A cada ano que passa o Halloween parece estar se tornando mais popular no Brasil. Se há alguns anos a celebração estava presente quase somente em cursinhos de inglês, agora várias famílias e escolas entraram na brincadeira também! Afinal, com doces e guloseimas de todos os tipos e para todos os gostos, e muita diversão, não é surpresa nenhuma que a data esteja conquistando as crianças – e os adultos também!

Para ajudar a animar a sua festa, seja em casa, no prédio, na rua ou na escola, preparamos uma lista com 10 atividades e brincadeiras de Halloween fáceis e divertidas de fazer, para sua família curtir esse dia sem sustos! Ou seria com sustos?

10 atividades e brincadeiras de Halloween para fazer em casa ou na escola meio6

Organizando uma festa de Halloween com as crianças

Organizar uma tarde ou noite de Halloween com as crianças pode ser muito divertido. Que tal começar pensando na decoração? Além das clássicas teias de areia nos cantinhos das paredes, que podem ser improvisadas com algodão, você pode convocar os pequenos para um concurso de desenhos assustadores que farão parte da decoração da festa. Assim, a brincadeira começa antes mesmo de a festa ter início!

Outra coisa que também é muito importante no Halloween é o cardápio. Afinal, quem nunca ouviu aquela frase nos filmes em inglês que dizia “treat or trick”, ou seja, doces ou travessuras?

É bem verdade que costuma existir uma expectativa das crianças em torno do consumo de balas, chocolates e pirulitos nesta data. Mas se as suas crianças não comem açúcar, não se preocupe! Você pode investir em frutas e doces naturais, ou mesmo manter os lanchinhos que são oferecidos nos dias comuns, mas capriche na apresentação para dar a eles uma “cara” diferente.

Pensando nas atividades e brincadeiras, as possibilidades são muitas! Para ajudar você a escolher aquelas que mais combinam com a sua turminha, confira a seleção que fizemos!

1. Pegar maçãs com a boca

10 atividades e brincadeiras de Halloween para fazer em casa ou na escola meio1 1

Essa brincadeira é muito fácil de fazer e sempre rende boas risadas. Em uma bacia com água, coloque maçãs com o cabinho, já limpas e higienizadas. Em um determinado período de tempo, que pode variar de acordo com a idade das crianças, quem pegar mais maçãs será o grande vencedor! Prefira fazer essa brincadeira com crianças maiores, e mantenha sempre a supervisão. Crianças nunca devem ser deixadas sozinhas com água, por menor que seja a quantidade, para evitar risco de afogamento.

2. Desafio arrepiante

Escreva desafios divertidos em pequenos pedaços de papel, dobre e coloque em um saquinho para as crianças sortearem. Para a brincadeira ficar mais legal, você pode pegar uma pequena caixa de sapatos, fazer uma decoração temática, e colocar os pedacinhos de papel dobrados lá dentro.

Algumas dicas de desafio são: andar imitando um zumbi, fazer de conta que é um vampiro, tentar andar como uma múmia, e por aí vai. Solte a imaginação!

3. Verruga da bruxa

10 atividades e brincadeiras de Halloween para fazer em casa ou na escola meio2

Em um pedaço grande de papel, como uma cartolina ou uma folha de papel pardo, faça o desenho de uma bruxa bem caprichada. Não esqueça de colocar o chapéu pontudo e o nariz bem comprido. Em seguida, dê para cada criança uma bolinha de massinha, que vai fazer as vezes de verruga. Peça que fechem os olhos e que tentem, uma por vez, colocar a verruga no nariz da bruxa.

4. Concurso de fantasias

Diferentemente do que muita gente ainda imagina, as fantasias usadas pelas crianças no Dia das Bruxas não precisam ser assustadoras. Pelo contrário! O Halloween é uma oportunidade para brincar e ser alguém que você admira. Por isso, que tal convidar as crianças para um concurso de fantasias? Além do desfile para que todos possam ver os adereços e detalhes de cada roupa, vale a pena fazer uma disputa final no estilo dança das cadeiras. É sempre muito divertido ver princesas, heróis, monstros e fantasmas correndo de um lado para o outro!

