8 livros sobre empatia para crianças

A empatia é uma característica muito importante para o desenvolvimento das crianças e, de todos os tipos de livro, só a literatura de qualidade é capaz de causar esse sentimento em nós. Por isso, o Clube Quindim separou um lista com dicas de livros sobre empatia que as crianças vão amar conhecer.
Livros sobre empatia para crianças de 0 a 2 anos

Editora: Brinque-book
Dino e Saura
Na primeira obra da nossa lista de livros sobre empatia, conhecemos um grupo de dinossauros azuis e um grupo de dinossauro vermelhos, todos da mesma espécie. Com essa diferença tão aparente, parecia difícil que esses dinossauros se dessem bem. Mas Dino, vermelho, e Saura, azul, acabam fazendo amizade e descobrem que, apesar de terem cores divergentes, divertem-se muito juntos!

Editora: WMF Martins Fontes
Elmer, o elefante xadrez
Elmer é um elefantinho xadrez muito divertido, até que um dia ele percebe que todos os outros elefantes são cinzas e que ninguém nunca viu um elefante xadrez como ele. Elmer então se sente deslocado, querendo ser igual aos outros elefantes. Mas o que Elmer não sabe é que seus amigos elefantes gostam dele do jeitinho que ele é e vão mostrar pra esse elefante colorido o que é empatia e acolhimento. Se você gostou do Elmer, pode conferir mais livros sobre diversidade para crianças em nosso blog!
Veja também!
Livros para falar sobre diversidade com as crianças
Livros sobre empatia para crianças de 3 a 5 anos

Tradutora: Karina Jannini
Editora: WMF Martins Fontes
Gordon e Tapir
Esse é um dos livros sobre empatia que também nos traz reflexões sobre outros temas como tolerância e convivência. Quem nunca teve um amigo completamente diferente de si mesmo? Bem, Gordon e Tapir são exatamente assim. Dois opostos. Um organizado e outro bagunceiro, um mais calmo e o outro festeiro. Mas eles sabem que, para cultivarem essa amizade tão preciosa, precisam ter empatia e tolerância com suas diferenças. Veja como esses dois amigos lidam com suas diferenças de forma madura e delicada.

Editora: Editora do Brasil
Azul, vermelho, transpareço...
Essa é uma obra que nos mostra que, apesar de todas as nossas diferenças, no fundo todos temos algo em comum: compartilhamos sonhos, desejos e dores. Dessa forma, Azul, vermelho, transpareço… nos ajuda a lembrar que nunca sabemos exatamente que dores o outro vive. Não sabemos que cicatrizes ele carrega. Se quiser saber mais sobre alteridade e empatia, basta conferir nosso blog!
Veja também!
O que é Alteridade e empatia: quais são as diferenças e como ensinar esses conceitos aos pequenos
Livros sobre empatia para crianças de 6 a 8 anos

Ilustrador: Guilherme Karsten
Editora: Moderna
Refugiados
Refugiados é um livro-imagem que narra a história do mundo focando nas grandes ondas migratórias pelas quais a humanidade passou. Pois se você acha que apenas países da África e da América Latina sofreram emigração em massa, Refugiados nos faz refletir sobre isso. Inglaterra, Alemanha, Polônia, Turquia, todos esses países já passaram por guerras e momentos difíceis que fizeram seus cidadãos fugirem por refúgio. Uma obra que pode trazer um debate sobre refugiados com os pequenos e até pode nos ajudar a repensar opiniões muitas vezes equivocadas que formamos sobre pessoas em situação de refúgio.

Ilustrador: Robert Ingpen
Editora: Global
Bicos quebrados
Bicos quebrados é um dos livros sobre empatia que mais vai nos emocionar. Aqui conhecemos um pequeno pardal cujo bico se quebra. É então que a vida se torna difícil para o passarinho e cada refeição é uma batalha perdida. O pardal não consegue competir por alimento com tantos outros bichos com seus bicos inteiros. É então que o pequeno pardal, já quase sem esperanças, desperta a empatia de alguém e uma amizade inesperada aparece. É impossível não se emocionar com a relação entre um pardal e um homem que nos mostra a importância do acolhimento.
Veja também!
A importância da amizade de infância para o desenvolvimento infantil
Livros sobre empatia para crianças de 9 a 12 anos

Editora: Casa Lygia Bojunga
Corda bamba
Nesta obra escrita por Lygia Bojunga, uma das autoras brasileiras mais premiadas, conhecemos a história de Maria, uma menina que cresceu no circo e acabou de perder os pais. É então que a garota passa a morar com a avó. Só tem um pequeno problema: a menina não se lembra exatamente do que aconteceu com os seus pais nem de outros fragmentos de memória importantes. Então, o leitor vai acompanhar a história dessa menina quieta e introvertida, mas que nos desperta empatia à medida que conhecemos sua história e recordamos, junto dela, momentos preciosos de seu passado. Um belo livro sobre empatia para compartilhar com os pequenos.

Editora: Pulo do Gato
Dois meninos de Kakuma
Nesta obra, vamos acompanhar as experiências e vivências de dois meninos no campo de refugiados de Kakuma. Por que há refugiados? Que consequências o isolamento de pessoas em situação de refúgio pode trazer? Esse livro nos apresenta de dois meninos que vivem nesse campo e conhecemos seus sonhos, suas histórias, criadas a partir da experiência da autora nesse campo de refugiados. Uma obra que quebra estereótipos sobre pessoas que buscam asilo e nos aproxima de suas vivências.