Há dias em que um solzinho agradável parece nos convidar para aproveitar a vida do lado de fora de casa. Olhamos pela janela e parece um grande desperdício não sair com as crianças para curtir esse dia bonito. Seja na pracinha, em um parque da cidade ou mesmo no quintal, saiba que é muito importante aceitar esse convite e brincar ao ar livre. E, se for em contato com a natureza, melhor ainda!

10 atividades infantis baratinhas para aproveitar um dia bonito e brincar ao ar livre

É o que diz o manual “Benefícios da Natureza no Desenvolvimento de Crianças e Adolescentes”, da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). Segundo o documento, é muito importante que as crianças tenham pelo menos uma hora diária de convívio em parques, praças e outras áreas verdes. Isso ajudaria a evitar problemas de saúde na infância e na adolescência, como obesidade, miopia, hiperatividade, além de questões emocionais, como ansiedade e transtornos de sono. Ainda de acordo com a SBP, brincar em ambientes naturais também contribui para a agilidade, o equilíbrio, a cooperação social e a concentração. Só vantagens!

Outro conceito que complementa isso é o desemparedamento da infância, que explicamos detalhadamente aqui, criado pelo programa Criança e Natureza, do Instituto Alana. Resumidamente, a ideia é criar oportunidades para que os pequenos tenham mais contato com a natureza, já que, embora amem estar ao ar livre, nem sempre a vida nas áreas urbanas permite que elas interajam com o meio ambiente. Há uma diminuição das áreas verdes da cidade, o que, somado à perda de liberdade devido à falta de segurança, confina nossos filhos e pode levar a um aumento do tempo de tela. Faz sentido, né?

Com tudo isso em mente, já é possível perceber as vantagens de sair para dar uma voltinha com os pequenos. E não estamos falando de viagens elaboradas ou passeios caros, viu? A seguir, listamos 10 atividades gostosas para vocês aproveitarem um dia bonito do jeitinho que ele merece: ao ar livre e com muita diversão!

Veja também: Passeios para crianças em São Paulo: 22 opções para as férias (e o ano todo).

Confira 10 atividades para brincar ao ar livre com as crianças

1. Exploradores da pracinha

Um simples passeio na pracinha pode se tornar uma aventura se os pequenos exploradores estiverem atentos. Portanto, mantenham os olhos abertos para encontrar folhas diferentes, pedras de formatos interessantes, troncos com texturas diversas. Vale ainda observar como os insetos, pássaros e outros animais se movem pelo ambiente.

Para completar a diversão, os aventureiros mirins podem coletar “tesourinhos” para levar para casa, mas, claro, sem arrancar as plantinhas! Coletem apenas as folhas, flores e pedras que encontrarem caídas no chão, ok? Depois, é só levar para casa, lavar o material (se necessário) e deixá-lo secar. No dia seguinte, a brincadeira continua: usem o material coletado para criar artes incríveis, como desenhos colando flores, pintura de pedras ou usar raminhos de folhas como pincéis.

2. Manual do pequeno aventureiro

Essa atividade é uma continuação da sugestão anterior. O objetivo é fornecer uma certa organização para a coleta e observação da natureza, e funciona muito bem para crianças que estão em fase de alfabetização. A ideia é levar um caderno para o passeio para anotar as impressões, desenhar animais e plantas, além de coletar itens no parque ou praça para colá-los no seu diário da natureza quando chegarem à casa. A cada saída, seu filho pode usar o mesmo caderno para “expandir” sua coleção de observações e ter um belo registro do ambiente em que vive.

3. Sessão de fotos divertidas em família

Quer uma atividade que envolva todos e possa ser realizada na praia, no parque ou até mesmo no quintal de casa? Então, preparem os celulares para criar fotos divertidas em família! A ideia é brincar com perspectivas, ilusões de ótica e, é claro, deixar a criatividade fluir. Enquanto algumas imagens são mais engraçadas quando posadas, outras se tornam mais poéticas quando capturadas espontaneamente. Experimentem ambas! No fim, a família terá memórias para guardar para sempre.

4. Bolhas no parquinho

Se tem uma brincadeira que a maioria das crianças adora, é soprar bolhas de sabão. E isso combina perfeitamente com dias ensolarados ao ar livre! Para criar um efeito ainda mais legal, vamos te ensinar um truque: sabe aquelas redes de carregar frutas? Elas rendem muitas bolhas ao mesmo tempo.

Basta cortar uma garrafa PET ao meio, prender a redinha na extremidade usando fita resistente e mergulhá-la em uma solução de sabão líquido (detergente, shampoo ou sabonete) com água e um pouquinho de amido ou açúcar para deixar as bolhas mais resistentes.

5. Roda de leitura na pracinha

10 atividades infantis baratinhas para aproveitar um dia bonito ao ar livre meio5

Basta abrir um livro e começar a ler em voz alta para logo estarmos rodeados por crianças curiosas querendo saber a história, não é mesmo? Então, separem os livros preferidos dos pequenos, uma esteira para colocar no chão e vamos ler embaixo de uma árvore bem agradável da pracinha, do parque, na praia ou mesmo no quintal. Cercados de plantas e com o sol quentinho batendo, as histórias ganham até uma emoção extra!

