<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-P57BVBM" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Voltar para página do Clube Quindim
Seleções > Chão de peixes
Imagem 1 da capa do livro Chão de peixes
Ampliar imagem 1 da capa do livro Chão de peixes
Ampliar imagem 2 da capa do livro Chão de peixes
Ampliar imagem 3 da capa do livro Chão de peixes
Ampliar imagem 4 da capa do livro Chão de peixes
Ampliar imagem 5 da capa do livro Chão de peixes

CHÃO DE PEIXES

Texto: Lúcia Hiratsuka

Editora: Pequena Zahar
Que atenção dedicamos aos detalhes que constroem o mundo? Você se permite ver e fazer parte da criação da beleza que nos cerca?

CHÃO DE PEIXES
SINOPSE

Tardes ociosas da infância de Lúcia Hiratsuka no sítio Asashi, no interior de São Paulo, fizeram de sua apreciação da natureza a mais pura poesia. Peixes desenhados na terra transformaram o quintal em mar; uma abóbora pomposa sentiu inveja da simplicidade da berinjela; e uma trilha de formiguinhas carregadas de folhas foram as convidadas de honra para a festa da família.

Poemas de uma delicada beleza sobre as pequenas maravilhas do cotidiano que nos cerca, porém, quase nunca estamos dispostos a perceber, observar e admirar. Já as ilustrações, para além de lindíssimas, são uma incrível oportunidade de apreciar uma técnica de pintura oriental chamada sumiê, com a qual a Lúcia criou as imagens que dividem com o texto as páginas desta obra.

Criada na China, a técnica apresenta traços rápidos, feitos de uma só vez, sem tempo ou desejo de realizar correções. Quando o erro acontece, ou se deixa tudo para trás, partindo em busca de recomeços, ou o erro é abraçado como parte integrante e fundamental do processo e do todo. Exatamente como na vida.

Será que você realmente enxerga aquilo o que está olhando? Quantas vezes nos damos a oportunidade de parar por alguns minutos e observar a natureza ao nosso redor, imaginando e contribuindo com detalhes e histórias para a exuberância da vida em si? Esta é uma oportunidade magnífica para apresentar poesia a nossos filhos e outras crianças, tanto aquela magia contida nas páginas deste livro, quanto a que nos espera todos os dias, do lado de fora dos nossos muros.

INFORMAÇÕES TÉCNICAS
Faixa etária: 3-5, 6-8, 9+
Ano: 2018
País: Brasil
ISBN: 9788566642582
DIMENSÕES E ACABAMENTO
1 cm x 21.1 cm x 24.7 cm
Peso: 345 g
Páginas: 48

COMPETÊNCIAS GERAIS BNCC

Pensamento científico, crítico e criativo, Comunicação, Autoconhecimento e autocuidado, Repertório Cultural

PRÊMIOS

Prêmio Jabuti - Ilustrações, Prêmio Odylo Costa Filho, FNLIJ - Melhor Livro de Poesia

TIPOS DE LEITURA

Para refletir, Para se divertir, Para se emocionar

GÊNEROS

Livro ilustrado, Poesia, Livro sem idade

ASSUNTOS

Solidão, Cotidiano, Infância, Amor, Diferenças, Natureza, Perspectiva, Descoberta, Ponto de vista, Memória, Amadurecimento, Casa, Tempo livre, Saudade, Gato, Beleza, Felicidade, Criança, Silêncio, Pescadores, Desenho, Existência, Fases da vida, Curiosidade, Visão, Liberdade, Lembranças, Mundo interior, Frutas e Flores, Imagem, Aparência, Crescimento, Água, Comparações, Mar, Pássaros, Chuva, Aprendizado, Subjetividade, Siris e caranguejos, Flores, Quintal, Jardim, Tempo, Olhar, Observar, Delicadeza, Sutileza, Esperança, Peixes, Sensibilidade, Sapos e rãs, Investigação, Conhecimento, Contemplação, Coelho, Poesia, Imaginação, Pintura, Cotidiano rural, Verão, Noite e Dia

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O LIVRO

Dobras da Leitura | O chão é o mapa de tudo

Foto do autor Lúcia Hiratsuka
Lúcia Hiratsuka nasceu no interior do estado de São Paulo, em um sítio chamado Asahi próximo à cidade de Duartina. É deste universo caipira com um toque oriental que a escritora e ilustradora retira a inspiração para grande parte de suas histórias que unem, com simplicidade e poesia, a arte da palavra e a narrativa por imagens.Depois de ter recebido uma bolsa de estudos para se aprofundar sobre os e-hons, livros ilustrados japoneses, na Universidade de Educação de Fukuoka, no Japão, em 1988, Lúcia passou a atuar como ilustradora, se dedicando ao longo dos anos ao estudo e à produção de livros para crianças, além de uma novela para jovens leitores. Já foi diversas vezes reconhecida com o Prêmio Jabuti, selos de “Altamente Recomendável” e outras distinções pela FNLIJ, com trabalhos publicados no Brasil e no exterior.
leia mais...