8 livros infantis com avós para ler com as crianças

Dia 26 de julho é dia dos avós e, para comemorar essa data especial, o Clube de Leitura Quindim separou uma lista de livros com avós que vão encantar toda a família ao falar dessa relação tão única e maravilhosa entre avós e netos.

Livros infantis com avós: o pai da mamãe odilon moraes
Escritora: Cristiana Gomes
Ilustrador: Odilon Moraes
Editora: Caixote
Faixa etária: 0 a 2 anos

O pai da mamãe

Será que o seu pequeno sabe que os avós dele são os pais da mamãe e do papai? Bem, a menina desse livro ainda não sabe. E ainda acha o pai da mamãe muito diferente do seu avô. A mãe conta que o pai era um homem que trabalhava muito e não tinha tempo para diversão. Mas seu avô é o oposto disso: superdivertido, com tempo para acompanhar a pequena à praia e brincar com ela. Imagina a surpresa dela ao descobrir que o seu avô é o pai das histórias que a mamãe conta! Essa é uma obra que vai divertir e emocionar ao mesmo tempo ao nos mostrar o carinho desse avô pela sua neta.

Livros infantis com avós: brisa na janela elma
Autora: Elma
Editora: Cortez
Faixa etária: 3 a 5 anos

Brisa na janela

Quando a gente fala “organizar as ideias”, em geral associamos essa atividade à palavra. Há porém outros modos de pensar. Pensar – e se comunicar – através da imagem é como Brisa, personagem deste livro ilustrado, organiza suas ideias. E, quando a pequena Brisa se depara com o desafio de desenhar algo abstrato e sem forma como o vento, é a sua avó que a ajuda nesse processo artístico. A relação entre neta e avó é permeada pelo afeto que se reflete em como Brisa se sente à vontade para soltar a imaginação na casa da senhorinha que a apoia em todas as suas empreitadas artísticas. Mas e aí? Será que a Brisa vai descobrir como se desenha o vento? 

Livros infantis com avós: o meu avo
Autora: Catarina Sobral
Editora: WMF Martins Fontes
Faixa etária: 6 a 8 anos

O meu avô

Aqui, vamos conhecer dois personagens cujos caminhos se cruzam diariamente, mas têm rotinas muito diferentes. Um é o Dr. Sebastião que está sempre correndo, olhando o relógio e concentrado no trabalho ou na próxima tarefa. O outro é o avô do protagonista que aproveita seu tempo com qualidade e calma dando valor às pequena coisas. Uma obra que levanta um reflexão muito importante, afinal, nesta era da produtividade, atividades que não tenham a finalidade de “produzir” algo, de atingir uma meta, podem nos parecer perda de tempo. 

Livros infantis com avós: Madalena dicas de livros para presente
Autora: Natália Gregorini
Editora: Livros da Matriz
Faixa etária: 6 a 8 anos

Madalena

Neste livro, conhecemos Madalena e sua neta. Juntas, elas passam os dias observando o mundo. Uma história de memórias, hábitos e tradições que ficam impressas na gente. Este é um dos livros infantis com avós que mais emociona ao nos mostrar, através da ilustração, como avó e neta vão deixando suas marcas uma na outra e como essa relação de afeto se estende através de memórias que carregaremos a vida inteira. 

Livros infantis com avós: capa do livro Bisa Bia, Bisa Bel - obras da Ana Maria Machado
Escritora: Ana Maria Machado
Ilustradora: Mariana Newlands
Editora: Salamandra
Faixa etária: 6 a 8 anos

Bisa Bia, Bisa Bel

Um dos livros da Ana Maria Machado que se tornou um clássico da literatura infantil. Aqui, temos a mistura de fantasia com realidade, pois a menina Isabel vivencia diálogos imaginários com sua bisa Bia e sua neta Beta e dessa forma acaba descobrindo um pouco mais de si mesma. Durante a convivência dessas três gerações de mulheres, percebemos as mudanças que ocorreram dos tempos da bisa Bia e as que acontecerão no tempo na neta Beta. Uma obra incrível para refletir sobre família e mudanças geracionais, além de nos encantar com a bisa Bia e a própria Isabel que assume a função de bisa Bel com a sua neta.

Você também pode gostar de: Menina bonita do laço de fita e outros livros da Ana Maria Machado que você precisa conhecer

Livros infantis com avós: As bruxas roald dahl
Escritor: Roald Dahl
Ilustrações: Quentin Blake
Editora: WMF Martins Fontes
Faixa etária: 9 a 12 anos

As bruxas

Esse é outro dos livros infantis com avós que também é um clássico. Nesta história, o protagonista perde os pais e passa a morar com a avó muito peculiar. Peculiar porque a velhinha é uma caçadora de bruxas. O pequeno não acredita muito nisso no começo, mas, conforme o tempo passa, ele descobre que era tudo verdade. E o pior: as bruxas resolveram fazer sua convenção anual justo no hotel em que ele está passando as férias. Acompanhe as aventuras de avó e neto em sua jornada para derrotar de uma vez por todas as bruxas da Grã-Bretanha.

Livros infantis com avós: A reforma da natureza Monteiro lobato
Autor: Monteiro Lobato
Editora: Biblioteca Azul
Faixa etária: 9 a 12 anos

A reforma da natureza

Chegamos então a uma das avós mais amadas da literatura infantil: Dona Benta. Aqui, a senhorinha e Tia Nastácia são convocados para resolver os conflitos pós-segunda guerra mundial. Assim todo o Sítio do Pica-Pau Amarelo parte rumo ao continente Europeu enquanto Emília se dedica à tarefa de reformar a natureza. O resultado dessa aventura? Você vai ter que conferir lendo esse clássico de Monteiro Lobato.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!


ESTES ARTIGOS PODEM SER DO SEU INTERESSE

A importância da bibliodiversidade na formação do leitor

A importância da bibliodiversidade na formação do leitor: Por que ter livros diversos em casa?

histórias em quadrinhos para crianças

Histórias em quadrinhos para crianças: conheça sua origem e os benefícios para os pequenos que leem gibis

7 DICAS PARA DESPERTAR A PAIXÃO POR LIVROS NAS CRIANÇAS QUE NÃO GOSTAM DE LER

7 dicas para despertar a paixão por livros nas crianças que não gostam de ler

Qual a importância da arte

Qual a importância da arte? Entenda melhor como as manifestações artísticas são fundamentais para a sociedade e passe isso aos seus filhos

Como ler um livro de imagem ou como ler um livro infantil só com imagens

8 livros infantis com avós para ler com as crianças

Ensinar ações sustentáveis às crianças para melhorar o mundo

Como ensinar ações sustentáveis às crianças para melhorar o mundo