A crônica é um gênero textual tipicamente brasileiro que trata de acontecimentos cotidianos com tema, espaço e personagens reduzidos e que acumula muitos fãs, principalmente entre os adultos. Mas como introduzir a crônica para os pequenos e despertar a paixão pelo gênero nas crianças? Uma boa dica que o nosso clube de leitura infantil dá é começar ler crônicas infantis com as crianças desde cedo. Dessa forma, o pequeno já vai se familiarizando com o gênero ou, caso já esteja aprendendo o que é crônica na escola, ele pode ir identificando as características da obra enquanto lê crônicas infantis com você.

Crônicas infantis para ler com crianças

Crônicas infantis para ler com as crianças

Crônicas infantis: Não vou tomar banho hoje (autor Jean-Claude Alphen, editora Salamandra)
Autor: Jean-Claude Alphen
Editora: Salamandra
Faixa etária: 0 a 5 anos

Não vou tomar banho hoje

Na nossa primeira das crônicas infantis da lista, vamos acompanhar um menino que percebe que, se fosse um urso, poderia fazer o que quisesse e deixar de fazer o que não quisesse. Como deixar de tomar banho, por exemplo. E essa ideia parece muito genial, mas só no começo, é claro. Porque com o passar da história o protagonista vai percebendo todas as desvantagens que existem em ser um urso.

Se fosse um urso, ninguém ousaria mandar ele parar de jogar videogame e ir dormir, mas ao mesmo tempo ninguém ia ter coragem de abraçá-lo ou brincar com ele. Essa é uma crônica recheada de ilustrações encantadoras de Jean-Claude Alphen e que ainda fala sobre como tudo tem seu tempo e não podemos fazer o que queremos o tempo todo.

Crônicas infantis: O meu avô (autora Catarina Sobral, editora WMF Martins Fontes)
Autora: Catarina Sobral
Editora: WMF Martins Fontes
Faixa etária: 0 a 8 anos

O meu avô

Se você ainda não conhece Catarina Sobral, então corra já para ler algum livro dela! A autora, que encanta os pequenos com suas histórias e cores vibrantes da ilustração, faz aqui uma crônica sobre dois homens com vidas totalmente diferentes.

Um curte tranquilamente a vida de avô e vive aproveitando cada momento. Já o outro está sempre atrasado, correndo para algum lugar, viajando e se estressando com mais trabalho. Mas será que essa vida moderna repleta de pressa e afazeres é realmente a melhor rotina, ou a rotina de alguém bem-sucedido? Descubra lendo com os pequenos essa obra encantadora.

Se você gostou das crônicas infantis, veja também: A importância da literatura infantil no desenvolvimento

Crônicas infantis: Amor, o coelho (autora Rita Carelli, editora o.Tal)
Autora: Rita Carelli
Editora: o.Tal
Faixa etária: 0 a 12 anos

Amor, o coelho

O que é o amor para você? Nessa crônica para crianças, vamos acompanhar a história do Amor, um coelho muito sapeca que, ao mesmo tempo, pode ser uma metáfora para próprio o sentimento do amor. Quando pequenas, talvez as crianças não acessem todas as camadas de leitura da obra, mas isso faz que, com cada releitura, a cada fase da vida, o livro vá ganhando mais e mais significados para quem o lê. Então, não deixe de experimentar essa obra sensível sobre o amor.

Se você gostou das crônicas infantis, veja também: Os 10 melhores poemas de Manuel Bandeira para crianças

Crônicas infantis e crônicas para crianças: Greg, o menino que morava em um trem (escritora Ana Luiza Badaró, ilustrações Odilon Moraes, editora Tigrito)
Escritora: Ana Luiza Badaró
Ilustrador: Odilon Moraes
Editora: Tigrito
Faixa etária: 3 a 8 anos

Greg, o menino que morava em um trem

O divórcio já costuma ser um momento muito difícil para nós adultos. Imagine então para os pequenos que estão vivendo o divórcio dos pais. É exatamente esse tema que essa crônica infantil vai abordar. Usando a metáfora sensível de um trem onde todos vivem juntos, os autores nos mostram os desdobramento que ocorrem quando os pais de Greg decidem não morar mais juntos no mesmo vagão.

