De maneira muito leve e divertida, o livro-álbum de Katerina Gorelik traz a questão do ponto de vista ou conhecimento parcial que possuímos frente a tudo o que nos rodeia, ah, principalmente a nossa vizinhança. As páginas trazem pequenas janelas recortadas, de maneira que é possível ver apenas parte do interior das casas. Quando viramos a página... a surpresa é revelada!
As ilustrações da autora, com traços que podem ser considerados assustadores por alguns de nossos pequenos, carreiam outro tema importante na infância: o medo. Como lidar com ele e com o fato de que nem tudo é o que parece ser? As aparências enganam e é saudável conversar também sobre isso com as crianças.
Todos nós interpretamos a realidade à nossa própria maneira. Isso acontece com base em uma série de fatores, que vão desde a educação que recebemos, a criação que tivemos de nossos pais e outras pessoas do nosso convívio, até nossas oportunidades e dificuldades, tudo que afinal integra nossa personalidade. Esse repertório influencia na leitura que fazemos do mundo e, por isso mesmo, torna-se fácil sermos levados ou confundidos por estereótipos.
Enfim, o que você vê através de sua janela? Será que as histórias que atribuímos às demais pessoas são exatamente como imaginamos?