Você pode ajudar os pequenos no processo de alfabetização e letramento em casa com essas atividades!

Quais atividades de alfabetização e letramento você conhece? Se não conhece nenhuma, então acabou de vir ao lugar certo, e se já faz algumas com seu filho, chegou a hora de diversificar ainda mais esse momento tão enriquecedor.

Quanto antes você começar a trabalhar com alfabetização e letramento em sua casa, melhor tende a ser o processo de aprendizagem por parte do pequeno, o que certamente abrirá uma série de possibilidades em sua interação com o mundo, inclusive para a diversão!

Continue a leitura para entender brevemente a definição desses termos, além de conferir uma lista preparada com muito carinho para ajudar seu pequeno nesse processo tão importante.

O que é alfabetização e letramento?

Dicas de atividades de alfabetização e letramento

São conceitos essenciais para o aprendizado da leitura e da escrita, diretamente relacionado ao desenvolvimento das crianças. Porém, embora às vezes sejam usados de maneira intercambiável, cada termo tem o seu próprio significado. Veja só:

  • O que é alfabetização? É a aprendizagem e o domínio do código alfabético, ou seja, quando a criança aprende a decifrar os elementos constituintes da escrita. Com a alfabetização, ela torna-se apta a memorizar o alfabeto, entender as letras, conectar as sílabas e, assim, formar palavras, as quais serão usadas tanto na leitura quanto na escrita.
  • O que é letramento? É a capacidade que resulta da função social da leitura e da escrita. Temos no letramento, portanto, uma definição mais ampla do que na alfabetização, já que ele está relacionado ao entendimento, à interpretação e ao uso da língua em práticas e relações sociais desenvolvidas ao longo da vida.

Com essas definições, vemos que alfabetização e letramento são conceitos interligados, mas que possuem diferenças importantes e, portanto, devem ser abordados estrategicamente para proporcionar um desenvolvimento saudável às crianças.

Justamente por essa relação, é recomendado que a alfabetização e o letramento na educação Infantil sejam abordados de maneira complementar e conjunta. Assim, o desenvolvimento em uma área influenciará positivamente na outra e vice-versa.

Veja também: Alfabetização: 5 fatos curiosos sobre essa etapa do desenvolvimento

Quando começar a incentivar a alfabetização e letramento?

Veja atividades de alfabetização e letramento

Essa deve ser uma dúvida bem comum entre muitos pais e cuidadores, e se você pensou que a resposta seria “o quanto antes”, então acertou. É isso o que mostra o estudo The Sooner, the Better: Early Reading to Children, publicado em 2016.

Ele avaliou as habilidades linguísticas de 104 crianças antes que elas começassem a ir à escola. Seus pais foram questionados em relação à idade que a criança tinha quando leram para ela pela primeira vez, além da frequência com que essas leituras aconteciam.

Quase metade das crianças participaram de leituras antes que tivessem 6 meses de idade.

Além disso, chegou-se à conclusão que a leitura de livros para crianças bem novas contribui significativamente para um ambiente doméstico de alfabetização, além de ajudar no desenvolvimento linguístico dos pequenos.

Então, se já era empírico que ler com uma criança é bastante indicado, a ciência também comprovou isso. Portanto, quanto antes você iniciar as atividades de alfabetização e letramento, melhor!

Veja também: Benefícios da leitura: muito além de aumento de vocabulário

Qual é o melhor material para alfabetização e letramento?

É difícil cravar um único material para alfabetização e letramento como o melhor. Afinal, tudo vai depender das necessidades de aprendizagem de cada pequeno.

Por exemplo, para aqueles que ainda não conhecem bem as letras, vale investir em um quebra-cabeça de letrinhas, em que cada letra só pode ser colocada em seu respectivo espaço. Assim, a assimilação será melhor.

Por outro lado, para aqueles que já conhecem as letras, mas ainda se confundem no momento da leitura, vale investir em cubos de sílabas para a montagem das palavras, por exemplo.

Tendo posto que o melhor material de letramento e alfabetização dependerá de cada criança, algumas sugestões são as seguintes:

  • Varal de letras;
  • Livros infantis de qualidade;
  • Cubos de sílabas;
  • Quebra-cabeça de letras;
  • Atividades impressas e/ou na lousa para aprender a “desenhar” as letras e depois escrever;
  • Brinquedos em geral que podem ser usados para ajudar os pequenos a entender as letras com as quais eles começam. Por exemplo, para uma bola será o “B”, para figurinhas será o “F”, e assim por diante.

