CONHEÇA 4 sugestões de desenho animado para bebê para curtir com os seus pequenos!

Os desenhos e filmes infantis podem ser divertidos passatempos para as crianças. Os estímulos das produções audiovisuais apresentam um mundo de imagens, cores e sons aos pequenos e podem estimular reflexões interessantes.

Desenho animado para bebê assistir. Mãe e bebê se divertindo assistindo a um desenho no computador

É mais comum vermos crianças um pouco maiores assistindo TV, mas também há desenho animado para bebê que são boas opções de entretenimento.

As gerações mais recentes já nasceram imersas em tecnologia. Por isso, quando não é possível evitar as telas, é interessante usá-las de maneira inteligente para os bebês.

Sendo assim, aqui você vai conhecer sugestões de desenhos animados para bebês de cada faixa etária.

Assine o Clube de Leitura Quindim

Prós e contras do desenho animado para bebê

Desenho animado para bebê. Mãe e bebê no sofá assistindo tv

Ao mesmo tempo que desenhos animados entregam momentos de diversão aos pequenos, eles são considerados prejudiciais até os 2 anos de idade, pois a Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que crianças até essa idade não tenham qualquer acesso a telas.

Mas, para a American Academy of Pediatrics (AAP), o ideal é que os pequenos não fiquem mais do que 2 horas assistindo a conteúdos educativos — e esses programas sempre devem ser adequados à faixa etária.

Um estudo de março de 2021, intitulado “Fatores determinantes no tempo de tela de crianças na primeira infância” aponta exatamente os riscos de expor as crianças a longos períodos assistindo a programas infantis. Entre os perigos estão o comportamento sedentário, problemas metabólicos e até o risco de desenvolver problemas cardiovasculares.

Além disso, o estudo revela outros riscos, como:

  • Obesidade infantil;
  • Aumento da pressão arterial;
  • Problemas relacionados à saúde mental das crianças;
  • Diminuição da interação com familiares e outras crianças;
  • Exposição a conteúdos impróprios;
  • Irritabilidade e estresse;
  • Debilidade na capacidade crítica e criativa;
  • Baixa tolerância a frustrações;
  • Atrasos no desenvolvimento da linguagem e na coordenação motora fina.

Porém, esses perigos estão associados a um tempo de exposição às telas superior a 2 horas diárias. Portanto, o problema é o excesso de telas. Afinal, crianças precisam brincar, interagir com outras pessoas, ter contato com a natureza e realizar outras atividades para o desenvolvimento do bebê.

Veja também: 10 filmes de comédia infantil para assistir com toda a família

Desenhos animados para bebês de 6 meses

Confira alguns desenhos que são indicados para bebês a partir dos 6 meses.

1 – CocoMelon

CocoMelon é a história de uma família que tem 3 crianças, cada uma com uma idade diferente, e elas cantam cantigas infantis. São canções tradicionais e também outras que são criadas por elas próprias. A animação tem cores contrastantes, o que ajuda o bebê a identificar as formas do desenho.

Veja também: Desfralde noturno. Quando começar e quando fazer

2 – Galinha Pintadinha

Desenho animado para bebê. Assistir galinha pintadinha

A Galinha Pintadinha é um sucesso absoluto entre as crianças. Criado em 2006, o programa não tinha a pretensão de ser algo grandioso, mas se tornou um fenômeno entre a criançada. A popularidade do desenho não é à toa, pois a turma faz versões de músicas brasileiras bem conhecidas pelo público.

Essas canções são famosas e fizeram parte da infância de gerações e com certeza você as conhece! A Galinha Pintadinha tem músicas como “Se Essa Rua Fosse Minha”, “Marcha Soldado”, “A Barata” e até uma nova versão modificada de ”Atirei o pau no gato”, em que não há maltrato ao gatinho.

Veja também: Assine a nossa newsletter e receba dicas exclusivas sobre desenvolvimento infantil e educação

Desenho animado para crianças de 1 ano

Veja a sugestão para crianças dessa idade!

3 – Mundo Bita

Desenho animado para bebê

“Bom dia! O sol já nasceu lá na fazendinha, acorda o bezerro e a vaquinha”, com toda certeza você já ouviu esses versos — se não uma, talvez dezenas e até centenas de vezes. O Mundo Bita é outro fenômeno absoluto entre os pequenos e conquista até os maiores.

A produção é de uma banda de Recife e as músicas são muito bem produzidas, além de ter clipes gostosos de se ver.

Inclusive, o sucesso é tamanho que há canções em parceria com feras da música brasileira, como “Trem das Estações”, em parceria com Milton Nascimento. Além disso, também há uma versão de “Anunciação” com Alceu Valença e muitas outras parcerias interessantes.

O Mundo Bita é composto pelo Bita e as crianças Tito, Joca, Dan, Fred, Amora, Lila e Guto. Assim, todos exploram o mundo e descobrem sobre a vida. Os videoclipes estão no YouTube e são separados em “Bita e os animais”, “Bita e a natureza”, “Bita e nosso mundo”, “Bita e o corpo humano” e outras playlists que ensinam sobre a vida, o dia a dia, os animais, a natureza e outros temas para crianças.

Banner Clube de Leitura Quindim

Desenho animado para crianças de 2 anos

Agora, conheça nossas sugestões para bebês de 2 anos em diante.

4 – Palavra Cantada

Desenho animado para bebê. Palavra cantada

Entre os sucessos mais antigos, não poderia ficar de fora a dupla musical infantil Palavra Cantada. Composta por Sandra Peres e Paulo Tatit, o grupo começou em 1994 produzindo músicas infantis. Ao longo de mais de 20 anos foram lançados CDs, DVDs e livros, e agora a dupla também publica vídeos no YouTube e até um podcast em que contam histórias infantis.

Os dois criam conteúdo que trabalha a musicalização nos pequenos, pois as canções têm sons e ritmos diferentes. A dupla tem colaborações com Adriana Calcanhoto (que também tem trabalhos voltados para o público infantil) e Arnaldo Antunes, além de versões de músicas como “Leãozinho”, de Caetano Veloso.

Além desses, a internet também permite encontrar muitos outros conteúdos que ajudam na educação infantil. É importante acompanhar o que as crianças assistem e selecionar o que está de acordo com a faixa etária.

Então, se o problema era encontrar desenho animado para bebê, agora você já tem uma boa lista para apresentar aos pequenos, até porque eles adoram repetir várias e várias vezes os mesmos filmes e desenhos.

Para não deixar os pequenos tanto tempo em frente às telas, os momentos de leitura são muito importantes. Assim, ao assinar o Clube de Leitura Quindim você receberá livros escolhidos a dedo pelos nossos especialistas para ler com as crianças!