Pé na grama, mão na terra, pele em contato com a natureza. Correr e sentir o vento no rosto. Cair, rolar, levantar. Ser criança raiz. Esses cenários estão cada vez mais distantes no atual mundo tão conectado, tão em frente a uma tela. Mas é importante sempre relembrar que o contato com a natureza é capaz de proporcionar inúmeros benefícios à saúde física e mental, sobretudo para as crianças. A falta dessa relação, por outro lado, também traz muitos ônus. Saiba mais!

Benefícios do contato com a natureza para a saúde

A importancia do contato com a natureza para as criancas

A Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) elenca que o contato com a natureza garante maior bem-estar mental aos pequenos. E, como boa consequência, o desenvolvimento neuropsicomotor é melhor e há menor risco do desencadeamento de doenças crônicas e de diversos possíveis problemas de saúde na vida adulta.

Além disso, o fortalecimento da imunidade é outro grande ganho. Ao tocar na terra, grama e outros elementos da natureza, os pequenos vão criando anticorpos e, assim, podem evitar doenças.

Na contramão, a falta de contato está ligada a problemas, como obesidade, miopia e hiperatividade. Estar ao ar livre, em meio ao verde, é um convite às atividades físicas. Por isso, a saúde física é prejudicada, caso não haja esse estímulo.

Assine o Clube de Leitura Quindim

Tempo dedicado ao contato com a natureza

Contato com a natureza na infância

De acordo com Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), o ideal é que a criança tenha contato com verde ao menos uma hora por dia. Geralmente, os pequenos têm mais contato nas escolas, mas os pais e cuidadores podem proporcionar esse momento por meio de passeios ao ar livre, que podem ser atividades em família.

Em casa, mesmo com pouco espaço, a opção de montar uma horta pode se tornar uma divertida tarefa entre os membros da família. A criança pode ajudar a plantar, regar ou mexer na terra. Certamente serão momentos inesquecíveis para ela.

Veja também: Relembre jogos e brincadeiras antigas para ensinar às crianças

Cuidados necessários

A importância do contato com a natureza na infância

Quando a criança está ao ar livre, é importante proteger a pele contra os raios solares. Roupas confortáveis também são importantes para tornar o momento ainda mais agradável. Além disso, outro ponto de atenção são as picadas de insetos. Seguindo a recomendação de acordo com a idade do pequeno, passe repelente para evitar qualquer imprevisto que estrague o momento.

E, então, encontrou bons motivos para incentivar a criançada a manter sempre o contato com a natureza? Bora deixar a criançada ser criança raiz e ser feliz!