Fazer parte de um clube de assinatura de livros infantis proporciona experiências únicas. Além de receber obras que não encontraríamos com facilidade se estivéssemos sozinhos numa livraria ou fazendo pesquisas em lojas on-lines, os assinantes do Clube Quindim têm a oportunidade de receber livros premiados nacional e até internacionalmente.

Mas isso não quer dizer que selecionamos as obras levando em conta apenas as que já foram premiadas. Estamos sempre de olho nas novidades e tendências, assim, nossos assinantes acabam recebendo em casa livros que serão premiados no ano seguinte!

Direto do Instagram: A Família Quindim recebeu 14 dos 30 melhores livros infantis de 2025 selecionados pela Revista Crescer

12 livros premiados já entregues pelo Clube Quindim_meio. Imagem do livro O invasor
Imagem do livro “O invasor“, de Daniel Cabral e Fereshteh Najafi. Foto: Rodrigo Frazão.

Ao redor do mundo, existem muitos prêmios com o objetivo de homenagear os livros pensados para as infâncias. Na seleção do Clube Quindim, encontramos obras agraciadas com o renomado Prêmio Jabuti ou com o selo de Obra altamente recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Temos também livros que foram destaques na Feira do Livro Infantil de Bolonha e aqueles selecionados como os melhores livros do ano pela Revista Crescer!

Confira, a seguir, 12 livros premiados que o Clube Quindim teve a honra de ter enviado às famílias de todo o Brasil!

BannerConteudo IdadeFilho

Conheça alguns dos livros premiados que a Família Quindim já recebeu em casa

Lua CapaTransparente e1750430444589
Autor: Renato Moriconi
Editora: Jujuba
Faixa etária: 0 a 5 anos

1. Dia de Lua

Quando ninguém está olhando e todas as atenções estão voltadas para o Sol, a Lua faz várias coisas: descansar na praia, fazer de conta que é um arco-íris, colocar chifrinhos num elefante… O que mais ela pode fazer?

Dia de lua, de Renato Moriconi, foi premiado em 2024 como Livro do Ano para Bebês no BolognaRagazzi Awards e, no mesmo ano, também foi selecionado na lista dos 30 Melhores Livros da Revista Crescer.

oInvasor CapaTransparente e1727988084590
Escritor: Daniel Cabral
Ilustradora: Fereshteh Najafi
Editora: Boitatá
Faixa etária: 3 a 8 anos

2. O invasor

Certo dia, o tigre ouviu um som estranho, algo que ele nunca tinha escutado antes. Quem será que está fazendo esse barulho? Na dúvida, é melhor correr! A cada virar de páginas, novos animais se juntam na fuga, até não caberem mais. Será que algum deles irá descobrir quem é o invasor que está na floresta?

O invasor, de Daniel Cabral, com ilustrações de Fereshteh Najafi, foi o projeto vencedor do 1º Prêmio Filex de Ilustração e Livro Ilustrado, em parceria com o Clube Quindim. Também está na lista dos 30 Melhores Livros da Revista Crescer do ano de 2025.

CriancasEscondidas CapaTransparente e1735587286905
Autor: Franco Matticchio
Editora: Nanabooks
Faixa etária: 3 a 8 anos

3. Crianças escondidas

Pare por um momento. Concentre-se e observe atentamente. Você é capaz de encontrar as crianças escondidas nas páginas deste livro? Elas podem estar atrás de uma porta, dentro de um armário, atrás de um móvel ou em meio aos galhos e troncos de árvores.

Mas seria este apenas um livro brincante? Ou será que a intenção do autor é nos provocar a pensar nos lugares ocupados pelas infâncias?

Com esse questionamento, Crianças escondidas, do ilustrador e cartunista italiano Franco Matticchio, foi premiado no BolognaRagazzi Awards de 2024, como “Extraordinary Award to an Extraordinary Book”, uma nova categoria criada naquele ano.

Veja também: O que é um livro brincante?

O menino, o pai e a pinha (escritor Yuri de Francco, ilustradora Ionit Zilberman, editora Ciranda na Escola)
Escritor: Yuri de Francco
Ilustradora: Ionit Zilberman
Editora: Ciranda na Escola
Faixa etária: 3 a 8 anos

4. O menino, o pai e a pinha

Juntos, um menino e seu pai constroem uma coleção de pinhas. Porém, num dia em que nenhum deles estava bem, o pai pisa em cima de uma das pinhas e a quebra. Será que isso vai quebrar a relação deles também?

O menino, o pai e a pinha, de Yuri de Francco e Ionit Zilbermann, foi finalista do Prêmio Jabuti em 2023. A obra também recebeu outros reconhecimentos como o selo Cátedra UNESCO de Leitura da PUC-Rio em 2022.

5. Carona

Um surfista empolgado arruma as malas e coloca o pé na estrada para curtir o feriado na praia. Ele só não contava com todo tipo de gente e bicho pedindo carona ao longo do caminho. Será que essa viagem acaba bem?

Um dos livros de Guilherme Karsten que fazem mais sucesso entre as crianças, Carona venceu o Prêmio Jabuti de 2020 na categoria Ilustração e o Prêmio BIB Plaque da Bienal de Ilustração de Bratislava.

