O livro reúne seis releituras em quadrinhos de contos de fadas publicados inicialmente pelos irmãos Grimm. Todos os recontos são ilustrados por artistas diferentes, com trajetórias artísticas e culturais distintas, e cada um com seu traço singular. "João e Maria" por Federico Pazos; "João de Ferro" por Pablo Cabrera; "Branca de Neve" e "Rosa Vermelha" por Power Paola; "A Senhora Holle" por Decur; "Jorinda e Joringel" por María Elina e "O príncipe Sapo" por Liniers.
Os enredos das releituras apresentam uma passagem das personagens pela floresta ou em cenários com árvores. Esse local é mágico, misterioso, mas também pode ser perigoso, ou uma oportunidade de transformação da personagem. Geralmente, a passagem pela floresta possibilita uma descoberta de algo encantado e surpreendente para a narrativa, ou para a resolução de conflitos das próprias personagens.
Os contos de fadas são narrativas recheadas de significados, que apresentam uma linguagem simbólica e plurissignificativa, contribuindo para a formação integral de leitores de todas as faixas etárias. Este livro, em especial, por apresentar o gênero em quadrinhos, é muito atrativo para as crianças maiores, ou seja, os leitores fluentes.
Durante a leitura deste livro, as crianças poderão conhecer novos contos de fadas, ou não tão populares, e apreciar os detalhes das ilustrações de cada conto, estabelecer comparações, definir suas preferências e ampliar seus contatos com diversas narrativas visuais.