A leitura para bebês na barriga é um ato de aproximação entre pais e filho, mas, muito além disso, é um momento que estimula os sentidos do pequeno. Já pensou em incluir esse hábito na sua rotina durante a gravidez?

Leitura para bebês na barriga. Mãe lendo para seu bebê durante a gravidez


Pediatras recomendam ler para o bebê ainda na barriga a partir de 20 semanas ou quinto mês de gestação, período em que a audição do bebê está se desenvolvendo e ele passa a ser estimulado pelos sons de fora da barriga. Mas você pode incluir o hábito da leitura desde o começo da gestação, afinal, esse é um convite que traz surpresas para toda a família, um laço que começa a se formar antes mesmo do nascimento.

A voz dos pais e o vínculo com o bebê

A partir do quinto mês, uma das conexões que acontecem enquanto a criança ainda está no útero é o reconhecimento da voz dos pais.

Existem diversas maneiras de estreitar o vínculo com o seu filho. Ler para o bebê ainda na barriga é uma das formas mais ricas para estimular o desenvolvimento da criança, além de criar momentos especiais em família. Embora o bebê ainda não compreenda tudo o que ouve, ele já está criando um laço e aprendendo a reconhecer os membros da sua família!

Por que estimular a leitura para o bebê na barriga?

Além de começar a reconhecer os pais e a criar um laço afetivo, estimular o bebê desde os primeiros meses com a leitura traz alguns benefícios. De acordo com um artigo da Cleveland Public Library, a leitura na gravidez potencializa o desenvolvimento do cérebro e do processo de linguagem, é capaz de relaxar mãe e bebê, um ótimo hábito a ser construído desde cedo, que a família pode levar para a vida toda!

Leitura para bebês na barriga. Mãe grávida sorrindo lendo um livro

Veja também: 5 maneiras de estimular o bebê na barriga

Como criar um hábito de leitura?

Pode parecer estranho criar um hábito de leitura quando o bebê ainda está na barriga, pois nesse momento o bebê ainda não poderá ver as ilustrações e apreciar outras camadas da leitura. Porém, nessa fase, a leitura tem como principal benefício a formação e o fortalecimento do vínculo da família.

Enquanto o bebê não nascer, o hábito da leitura pode ser criado tanto pela mãe quanto por outros membros da família. A Pesquisa Retratos da Leitura, do Instituto Pró-Livro, confirma que o afeto é o maior formador de leitores. Então, ao ler com seu bebê desde a barriga e após o nascimento, você estará dando exemplo para ele e contribuindo para que ele também dê valor à literatura.

Depois, conforme seu pequeno for crescendo, vocês podem criar um hábito de leitura juntos! Ter disponível uma biblioteca com livros pensados para idade de seu pequeno vai permitir que ele já tenha contato com a literatura desde seu nascimento.

Para realizar a leitura, você pode escolher um ambiente calmo e que seja confortável para você. Reservar um horário para a leitura, ou ler um pouquinho diariamente, é mais importante do que quantos minutos exatamente você passará lendo. Criar um ritual gostoso e estabelecer uma frequência que fique confortável para você é essencial. Assim, após o nascimento, será mais fácil continuar esse hábito tão importante.

Veja também: Saiba como ler histórias para bebês na barriga

Leitura para bebês na barriga. Mãe grávida feliz lendo um livro na cama

O que ler para o bebê?

Você pode ler o que quiser com o seu bebê, como os seus livros preferidos ou livros infantis pensados para a idade do seu filho. A literatura infantil possui inúmeras opções, e começar a ler esses livros durante a gravidez permite que seu bebê já tenha contato com a riqueza desse universo.

Uma grande vantagem da leitura de livros infantis nessa fase é que eles têm uma preocupação maior com o ritmo da linguagem, o que permite uma experiência incrível de leitura em voz alta. Além disso, o bebê na barriga é capaz de sentir o ritmo, as emoções e a cadência da voz de quem lê para ele.

Por isso, é muito interessante apresentar os livros infantis para o bebê, pois assim você já estará montando a primeira biblioteca dele. Além disso, essa é também uma forma de a mãe se familiarizar com o universo infantil e com situações que poderá vivenciar depois da chegada do bebê. Uma dica: preze pela diversidade! Procure ler histórias de diferentes gêneros literários, autores, países, livros clássicos e contemporâneos. É uma ótima forma de aumentar o repertório dos pequenos.

E depois que o bebê nascer?

Após o nascimento, é importante continuar a leitura. Nesse momento, você estará sendo um exemplo para ele e mostrando o valor que dá aos livros. Você pode reler os livros que leu durante a gravidez e também apresentar novas obras para aumentar o repertório do bebê.

O importante agora é procurar ler com seu bebê no momento em que ele estiver disponível. Pode acontecer de você separar um horário para ler com seu pequeno, mas nesse momento ele estar agitado, com fome e sem disposição para ouvir uma história. Perceba quando seu bebê está mais calmo, relaxado e tranquilo. Este é o melhor momento para iniciar a leitura com ele.

E vocês não precisam ler o livro inteiro no mesmo dia. Não tenha pressa e não tenha receio de voltar, ler a mesma página ou frase várias vezes, parar a leitura se o seu pequeno quiser manusear a obra ou estiver muito agitado. Se precisar, retome a obra em outro momento. A leitura deve ser um momento de prazer para todos, não uma obrigação.

Leitura para bebês na barriga. Mãe lendo com seu bebê

Como manter o hábito da leitura?

Sabemos que a vida fica mais agitada principalmente no último trimestre de gestação e nos primeiros meses após o nascimento, e talvez surjam outras dúvidas do que ler para o bebê. Então, que tal montar sua própria biblioteca, para os momentos em que vocês ficarão em casa? É uma excelente alternativa para que o hábito da leitura continue depois da chegada do seu bebê em casa.

Para auxiliar no hábito da leitura compartilhada, você também pode buscar por opções práticas que descomplicam o processo de seleção do livro e ajudam a evitar despender um tempo que, nesse período, será valioso. Um dessas opções são os clubes de leitura infantil, que selecionam livros para cada fase da vida da criança, de acordo com a faixa etária, e entregam mensalmente em sua casa.

Veja também: Clube de leitura infantil vale a pena?

Agora que você já tem uma ótima bagagem sobre leitura para bebês na barriga, será mais simples aproveitar esse momento. Uma atividade relaxante e repleta de benefícios para você e para o bebê que está prestes a nascer!

Assine o melhor clube do livro infantil