Atividades de alfabetização e letramento para fazer em casa com as crianças

Opções de atividades não faltam quando falamos sobre alfabetização e letramento na educação Infantil, e muitas delas podem ser realizadas também em sua casa, o que ainda por cima resultará em um ótimo momento de diversão e estreitamento de laços com seus filhos, netos, sobrinhos e outras crianças.

Uma dúvida bastante comum diz respeito à melhor idade para cada tipo de atividade de alfabetização e letramento. Porém, não existe uma idade ideal para cada uma delas, dado que isso depende da fase que a criança está naquele momento.

Baseado em Emília Ferreiro, psicóloga e pesquisadora argentina que revolucionou o processo da construção do conhecimento da leitura e da escrita no livro “Psicogênese da Língua Escrita” (1979), há quatro fases pelas quais toda criança passa até estar alfabetizada:

  • Pré-silábica: não é capaz de relacionar as letras com os sons da língua falada;
  • Silábica: interpreta a letra atribuindo valor de sílaba a cada uma;
  • Silábico-alfabética: mistura a lógica da fase silábica com a identificação de algumas sílabas, mas ainda não todas;
  • Alfabética: domina o valor das letras e das sílabas.

Considerando essa classificação, sugerimos em cada atividade a fase mínima de alfabetização para que a criança consiga brincar. Lembre-se, porém, que cada pequeno é individual e que, por isso, sua evolução e desempenho podem variar.

1 – Brincadeira de rimar

11 atividades de alfabetizacao e letramento para os pequenos meio1

Fase mínima de alfabetização sugerida: silábico-alfabética.

Aqui, a brincadeira é bem simples: é só falar tudo o que puder com rimas.Você pode recorrer a rimas famosas, como A Bailarina, de Cecília Meireles. Dá só uma olhada em uma parte dela:

“Esta menina
tão pequenina
quer ser bailarina.
Não conhece nem dó nem ré
mas sabe ficar na ponta do pé.
Não conhece nem mi nem fá
mas inclina o corpo pra cá e pra lá.
Não conhece nem lá nem si,
mas fecha os olhos e sorri.”

Cecília Meireles

Para ter mais inspirações, você pode acessar nosso conteúdo com 10 poemas para crianças, que tem essa poesia completa e várias outras opções.

Além disso, você também pode criar rimas sobre o que está fazendo neste momento, como “vou colocar comida para a nossa querida gatinha Margarida” ou “hoje no jantar, comeremos mungunzá com suco de maracujá. Vamos todos nos sentar?”

Deixe a imaginação falar mais alto!

Veja também: 10 poemas para crianças amarem poesia

2 – As coisas lá de fora

11 atividades de alfabetização e letramento para os pequenos

Fase mínima de alfabetização sugerida: pré-silábica.

Fale para o pequeno sobre as coisas que existem fora de casa, como o barulho das folhas ao vento, as luzes dos faróis dos carros, a cantoria dos pássaros ou as pessoas que andam pela calçada indo para o trabalho. Em seguida, peça para a criança fazer alguns sons, como do vento, dos carros e dos pássaros.

3 – Leitura conduzida

11 atividades de alfabetizacao e letramento para os pequenos meio2

Fase mínima de alfabetização sugerida: pré-silábica.

Quando estiver lendo um livro com a criança, peça para ela virar as páginas e falar sobre o que está vendo.

Use o seu dedo para guiar os olhos da criança da esquerda para a direita ao longo da página e, de vez em quando, aponte para algumas palavras ou frases para trazer a elas uma atenção especial.Não sabe qual livro ler com o seu pequeno durante essa atividade? Não se preocupe! O Clube de Leitura Quindim ajuda você selecionando os melhores livros infantis para você e seu filho!

4 – Literatura na vida real

11 atividades de alfabetizacao e letramento para os pequenos meio3

Fase mínima de alfabetização sugerida: pré-silábica.

Uma das atividades de alfabetização e letramento que trazem o maior nível de imersão é essa: basta fazer uma ligação entre as histórias de um livro e o mundo real.

Por exemplo, se você está lendo um livro que se passa na praia, pode levar a criança até uma praia e deixar que ela pegue a areia nas mãos, molhe os pés e sinta a brisa do mar.

Outra sugestão é pedir que ela aponte para os guarda-sóis e as bolas ali na praia, assim como os que aparecem no livro.Quer algumas sugestões? Então leia nosso artigo com 10 livros para a fase de alfabetização.

5 – Recado de aniversário

11 atividades de alfabetizacao e letramento para os pequenos meio4

Fase mínima de alfabetização sugerida: pré-silábica.

