodiversidade na formação do leitor

A importância da bibliodiversidade na formação do leitor: Por que ter livros diversos em casa?

histórias em quadrinhos para crianças

Histórias em quadrinhos para crianças: conheça sua origem e os benefícios para os pequenos que leem gibis

7 DICAS PARA DESPERTAR A PAIXÃO POR LIVROS NAS CRIANÇAS QUE NÃO GOSTAM DE LER

7 dicas para despertar a paixão por livros nas crianças que não gostam de ler

Qual a importância da arte

Qual a importância da arte? Entenda melhor como as manifestações artísticas são fundamentais para a sociedade e passe isso aos seus filhos

Ensinar ações sustentáveis às crianças para melhorar o mundo

Como ensinar ações sustentáveis às crianças para melhorar o mundo

Como ler um livro de imagem ou como ler um livro infantil só com imagens

8 livros infantis com avós para ler com as crianças

Pamela-Fortes

PAMELA FORTES

Mulher preta, mãe do Davi, jornalista e pós-graduanda em Marketing. Atua na área de Comunicação há mais de 13 anos e seus principais interesses são pautas cujas perspectivas ajudam no combate ao racismo, ao machismo e à homofobia. Para tentar amenizar os impactos da pandemia, Pamela atuou, junto com seu marido e amigos, em ações sociais de entrega de cesta básica e de itens de higiene a moradores da periferia.