Histórias de suspense fascinam as crianças na mesma medida em que arrebatam os adultos. Somos atraídos pelo terror, pelo mistério e, principalmente, pela catarse que proporcionam. Afinal, o medo é apenas mais uma das emoções que nos compõem, assim como a felicidade, a raiva, a tristeza, e, como tal, não é inerentemente ruim, ainda que possa ser difícil de lidar.
Ao assistir filmes ou ler livros de suspense assustadores, os pequenos estão extravasando esses medos e aprendendo a processá-los em contextos seguros e de acolhimento, com a família.
É claro que sempre precisamos estar atentos aos conteúdos dessas obras e entender quando nossos filhos não estão aproveitando a experiência – o acolhimento não precisa suceder o trauma –, mas censurar essas histórias e ter receio do seu filho sentir medo também não é a melhor resposta.
Por isso, separamos 8 livros de suspense já enviados para a Família Quindim para ler com as crianças no Halloween!
livros de suspense para ler com as crianças de 0 a 2 anos
1. Bruxa, bruxa, venha à minha festa
Um dos livros de suspense mais queridos, esta obra traz personagens que costumam permear o imaginário da infância na posição de vilões, como bruxas, duendes, espantalhos, lobos etc., aqui são os convidados da festa!
Com uma estrutura que faz uso de repetição e ilustrações que contribuem para a atmosfera assustadora, Arden Druce e Pat Ludlow nos ajudam a enfrentar e elaborar o sentimento de medo com as crianças.
2. Se eu abrir esta porta agora
“Se eu abrir esta porta agora… um monstro terrível pode estar me esperando do outro lado”, imagina o personagem desse livro de suspense maravilhoso de Alexandre Rampazo. Aqui, vivendo sentimentos de medo e ansiedade, um menino imagina o que estaria por trás da porta diante dele.
O livro compõe a lista dos 30 melhores livros infantis de 2019 da Revista Crescer e foi laureado com o selo de Altamente Recomendável em duas categorias da FNLIJ no mesmo ano.
livros de suspense para ler com as crianças de 3 a 5 anos
3. Olhe pela janela
Como você vê o mundo? Será que os recortes que a sua janela revela representam a realidade? Neste livro de Katerina Gorelik, um lobo assustador pode ser, na verdade, somente um lobo leitor, enquanto uma senhora simpática pode ser uma bruxa terrível.
Página a página, janela a janela, descobrimos durante a leitura que aparências enganam e que, muitas vezes, o medo também é somente uma questão de perspectiva.
Direto do Instagram: Por que sentir medo pode ser positivo?
4. Tenho medo
Quando apagamos as luzes e descansamos a cabeça no travesseiro, são muitos os medos que podem aparecer. Mas, e se os monstros que tanto nos colocam temor na verdade também sentirem medo?
Nesse livro de Ivar da Coll entendemos a importância do acolhimento nos momentos que sentimentos pavor. Muitas vezes, saber que não estamos sozinhos diante de uma situação nos dá forças para enfrentá-la.
livros de suspense para ler com as crianças de 6 a 8 anos
5. Museu
Após seu carro quebrar na estrada, um motorista sobe a colina para buscar ajuda em um museu, mas o que a misteriosa casa esconde?
Sem nenhuma palavra, este livro-imagem constrói uma atmosfera macabra muito potente, em que o suspense apenas se intensifica a cada página. Para poder escapar, é preciso estar atento aos detalhes e não perder os quadros de vista! Um dos melhores livros de suspense para crianças na faixa dos 6 a 8 anos.
6. Sete histórias para sacudir o esqueleto
A nossa cultura popular é repleta de camadas, muitas das quais podem causar o medo. Mas, em Sete histórias para sacudir o esqueleto, essas histórias compiladas da memória familiar da autora aparecem de forma divertida e leve.
Aqui, Angela Lago constrói uma atmosfera de suspense apenas para quebrá-la com um desfecho cômico, assim, desconstruindo os possíveis medos que o leitor possa sentir.
livros de suspense para ler com as crianças de 9 a 12 anos
7. A loira do banheiro e outras assombrações do folclore brasileiro
Tal como os contos de fadas, as lendas folclóricas são repletas de camadas e transmitem conhecimentos de um povo. Muitos desses mitos populares são os chamados “contos de advertência”, que buscam alertar sobre perigos que você virá a enfrentar em algum momento.
A Loira do Banheiro, por exemplo, lembra-nos do mito de Narciso e tenta nos afastar da vaidade exacerbada. Nesta adaptação, a lenda nos fala sobre a perspectiva negativa que muitas vezes temos de nossa vida e, através de elementos horripilantes, nos ajuda a superá-la.
8. As Bruxas
O imaginário popular tem muito a dizer sobre as bruxas. Às vezes, elas usam chapéu pontudo e roupas pretas; às vezes, usam varinha, voam em vassouras ou então preparam poções terríveis em seus grandes caldeirões. Mas como será uma bruxa de verdade?
Este clássico de Roald Dahl conta a história cheia de aventura e suspense de um menino que, junto de sua avó, tem de enfrentar terríveis bruxas para proteger as crianças de toda a Inglaterra.