Encontrar livros juvenis de qualidade pode ser uma tarefa bem difícil, considerando a grande variedade de opções no mercado. Por isso, o Clube de Leitura Quindim separou uma lista de livros para crianças de 12 anos que vão encantar os pequenos. Aqui, você vai encontrar desde clássicos até livros contemporâneos. Todos foram enviados anteriormente pelo nosso clube de leitura que conta com a melhor curadoria do Brasil, com nomes como Ziraldo, Ana Maria Machado e vários outros. Vamos aos livros?

livros para crianças de 12 anos: a ilha do tesouro
Escritor: Robert Louis Stevenson
Adaptação: Rodrigo Machado
Ilustrador: Lelis
Editora:
FTD

A ilha do tesouro

Você gosta de histórias de piratas? Com um mapa do tesouro, uma ilha deserta e um pirata com perna de pau e seu papagaio? Pois saiba que muitos desses elementos que atribuímos aos piratas nasceram aqui neste clássico da literatura infantil. Em A ilha do tesouro, conhecemos Jim Hawkins, que vive uma aventura após encontrar um mapa que leva ao tesouro do famoso Capitão Flint. No meio de muitas reviravoltas, armadilhas, traições e lutas, acompanhamos o amadurecimento do personagem em sua passagem da infância para a adolescência. Além disso, nos deparamos com vários outros personagens icônicos da literatura juvenil que vão marcar a leitura dessa história eletrizante de piratas. A obra perfeita para os pequenos que amam livros de aventura!

Livros para crianças de 12 anos: meninos da rua paulo
Autor: Ferenc Molnár
Tradutor: Paulo Rónai
Editora: Companhia das Letras

Os meninos da Rua Paulo

A nossa próxima recomendação de livros para crianças de 12 anos tem uma importância histórica. Os meninos da Rua Paulo é um livro húngaro que, além de ter sido escrito por um dos pioneiros na difusão da literatura infantil no país, também retrata o cenário de pré-guerra com tensões vividas na Hungria naquela época. Isso porque o livro se passa em 1907, apenas sete anos antes de estourar a Primeira Guerra Mundial na Europa. E, sim, toda essa tensão pode ser sentida no livro, que conta a história de dois grupos de meninos que disputam o poder de um terreno para brincar. Mas, ao mesmo tempo, a história nos fascina com o heroísmo e a potência da imaginação das crianças que encaram essa disputa da rua com muita criatividade. Por isso, apesar do pano de fundo, essa ainda é uma história muito divertida para se ler junto dos pequenos!

Veja também: livros de aventura. 6 dicas para crianças e jovens

Livros infantis para crianças de 12 anos: michael ende
Autor: Michael Ende
Editora: WMF Martins Fontes

Momo

Talvez você conheça o famoso filme A história sem fim, baseado no livro de mesmo nome, e esta próxima obra da nossa lista de livros para crianças de 12 anos foi escrita pelo mesmo autor deste clássico fascinante. Aqui, conhecemos Momo, uma menina que as pessoas buscam para conversar e falar de seus problemas pois é uma ótima ouvinte. Porém, um dia, homens cinzentos chegam na sua vila e começam a convencer as pessoas a “poupar o tempo”. Mas o tempo pode mesmo ser poupado? É então que somos conduzidos a uma reflexão sobre a era da produtividade em que nos encontramos e sobre o próprio tempo. Embora trate de assuntos complexos e levante reflexões preciosas, Momo ainda traz muita leveza e aventura e promete prender os leitores nessa obra. E aí? Você quer descobrir como Momo derrota os homens cinzentos? Então, vai ter que ler essa obra incrível para descobrir o final!

livros infantis para crianças de 12 anos: konrad
Escritora: Christine Nöstlinger
Ilustrações: Annette Swoboda
Editora: Biruta

Konrad, o menino da lata

Talvez você conheça alguém que encomenda um monte de coisas aleatórias pelos Correios. Esse é o caso da Dona Bartolotti, que compra as coisas mais inusitadas até o dia em que, para a sua surpresa, um dos entregadores lhe traz uma lata. Mas não uma lata qualquer. Essa lata é especial pois, de dentro dela, sai um menino chamado Konrad. Essa é uma obra que levanta reflexões importantes sobre as expectativas que colocamos sobre as crianças e seus comportamentos e vai divertir tanto os pequenos quanto os mais velhos. Então, aproveite e se divirta com essa história peculiar de um menino enlatado.

