Os gibis e os livros de histórias em quadrinhos fazem sucesso entre as crianças. A leitura dessas histórias possui vários benefícios, como ampliar o vocabulário, fortalecer a leitura de imagens e estimular o contato com diferentes estéticas, diversificando o repertório.
Além dos gibis da Turma da Mônica, existem muitos livros de histórias em quadrinhos para você conhecer. Pensando nisso, o Clube de Leitura Quindim separou algumas dicas de livros de histórias em quadrinhos que as crianças vão amar!
Veja também: Histórias em quadrinhos para crianças: conheça sua origem e os benefícios para os pequenos que leem gibis
CONHEÇA 7 livros de histórias em quadrinhos JÁ ENVIADOS PELO qUINDIM
1. Bertha Lutz e a Carta da ONU
A primeira dica de livros de histórias em quadrinhos é uma obra brasileira sobre uma das poucas mulheres participaram da Conferência de São Francisco. Bertha Lutz ajudou na conquista e ampliação dos direitos da mulheres quando participou da elaboração da Carta da ONU em 1945. Apesar de ser uma grande militante pelos direitos das mulheres, poucos de nós conhecem seu nome.
Bertha Lutz e a Carta da ONU é uma história em quadrinhos baseada em documentos históricos que remonta os acontecimentos e a participação de Bertha Lutz em um dos mais importantes eventos do século XX.
2. Estamos todas bem
Nesta premiada novela gráfica, a autora espanhola Ana Penyas mergulha na biografia de suas próprias avós. A história se passa na Espanha durante o período da ditadura franquista. Apesar de ser uma história biográfica, podemos ver representada claramente a história de toda uma geração. Estamos todas bem é uma obra para refletir sobre a velhice feminina e o papel desvalorizado de quem cuida.
Veja também: Economia do cuidado: o trabalho invisível que move o mundo
3. Na floresta
Se você procura um livro de histórias em quadrinhos com personagens de contos de fadas, essa dica é para você. Na floresta reúne seis releituras de contos de fadas dos Irmãos Grimm ilustrados por artistas diversos, cada um com seu traço. Nesta leitura, as crianças poderão reviver contos infantis como “João e Maria” e “O Príncipe Sapo” com uma nova estética, ampliando seu repertório visual.
4. Nori e eu
Esta é também é uma obra biográfica. O livro é de autoria de Sonia e Masaroni Nimoiya, mãe e filho, que vivem realidades opostas. Nori, que assina as ilustrações desta história em quadrinhos, foi diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista quando criança.
Dividido em duas partes, primeiro vemos os acontecimentos sob o ponto de vista de Sonia e suas dificuldades de se relacionar com o filho. Na segunda parte, vemos esses mesmos acontecimentos sob o olhar de Nori, o que permite aos leitores entender um pouco de como ele, um menino neurodivergente, enxerga o mundo.
Direto do Instagram: 8 livros para falar sobre diversidade
5. Fechamos
Em 2 de setembro de 2018, as chamas tomavam conta do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Poucos artefatos históricos e pesquisas foram resgatados. Nesta novela gráfica, que foi lançamento exclusivo do Quindim, os autores contam uma história alternativa ao incêndio e esta versão levanta discussões: o que ocorre no livro é um roubo, um incêndio criminoso… ou um resgate?
Fechamos é uma leitura impactante que convida os leitores a refletirem sobre como se dá a valorização dos patrimônios culturais e da história formadora do nosso país!
6. O maestro, o cuco e a lenda
Esta é uma novela gráfica repleta de fantasia e que aborda temas sensíveis como abandono paterno e bullying. Após a morte de seu avô, um maestro, o rapaz retorna ao sítio onde o avô morava para providenciar a venda da propriedade. Ao organizar os objetos antigos, ele encontra o ninho de um cuco morto que leva o protagonista a outra realidade na qual ele tem de enfrentar traumas do passado.
Com referência a história de Alice no País das Maravilhas e até mesmo acontecimentos históricos como o desastre ocorrido na cidade de Mariana, O maestro, o cuco e a lenda é uma obra repleta de intertextualidade que vai movimentar o repertório cultural e histórico de seus leitores.
7. O paraíso de John John
A última obra da nossa lista de livros de histórias em quadrinhos é uma leitura superdivertida. Em O paraíso de John John, o próprio cachorro é o narrador de suas aventuras. Mas, em poucas páginas, os leitores poderão perceber que os fatos narrados nem sempre acontecem da forma que John John os conta.
As ilustrações em quadrinhos deixam mais evidentes as dissonâncias entre texto e imagem e isso faz de John John um narrador não confiável, assim como tantos outros na literatura, e torna este livro ainda mais divertido. Não deixe de conhecê-lo!