A partir daí, Greg é obrigado a se mudar para outros vagões, mas vê que as coisas não são tão ruins assim, pois, em novos vagões, faz novos amigos ao mesmo tempo que aprende a manter os antigos também.

Veja também: Literatura de cordel. Das edições pioneiras ao cordel infantil

Crônicas infantis: Quero ler meu livro (autor Koen Van Biesen, tradução Cristiano Zwiesele do Amaral, editora Pulo do Gato)
Autor: Koen Van Biesen
Tradutor: Cristiano Zwiesele do Amaral
Editora: Pulo do Gato
Faixa etária: 3 a 12 anos

Quero ler meu livro

A próxima na nossa lista de crônicas infantis traz uma cena cotidiana que, provavelmente, muitos já viveram. Afinal, quem nunca tentou ler ou fazer algo que exija concentração e foi constantemente incomodado por vários barulhos vindo do vizinho? Seja um cachorro latindo, uma furadeira ligada, uma música tocando… Ou, como nesse caso aqui, uma menininha cheia de energia que não deixa que ninguém termine de ler seu livro. Até que surge uma ideia para acalmar a menina… E que você só vai descobrir lendo essa obra com seu filho.

O melhor clube de assinatura infantil
Crônicas infantis para crianças: Nunca acontece nada na minha rua (autora Ellen Raskin, tradução Dani Gutfreund, editora Amelì).
Autora: Ellen Raskin
Editora: Amelì
Faixa etária: 3 a 12 anos

Nunca acontece nada na minha rua

Na próxima das crônicas infantis conhecemos Luíz Rodolfo, um menino que vive entediado porque nada acontece na rua dele. Porém, enquanto acompanhamos as reclamações desse menino, vemos através da leitura das imagens que, na verdade, muitas coisas estão acontecendo na rua dele. Luíz Rodolfo só não as percebe porque está sempre reclamando de como sua vizinhança é um tédio. Essa é uma ótima obra para estimular nas crianças a leitura de imagens já que por meio delas acompanhamos muitas narrativas paralelas ocorrendo atrás do protagonista.

Se você gostou das crônicas infantis, veja também: 8 livro de poesia infantil que as crianças vão amar

Crônicas infantis: A colecionadora de cabeças (autora Ana Matsusaki, Editora do Brasil)
Autora: Ana Matsusaki
Editora: 
Editora do Brasil
Faixa etária: 3 a 12 anos

A colecionadora de cabeças

A próxima crônica para ler com as crianças fala de Rosália, uma colecionadora de cabeças. Rosália é fascinada pelo que levamos dentro de nós e as ilustrações riquíssimas de Ana Matsusaki mostram em detalhes tudo o que tem na cabeça do botânico, da arquiteta, da cientista e até mesmo do ladrão que guarda em sua cabeça nove corações roubados, um potinho escondido com vergonha na cara e nove mentiras sorridentes. E você? O que guarda dentro da sua cabeça?

Veja também: 12 clássicos da literatura infantil que as crianças precisam conhecer

Crônicas infantis para contar para as crianças: Coisas para deslembrar
Escritor: Alexandre Rampazo
Editora: o.Tal
Faixa etária: 6 a 12 anos

Coisas para deslembrar

A última das crônicas infantis dessa lista vem em um livro com uma proposta diferente. Aqui todo o texto está coberto por tinta preta e aos poucos, a cada virar de página, novas palavras são reveladas por detrás da tinta. De forma que apenas no final vislumbramos o texto completo. O livro também é repleto de ilustrações com porta-retratos que mostram as várias memórias trazidas no texto escrito. Não deixe de aproveitar essa obra fascinante de Alexandre Rampazo.

E se você gostou de conhecer essas crônicas infantis, não deixe de dar uma olhada nas outras listas de livros do nosso clube de assinatura!