Livros para crianças de 12 anos amarem ler: livro viagens de gulliver_clube quindim
Escritor: Jonathan Swift
Ilustrações: Thomas Morten
Tradutor: Luís Reyes Gil
Editora: 
Autêntica

Viagens de Gulliver

Em 1726, Jonathan Swift publicou um livro chamado Viagens em Diversos Países Remotos do Mundo em Quatro Partes, por Lemuel Gulliver, a Princípio Cirurgião e, Depois, Capitão de Vários Navios. Nas viagens relatadas, os principais destinos de Gulliver são: Lilliput, Brobdingnag, Laputa, Houyhnhnm. Neste livro, vamos viajar com Gulliver para os dois primeiros destinos. A leitura pode ser feita em capítulos e assim a sua viagem e a de Gulliver pode durar muitos dias, prolongando a curiosidade e a expectativa do leitor!

Veja também: histórias do folclore brasileiro para as crianças conhecerem

Livros infantis para crianças de 12 anos: corda bamba - Lygia Bojunga
Autora: Lygia Bojunga
Editora: Casa Lygia Bojunga

Corda Bamba

Aqui, conhecemos a pequena Maria que vai morar com a sua avó por motivos que o leitor, a principio, desconhece. Conforme a história avança algumas dúvidas começam a surgir como “o que aconteceu com os pais da menina?” ou “como ela foi parar na casa da avó?”. Aos poucos, vamos descobrindo as respostas para todos os nossos questionamentos através das lembranças e viagens interiores que Maria faz e, a cada nova revelação, mais o leitor vai ficando surpreso com as respostas. Uma obra da grande autora Lygia Bojunga que escreveu também o clássico da literatura infantil brasileira A bolsa amarela, uma obra que os pequenos vão amar conhecer.

Livros para crianças de 12 anos: robin hood
Escritor: Louis Rhead
Ilustrações: Daniel Araujo
Tradutora: Tatiana Belinky
Editora: Amarilys

Robin Hood

Robin Hood é considerado um dos personagens mais controversos da literatura mundial. Para alguns, ele é um herói. Para outros, um fora da lei. É essa contradição que traz mais dramaticidade para a história. E, agora, ao ter a oportunidade de conhecê-la, os pequenos vão poder refletir por eles mesmos o que acham desse personagem icônico. A grande aventura se passa na floresta de Sherwood, onde encontramos uma turma de espírito livre, comandada pelo um hábil arqueiro Robin Hood. Além disso, o bando de amigos traz personagens engraçados como João Pequeno, Frei Tuck, Allan Dale e Will Scarlet entre outros moradores do bosque que vão deixar essa história ainda mais inesquecível.

Veja também: existem livros para meninas e meninos? A importância da literatura sem gênero

Livros para crianças de 12 anos: piratas à vista
Escritor: Samir Machado de Machado
Ilustrador: Rafael Coutinho
Editora: FTD

Piratas à vista

A última obra da nossa lista de livros para crianças de 12 anos também falará sobre piratas. Mas com um diferencial: dessa vez, temos uma grande aventura marítima que se passa no Brasil. Aqui, vemos um pouco mais do Brasil colonial, principalmente na região da Baía de Guanabara. E o mais legal é que embora encontremos vários elementos de uma verdadeira aventura pirata e jovens protagonistas cativantes, ainda conseguimos perceber algumas críticas sobre a sociedade da época. Além disso, podemos refletir que talvez, infelizmente, não tenhamos mudado tanto quanto gostaríamos nesses anos que nos separam do Brasil retratado nessa história.

Assine o melhor clube do livro infantil