E, se você quiser sugestões de livros bacanas (e que tem tudo a ver com natureza), venha conosco. Aqui, você encontrará uma seleção perfeita para falar sobre meio ambiente com os filhos. Já para as famílias que estão lendo deitadas na areia da praia, estes livros ensolarados aqui podem deixar o momento ainda mais gostoso!

6. Acampamento no quintal

Dez entre dez listas de atividades para crianças costumam indicar um acampamento em casa como boa sugestão… E sabe por quê? Porque realmente elas amam! Mas, calma, não precisa ser uma grande bagunça, e muito menos estamos sugerindo que as crianças durmam ao relento no quintal. É apenas uma brincadeira de faz de conta!

O intuito é criar um momento divertido em que elas possam sentir que estão encarando uma aventura. Em uma noite bonita e sem chuva, com todos devidamente agasalhados, separem mantas ou sacos de dormir, lanternas e preparem garrafinhas térmicas com chocolate quente. Depois é só armar o pequeno acampamento no quintal e observar as estrelas. E quando a brincadeira acabar, é só entrar em casa e colocar todo mundo para dormir na cama quentinha!

7. Carnaval fora de época

Um dia bonito lá fora pode ser perfeito para uma festinha ao ar livre. Se você tiver algum espaço onde seja possível tocar música, cantar e dançar sem incomodar os vizinhos, aproveite-o! Deixe as crianças escolherem fantasias, montem uma playlist com todas as músicas que elas mais amam e deixe a festa rolar solta! Pode cantar, pular e dançar sem preocupações. Isso ajuda a regular as emoções e gastar toda a energia que eles precisam. De quebra, os pais também podem entrar na dança!

8. Vamos fazer bolinhos de terra?

Outra aposta certeira é brincar com areia ou terra. Nossa sugestão é montar um “restaurante” a céu aberto. Estimule o pequeno chef a coletar pedrinhas, folhas e flores do ambiente para enfeitar os bolos, tortas e servir de “tempero”. Se acharem interessante, já levem de casa utensílios para dar vida a essa cozinha ao ar livre, como colheres que não estão mais em uso, pás e potinhos.

Os menorzinhos costumam ficar entretidos por bastante tempo nessas atividades manuais. Ah, e caso não estejam na praia, vista aquela roupa mais velhinha e lembre-se: se sujar faz parte da brincadeira!

Veja também: Brincadeiras fora das telas: preservar tempo e espaço para as brincadeiras é fundamental.

9. Brincadeiras nostálgicas com os pais

10 atividades infantis baratinhas para aproveitar um dia bonito ao ar livre meio2

“Mãe da rua”, “corre, cutia”, pique bandeira, queimada, elástico… você ainda lembra como eram estas brincadeiras da sua infância? Pois a proposta aqui é recordar essas atividades que você mais gostava e ensiná-las aos filhos. Compartilhar memórias é uma forma de fortalecer os laços afetivos, pois ajuda os pequenos a entenderem que um dia seus pais também foram crianças, o que gera empatia e curiosidade. 

Aproveitem um dia em que o tempo esteja agradável lá fora para deixarem as telas de lado e procurarem um espaço para brincar. Se for com os pés na grama, melhor ainda! Ensine como eram as regras no passado, mas esteja aberto também a aprender as novas brincadeiras que as crianças quiserem lhe ensinar. Nessa troca, todos saem ganhando!

10. Circuito dos parques da cidade

10 atividades infantis baratinhas para aproveitar um dia bonito ao ar livre meio3

A Academia Americana de Pediatria enfatiza a importância das crianças estarem rodeadas de natureza, mas ressalta que não é preciso viajar para longe, basta observar as opções que temos ao nosso redor. Portanto, que tal fazer uma lista dos parques da cidade e propor às crianças um circuito, onde ao longo de um mês ou ano, vocês possam conhecer cada um deles?

Entendemos que algumas crianças podem resistir à ideia, e embora elas gostem de frequentar os mesmos lugares, apresentar um destino novo também ajuda seu filho a perceber que ele pode se divertir em outros locais além dos que já conhece. Por isso, vale a tentativa, não é mesmo? Quem sabe vocês descobrem o novo parque favorito da família?

De acordo com o estudo da SBP, o contato com a natureza na infância melhora o controle de doenças crônicas como diabetes e asma, além de promover o desenvolvimento neuropsicomotor, equilibrar os níveis de vitamina D e proporcionar bem-estar mental, reduzindo problemas comportamentais. Segundo os médicos, ao ar livre, as crianças também desenvolvem criatividade, autoconfiança e habilidades de resolução de problemas. Bora dar uma caminhada então?

Clube de Leitura Quindim, o melhor clube de assinatura infantil