A empatia é uma característica muito importante para o desenvolvimento das crianças e, de todos os tipos de livro, só a literatura de qualidade é capaz de causar esse sentimento em nós. Por isso, o Clube Quindim separou um lista com dicas de livros sobre empatia que as crianças vão amar conhecer.

Livros sobre empatia para crianças de 0 a 2 anos

Livros sobre empatia para crianças: Dino e Saura
Autor: Fernando Vilela
Editora: Brinque-book

Dino e Saura

Na primeira obra da nossa lista de livros sobre empatia, conhecemos um grupo de dinossauros azuis e um grupo de dinossauro vermelhos, todos da mesma espécie. Com essa diferença tão aparente, parecia difícil que esses dinossauros se dessem bem. Mas Dino, vermelho, e Saura, azul, acabam fazendo amizade e descobrem que, apesar de terem cores divergentes, divertem-se muito juntos!

Livros sobre empatia para crianças: elmer o elefante xadrez david mckee wmf
Autor: David McKee
Editora: WMF Martins Fontes

Elmer, o elefante xadrez

Elmer é um elefantinho xadrez muito divertido, até que um dia ele percebe que todos os outros elefantes são cinzas e que ninguém nunca viu um elefante xadrez como ele. Elmer então se sente deslocado, querendo ser igual aos outros elefantes. Mas o que Elmer não sabe é que seus amigos elefantes gostam dele do jeitinho que ele é e vão mostrar pra esse elefante colorido o que é empatia e acolhimento. Se você gostou do Elmer, pode conferir mais livros sobre diversidade para crianças em nosso blog!

Veja também: Livros para falar sobre diversidade com as crianças

Livros sobre empatia para crianças de 3 a 5 anos

Livros sobre empatia para crianças: Capa de Gordon e Tapir
Autor: Sebastian Meschenmoser
Tradutora: Karina Jannini
Editora: WMF Martins Fontes

Gordon e Tapir

Esse é um dos livros sobre empatia que também nos traz reflexões sobre outros temas como tolerância e convivência. Quem nunca teve um amigo completamente diferente de si mesmo? Bem, Gordon e Tapir são exatamente assim. Dois opostos. Um organizado e outro bagunceiro, um mais calmo e o outro festeiro. Mas eles sabem que, para cultivarem essa amizade tão preciosa, precisam ter empatia e tolerância com suas diferenças. Veja como esses dois amigos lidam com suas diferenças de forma madura e delicada. 

Livros sobre empatia: azul vermelho transpareço...
Autora: SeongHye Hwang
Editora: Editora do Brasil

Azul, vermelho, transpareço…

Essa é uma obra que nos mostra que, apesar de todas as nossas diferenças, no fundo todos temos algo em comum: compartilhamos sonhos, desejos e dores. Dessa forma, Azul, vermelho, transpareço… nos ajuda a lembrar que nunca sabemos exatamente que dores o outro vive. Não sabemos que cicatrizes ele carrega. Se quiser saber mais sobre alteridade e empatia, basta conferir nosso blog!

Veja também: O que é alteridade e empatia: quais são as diferenças e como ensinar esses conceitos aos pequenos

Livros sobre empatia para crianças de 6 a 8 anos

Livros sobre empatia para crianças: refugiados - Ilan Brenman e Guilherme Karsten
Escritor: Ilan Brenman
Ilustrador: Guilherme Karsten
Editora: Moderna

Refugiados

Refugiados é um livro-imagem que narra a história do mundo focando nas grandes ondas migratórias pelas quais a humanidade passou. Pois se você acha que apenas países da África e da América Latina sofreram emigração em massa, Refugiados nos faz refletir sobre isso. Inglaterra, Alemanha, Polônia, Turquia, todos esses países já passaram por guerras e momentos difíceis que fizeram seus cidadãos fugirem por refúgio. Uma obra que pode trazer um debate sobre refugiados com os pequenos e até pode nos ajudar a repensar opiniões muitas vezes equivocadas que formamos sobre pessoas em situação de refúgio.

Livros sobre empatia para crianças: Bicos quebrados (escritor Nathaniel Lachenmeyer, ilustrador Robert Ingpen, editora Global)
Escritor: Nathaniel Lachenmeyer
Ilustrador: Robert Ingpen
Editora: Global

Bicos quebrados

Bicos quebrados é um dos livros sobre empatia que mais vai nos emocionar. Aqui conhecemos um pequeno pardal cujo bico se quebra. É então que a vida se torna difícil para o passarinho e cada refeição é uma batalha perdida. O pardal não consegue competir por alimento com tantos outros bichos com seus bicos inteiros. É então que o pequeno pardal, já quase sem esperanças, desperta a empatia de alguém e uma amizade inesperada aparece. É impossível não se emocionar com a relação entre um pardal e um homem que nos mostra a importância do acolhimento.

Veja também: A importância da amizade de infância para o desenvolvimento infantil

Livros sobre empatia para crianças de 9 a 12 anos

Livros sobre empatia para crianças: Corda bamba (autora Lygia Bojunga, editora Casa Lygia Bojunga)
Autora: Lygia Bojunga
Editora: Casa Lygia Bojunga

Corda bamba

Nesta obra escrita por Lygia Bojunga, uma das autoras brasileiras mais premiadas, conhecemos a história de Maria, uma menina que cresceu no circo e acabou de perder os pais. É então que a garota passa a morar com a avó. Só tem um pequeno problema: a menina não se lembra exatamente do que aconteceu com os seus pais nem de outros fragmentos de memória importantes. Então, o leitor vai acompanhar a história dessa menina quieta e introvertida, mas que nos desperta empatia à medida que conhecemos sua história e recordamos, junto dela, momentos preciosos de seu passado. Um belo livro sobre empatia para compartilhar com os pequenos.

Livros sobre empatia para crianças: Dois meninos de kakuma
Autora: Marie Ange Bordas
Editora: Pulo do Gato

Dois meninos de Kakuma

Nesta obra, vamos acompanhar as experiências e vivências de dois meninos no campo de refugiados de Kakuma. Por que há refugiados? Que consequências o isolamento de pessoas em situação de refúgio pode trazer? Esse livro nos apresenta de dois meninos que vivem nesse campo e conhecemos seus sonhos, suas histórias, criadas a partir da experiência da autora nesse campo de refugiados. Uma obra que quebra estereótipos sobre pessoas que buscam asilo e nos aproxima de suas vivências.