Glorinha é menina perguntadeira. O vizinho não tinha sossego. A cozinheira não podia trabalhar quieta. A professora já estava desesperada. As visitas ficavam constrangidas. E os pais – coitados! – não aguentavam mais as perguntas que saíam em disparada pela boca da menina.
Sorte que perto da casa deles vivia Dona Domingas, professora velhota por fora e novinha por dentro, sempre disposta a dar bons conselhos, com muita gentileza e humor. Depois de analisar o caso, ela dá seu veredicto: trata-se de curiosidade acumulada.
Os pais, em um primeiro momento ficam preocupados, mas logo tratam de encontrar jeitos de responder às intermináveis inquietações da filha.
Fernanda Lopes de Almeida, com muita graça e leveza, nos remete a um universo tão comum às crianças pequenas: a idade dos porquês! As ilustrações de Alcy Linares, com traços ágeis típicos de cartuns e o uso de balões de fala, trazem a linguagem dos quadrinhos para o universo do livro ilustrado brasileiro.
Um clássico do final dos anos 1970, A curiosidade premiada continua falando às crianças de hoje e a seus pais, e fazendo nossos olhos brilharem diante de um mundo tão vasto a ser descoberto e contemplado!