10 atividades e brincadeiras de Halloween para fazer em casa ou na escola meio3

5. Qual será a quantidade?

Pegue uma bacia, um chapéu ou até uma abóbora típica de Halloween e encha com doces, balas, pirulitos ou outros objetos pequenos, como bolinha. O desafio é adivinhar qual a quantidade de itens que está no recipiente, e quem acertar – ou chegar mais perto do número exato – é o vencedor!

6. Enrolando a múmia

Para essa brincadeira as crianças vão precisar formar duplas. Cada uma deve receber um rolo de papel higiênico ou tiras de papel crepom enroladas em um canudinho de papel. Quando for dado o sinal, uma das crianças precisa enrolar sua dupla o mais rápido que puder, criando uma bela múmia! Quem terminar primeiro será o vencedor.

7. Alimente o monstro

Sabe aquela brincadeira típica das festas juninas chamada Boca do Palhaço? Essa é bem parecida! A diferença é que, em vez da carinha do palhaço, você deverá desenhar um monstro bem legal em uma folha grande de papel. Faça um corte onde fica a boca do monstro, e depois prenda um saco grande na parte de trás. O objetivo é acertar o máximo de bolinhas na boca do monstro, para que ele fique satisfeito e não queira comer nenhuma criança!

8. Ler livros assustadores no escuro

10 atividades e brincadeiras de Halloween para fazer em casa ou na escola meio4

Para quem ama literatura e também Halloween, os livros com histórias assustadoras são uma ótima pedida. Você pode ler com todas as luzes apagadas, usando apenas uma lanterna, enquanto fica com as crianças embaixo de um lençol. Se forem várias crianças, vale fazer um círculo, como se fosse ao redor de uma fogueira de acampamento.

9. Bingo

10 atividades e brincadeiras de Halloween para fazer em casa ou na escola meio5

O jogo do bingo é um clássico das festas e pode ser uma ótima ideia de brincadeira de Halloween. Para isso, basta que os desenhos da cartela representem os monstros típicos da data, como bruxas, fantasmas, abóboras, morcegos e muito mais. Assim, até mesmo as crianças que ainda não aprenderam a ler podem participar e se divertir muito!

10. Jogo da abóbora

Pegue vários balões de aniversário da cor laranja. Dentro de alguns deles, coloque balas e pirulitos, e deixe outros vazios. Encha os balões e prenda-os na parede, formando uma grande e bela abóbora. Cada criança poderá estourar um balão e ver o que recebe de prêmio! Se preferir, os doces podem ser substituídos por pequenos brinquedos. Apenas garanta que as crianças estejam sendo supervisionadas para evitar engasgos, combinado? Esse não é o tipo de susto que queremos levar nessa data!

As origens do Halloween

O Halloween é uma data muito esperada nos países de língua inglesa, como os Estados Unidos, o Canadá, a Inglaterra e a Irlanda e, como muitos outros costumes, acabou se espalhando para outros países ao redor do mundo.

Assine o Clube de Leitura Quindim

Sua origem data de mais de 3 mil anos, com surgimento entre os povos celtas. Naquela época, eles celebravam as colheitas e o fim do verão, e acreditavam que seres sobrenaturais passeavam pela terra. Para manter o equilíbrio e a harmonia entre todos, se fantasiavam e ofereciam doces a quem pedisse.

Você sabia? No Brasil, o Halloween é celebrado no Dia do Saci, um dos mais importantes personagens do folclore brasileiro, que conta com algumas versões diferentes para explicar sua origem.

Ainda que mude um ou outro detalhe, as versões mais conhecidas dizem que o Saci vive nas florestas, gosta muito de fazer bagunça e traquinagem, deixa um redemoinho de vento por onde passa porque está sempre apressado, e vive pregando peças e dando sustos nas pessoas. Tudo a ver com Halloween, não é mesmo?

Estante Quindim

Conheça 3 histórias assustadoras para ler com as crianças:

Tenho medo (autor Ivar da Coll, tradutora Dolores Prades, editora Livros da Matriz)
Tenho medo, de Ivar da Coll
Livros para trabalhar na educação infantil. Leitura silenciosa
O aniversário de Tiltapes, de Christina Dias
Frritt-flacc (escritor Júlio Verne, ilustrador Alexandre Camanho, editora Pulo do Gato)
Frritt-Flacc, de Júlio Verne