Peça para a criança fazer alguns rabiscos ou um desenho em um cartão de aniversário ou em uma cartinha. É uma atividade simples, mas que trará muito carinho a quem receber, além de engajar o pequeno em uma tarefa tão bacana e que pode fazer parte do seu dia a dia no futuro.

6 – Pequeno trovador

atividades de alfabetização e letramento para os pequenos

Fase mínima de alfabetização sugerida: silábica.

Há várias atividades de alfabetização e letramento que passam pelas rimas, e essa é mais uma delas. Agora, porém, a criança será responsável por rimar as palavras.

Você pode perguntar para ela o que rima com “queijo”, “caneta” ou qualquer outra palavra. Então, espere para ver qual será a resposta e a parabenize caso acerte ou ajude-a se não souber como responder.

7 – Passado e futuro

11 atividades de alfabetizacao e letramento para os pequenos meio5

Fase mínima de alfabetização sugerida: silábica.

Fale um pouco sobre o passado com a criança. Você pode perguntar o que ela fez na escola no dia anterior ou qual foi a brincadeira naquela visita à casa da avó no final de semana.

Depois, fale sobre o futuro. Diga a ela o que vocês farão no dia seguinte ou no final de semana, ou mesmo pergunte a ela o que precisa fazer antes de deitar para dormir.

8 – Leitura em conjunto

11 atividades de alfabetizacao e letramento para os pequenos meio6

Fase mínima de alfabetização sugerida: silábica.

Sabe aquele momento delicioso da leitura? Então, você pode ler metade da página e pedir para a criança ler a outra metade – o que acontecerá do jeito dela e de acordo com o que já sabe, é claro.

Além disso, você também pode apontar para algumas palavras durante a sua leitura para que o pequeno as pronuncie. O recomendado é começar com palavras mais simples, com duas ou três letras, como “aí”, “não”, “sim” e “oba”, por exemplo.

Veja também: A importância da leitura para bebês

9 – Misturando letrinhas

Atividades de alfabetização e letramento para crianças

Fase mínima de alfabetização sugerida: silábica.

Pegue algumas letras do alfabeto (podem ser de madeira, metal ou mesmo recortes de papel) e coloque-as em diferentes ordens para produzir vários sons, como em “bola”, “balo”, “loba” e “labo”, por exemplo

Para praticar, comece falando letra por letra e, depois, a palavra que elas formam, como em “b-o-l-a formam a palavra bola”, por exemplo.

Vale começar só com letras maiúsculas. Assim, evita-se confundir a criança sobre dois formatos diferentes para representar a mesma letra.

10 – Ímã de palavras

11 atividades de alfabetizacao e letramento para os pequenos meio7

Fase mínima de alfabetização sugerida: silábico-alfabética.

Compre algumas letras em ímas e deixe-as coladas na geladeira para que a criança possa brincar com elas quando quiser e, assim, formar novas palavras.

Além disso, conforme ela começar a aprender melhor sobre as letras, você pode dar um passo além para a alfabetização e letramento e começar a deixar alguns recados para a criança com as letras. Incentive-a a também fazer o mesmo!

11 – Criando um livreto

11 atividades de alfabetizacao e letramento para os pequenos meio8

Fase mínima de alfabetização sugerida: alfabética.

Nada melhor que fechar a lista das atividades de alfabetização e letramento com uma que gostamos tanto: a criação de um livreto.

É bem simples: basta pedir ao pequeno que escreva uma palavra de um lado da página e um desenho que represente aquela palavra do outro lado. Uma atividade divertida e que estimula a criatividade.

Comece as atividades de alfabetização e letramento o quanto antes!

Comece as atividades de alfabetização e letramento o quanto antes!

Crianças alfabetizadas e letradas conseguem interagir com o mundo de uma forma totalmente diferente, ainda mais completa. É claro que cada fase tem a sua importância e não é necessário correr para que esses processos sejam concluídos nos primeiros meses de vida, mas a introdução é sempre importante.

Para ter acesso aos melhores conteúdos, escolhidos especialmente de acordo com a faixa etária do seu pequeno e entregues no conforto do seu lar, conte com o clube de assinatura infantil do Quindim, seu parceiro literário para todas as horas – inclusive na alfabetização e letramento.

E aí, você já conhecia os significados dessas duas palavras? Tem mais algumas sugestões de atividades de alfabetização e letramento para fazer com os pequenos? Deixe sua opinião nos comentários – ficaremos super felizes com isso.

Assine o melhor clube do livro infantil