A importância de ler livros de aventura de qualidade
Uma das maiores qualidades da literatura é sua capacidade de nos transportar para outros mundos e situações. Pelas páginas de livros de aventura, é possível visitar o centro do planeta, explorar outras galáxias, se transformar em um bruxo e conhecer seus maiores heróis. Essa potência da literatura ensina, estimula o vocabulário e desenvolve empatia. É porque acreditamos muito nela que nós, do Clube Quindim, trabalhamos para levar literatura de qualidade para as casas das famílias brasileiras.
Livros de Aventura: dicas do Clube Quindim
Conheça a seguir alguns livros de aventura que vão conquistar crianças e jovens. Todos esses títulos já foram selecionados e enviados às famílias que fazem parte do Clube de Leitura Quindim.
Ilustrador: Bruno Nunes
Editora: FTD
1. o ALFAIATE VALENTE
Nossa primeira dica de livros de aventura conta a história de um alfaiate que não é levado à sério por sua comunidade. Nem mesmo quando ele consegue um feito incrível: matar sete moscas de uma única vez. Cansado de ser ridicularizado pelos vizinhos, o alfaiate decide partir para novas aventuras. Um dia, durante suas tentativas de desbravar o mundo, o homem se depara com um gigante. Será que sua esperteza e valentia serão suficientes para se proteger?
Editora: Zahar
2. Mowgli: os livros da Selva
Os contos do menino lobo vivem até hoje no imaginário cultural de leitores de todo o mundo. Com diversas adaptações cinematográficas, é possível que sua família conheça um pouco sobre as aventuras de Mowgli e seus companheiros. Nesta obra, do autor Rudyard Kipling, os leitores podem conhecer na íntegra todas as histórias já escritas sobre este famoso personagem!
Editora: Companhia das Letras
3. os meninos da Rua Paulo
Este é um best-seller húngaro, publicado em 1907 e conhecido no mundo todo. Trata-se de um livro de aventura que contagia os leitores com seu espírito de união e amizade. Nele, um grupo de garotos defende um pedaço de terra que serve para suas brincadeiras, onde fundam a “sociedade do betume”. Isso até que outro grupo de meninos resolve tomar o “grund” deles e declarar guerra. De um jeito encantador, o livro Os meninos da Rua Paulo trata da passagem para a vida adulta e questiona valores como respeito, cidadania e responsabilidade.
Direto do Instagram: 8 livros infantis para falar sobre política e por que abordar esse assunto com as crianças
Ilustrador: Quentin Blake
Editora: Editora 34
4. o bga – o bom gigante amigo
Um dia, ao levantar da cama no meio da noite para fechar as cortinas, Sofia, que vive em um orfanato, se depara com um gigante! Para sua sorte, era o BGA, ou seja, o bom gigante amigo. Sofia, agora acompanhada do seu novo amigo, tem uma ideia para evitar que os outros gigantes devorem os seres humanos. Será que eles conseguirão colocar o plano em prática?
Nesta história, o autor Roald Dahl narra com seu humor característico as aventuras da menina na Terra dos Gigantes!
Veja também: Roald Dahl: A fantástica fábrica de chocolate e outros livros que as crianças vão amar
Editora: Gaivota
5. Lady Musashi e a ordem dos cavaleiros arcanos
Este livro reúne os principais elementos de uma novela de aventura, no estilo capa e espada. Quando um atentado peculiar ameaça a vida do Rei Luís XIV, a Ordem dos Cavaleiros Arcanos é convocada à pedido do mosqueteiro mais famoso do mundo, D’Artagnan, para desvendar quem está por trás do ataque. Agora, a segurança da corte francesa está nas mãos de um monge, um guerreiro turco, um cavaleiro e uma extraordinária samurai. Será que a Ordem dos Cavaleiros Arcanos terá sucesso em sua nova missão?
Editora: Edições SM
6. os Herdeiros do Lobo
Vô João adora contar histórias para seus netos. Ele disse que aprendeu carpintaria com Gepeto e que fora vizinho de Cinderela. Um dia, um amigo de vô João não retorna suas cartas. Preocupado com o paradeiro do amigo, o homem decide partir para o Brasil em busca de notícias.
Nossa última dica de livros de aventura é uma história repleta de suspense, com múltiplas narrativas que se desdobram na busca por um ente querido que desapareceu sem deixar vestígios. Aposto que você e as crianças vão se surpreender com o desfecho desse mistério!
Procuro livros de aventuras como esses com protagonistas femininas. Li a Pipi Meia-Longa pra minha filha, ela adorou, e ela leu recentemente uma ediçao recontada do mágico de Oz (editora Lafonte, tive que garimpar esse). Recomendam algum outro? inclusive dos que ela pode ler, ela já é quase autônoma tem 5 anos, e estamos com dificuldade de achar livros com conteúdo compativel com a habilidade dela e a idade.
Oi, Alexandre, tudo bem?
Você pode dar uma olhada na nossa lista de livros para leitores autônomos. São livros enviados geralmente para os pequenos de 6 a 8 anos, mas acreditamos que a sua filha iria gostar: https://quindim.com.br/blog/10-livros-fase-de-alfabetizacao/
Todos são livros selecionado pelo nossa equipe de curadoria e enviados para os nossos assinantes. Se quiser conhecer mais sobre o Clube de Leitura Quindim é só acessar o nosso site: https://quindim.com.br/
Abraços
Vendo a capa de ” A Ilha perdia” Me veio a lembrança da minha infancia, dos meus pais e dos meus irmãos. Livro é como perfume, você ao sentir o aroma lhe ativa partes da mente que já estavam esquecidas ha muito tempo. Já o livro “Os meninos da rua Paulo não conhecia” , mas valeu a dica de leitura!