Quando as coisas desacontecem, de Alessandra Roscoe e Odilon Moraes
Escritora: Alessandra Roscoe
Ilustrador: Odilon Moraes
Editora: Gaivota
Faixa etária: 6 a 12 anos

6. qUANDO AS COISAS DESACONTECEM

Gabriela está sentada na praia observando as ondas que se quebram e viram espuma. Esse simples acontecimento faz a garota pensar em diversas transformações da natureza: uma nuvem que vira chuva, um rio que se transforma em mar… Mas e quando é uma pessoa que desacontece?

Vencedor do Prêmio FNLIJ Ofélia Fontes na Categoria Melhor Livro para Criança em 2024 – além de estar também na lista dos 30 melhores livros infantis do ano pela Revista Crescer de 2024 e na seção Recomendáveis dos Destaques 2023 do Instituto Emília – , Quando as coisas desacontecem, de Alessandra Roscoe e Odilon Moraes, é um livro que trata sobre as impermanências da vida de forma sensível e poética.

BannerConteudo RecebaDicas
Chão de peixes (autora Lúcia Hiratsuka, editora Pequena Zahar)
Autora: Lúcia Hiratsuka
Editora: Pequena Zahar
Faixa etária: 3 a 12 anos

7. Chão de peixes

Num quintal cheio de possibilidades, as pequenas coisas encantam e inspiram os poemas e as imagens que pintam as páginas deste livro.

Uma das características marcantes das obras de Lúcia Hiratsuka são as memórias narradas para reviver momentos, lugares e pessoas. Neste livro, conhecemos as lembranças da infância da autora no sítio que vivia com a família no interior de São Paulo.

As ilustrações também merecem destaque. Em Chão de peixes, temos a oportunidade de apreciar uma técnica de pintura oriental chamada sumiê — que usa tinta nanquim para criar traços, sem a possibilidade de correções — , com a qual a autora criou as imagens que dividem com o texto as páginas desta obra. Por elas, o livro recebeu o Prêmio Jabuti em 2019 na categoria Ilustração.

Veja também: 5 características marcantes das obras de Lúcia Hiratsuka

Chupim CapaTransparente e1742503986431
Escritor: Itamar Vieira Junior
Ilustradora: Manuela Navas
Editora: Baião
Faixa etária: 6 a 12 anos

8. Chupim

Julim acorda com o chamado de seu pai para ir aos campos de arroz e ajudar a espantar as pragas que consomem a colheita. Ao chegar lá, o menino descobrirá que o que os aguarda são apenas pássaros.

Chupim foi selecionado para a categoria especial, no tema Sustentabilidade, da BRAW Amazing Bookshelf do prêmio Bologna Raggazzi Award de 2025 e também está na lista dos 30 Melhores Livros da Revista Crescer do mesmo ano.

Origem CapaTransparente e1737577461773
Autora: Nat Cardozo
Editora: Livros da Raposa Vermelha
Faixa etária: 6 a 12 anos

9. Origem

Em formato enciclopédico, esta obra reúne informações sobre a cultura, os costumes e os territórios de 22 povos originários espalhados pelo mundo. O livro é uma homenagem a essas comunidades, sua história de luta e resistência, e a todo o conhecimento que carregam consigo.

Cada dupla de páginas é destinada a um povo. Em conjunto com o texto, as ilustrações trazem elementos característicos de cada comunidade desenhados com muita riqueza em rostos infantis. Um lembrete de que todos somos parte da natureza e que ela também faz parte de nós.

Origem, de Nat Cardozo, está entre os 30 Melhores Livros da Revista Crescer de 2025.

Capa DaMinhaJanela Transparente e1738000663787
Escritor: Otávio Júnior
Ilustradora: Vanina Starkoff
Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: 3 a 12 anos

10. da minha janela

Da sua janela, o menino vê a favela, um lugar múltiplo e diverso, cheio de vida e de gente, de cores e movimento, onde os dias têm sol, chuva e um arco-íris de esperança.

Da minha janela, de Otávio Júnior e Vanina Starkoff, recebeu o Prêmio Jabuti como o melhor livro infantil de 2020. O livro também foi selecionado na lista dos 30 Melhores Livros da Revista Crescer do mesmo ano.

11. Eu devia estar na escola

Era dia de ir à escola. Era dia de consulta médica. Era dia de ir ao mercado. Mas, não deu. Naquele dia, também era dia de operação da Polícia Militar.

Eu devia estar na escola é um livro que dá voz a muitas crianças que vivem nas favelas da Maré do Rio de Janeiro e vivenciam a violência das operações policiais que ocorrem na região. Uma obra dolorosa, revoltante e necessária para provocar questionamentos, indignação e adesão à luta por mudanças.

Este livro também foi selecionado pela Revista Crescer como um dos 30 Melhores Livros de 2025.

Veja também: “Eu devia estar na escola”: violência na favela da Maré é relatada por crianças

Originárias (autoras Diversos, organizador Trudruá Dorrico, ilustrador Mauricio Negro, editora Companhia das Letrinhas)
Organização: Trudruá Dorrico
Ilustrador: Mauricio Negro
Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: 6 a 12 anos

12. Originárias: uma antologia feminina de literatura indígena

Esta é a primeira antologia de contos indígenas escrita apenas por mulheres. A obra organizada por Mauricio Negro e Trudruá Dorrico reúne contos tradicionais que trazem um ponto de vista particular, e fazendo convergir as cosmovisões indígenas com a condição da mulher na sociedade.

Originárias: uma antologia feminina de literatura indígena foi premiado como o Melhor Livro de Reconto pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) em 2024.