Saiba como é feito o teste da linguinha, até quantos meses deve ser realizado e muito mais sobre este exame tão importante!

teste da linguinha como é feito

Após o nascimento do bebê se iniciam diversos protocolos que garantem a integridade e a saúde do recém-nascido. Mesmo que a maioria das pessoas saibam que quais exames precisam ser realizados, ainda assim podem permanecer algumas dúvidas. Entre eles estão o teste do pezinho, o teste do olhinho e outros, mas nem sempre mães e pais sabem detalhadamente para que servem e como são feitos.

Uma das dúvidas é sobre o teste da linguinha e como é feito. Esse é um dos exames obrigatórios que os recém-nascidos precisam fazer e deve ser realizado ainda nos primeiros dias de vida. Maternidades e hospitais de todo o país devem estar preparados para fazer essa análise na língua dos bebês.

Caso tenha dúvidas sobre o teste da linguinha, chegou a hora de entender o que é o exame e como é feito.

Afinal, o que é o teste da linguinha?

Veja teste da linguinha em bebês como é feito

O teste da linguinha é um exame reconhecido pela Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBF) e se tornou obrigatório após o sanção da Lei nº 13.002/2014. Basicamente, a lei diz que “Obriga a realização do protocolo de avaliação do frênulo da língua dos bebês, em todos os hospitais e maternidades do Brasil”.

O exame nada mais é do que uma avaliação em que o profissional de saúde qualificado, como um fonoaudiólogo, analisa o frênulo da língua do recém-nascido. Nesse sentido, a Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno aconselha que seja usado como referência o Protocolo Bristol (Bristol Tongue Assessment Tool).

O protocolo foi escolhido depois que foi estudado e aceito devido à praticidade do teste e também a validação de profissionais de diversas áreas, dentre as quais especialistas em disfunções orofaciais. Além disso, o exame é feito, preferencialmente, nas primeiras 48 horas de vida da criança, ainda na maternidade.

Banner Clube de Leitura Quindim

Qual o objetivo de fazer esse exame nos recém-nascidos?

teste da linguinha em bebês

De maneira geral, o teste da linguinha é o protocolo para avaliar o frênulo e verificar se existem alterações que podem afetar e restringir o movimento lingual. Em outras palavras, o frênulo lingual é popularmente conhecido como o “freio da língua”, aquela pequena parte que fica na parte de baixo da boca quando a língua é levantada.

Assim, o exame é realizado com intuito de analisar se o frênulo está fixado e identificar se o recém-nascido tem a língua presa, pois isso pode acarretar em:

  • Dificuldade na sucção durante a amamentação;
  • Problemas na pega do peito;
  • Complicações na deglutição do leite;
  • Problemas na fala;
  • Alteração no crescimento dos dentes e na arcada dentária;
  • Dificuldade em ganhar peso por não conseguir se alimentar adequadamente;
  • Desmame precoce.

O frênulo é uma membrana que pode ser mais curta e espessa que altera os movimentos da língua. Essa anomalia recebe o nome de anquiloglossia e provoca restrições, como as citadas acima.

Veja também: Saltos se desenvolvimento dos bebês. O que são e como lidar com cada um

Como o teste da linguinha é feito?

O protocolo do teste da linguinha dispõe de algumas etapas para detectar a possível alteração no frênulo lingual do bebê. Primeiro, é essencial destacar que o teste não dói nada e não causa nenhum tipo de sofrimento para o recém-nascido. Na verdade, o teste é super importante para a saúde da criança e também leva em consideração respostas dadas pela mãe ou pai.

Para isso, o teste é realizado da seguinte maneira:

  • O fonoaudiólogo pede que um dos cuidadores posicione o bebê no colo, com a nuca apoiada no espaço que fica entre o braço e o antebraço;
  • Em seguida, o cuidador precisa segurar as mãozinhas do bebê para que ele não as mexa;
  • O profissional eleva a língua do recém-nascido com dois dedos indicadores até a parte superior da gengiva;
  • Assim, o fonoaudiólogo analisa o frênulo lingual do bebê e preenche o protocolo apontando as características analisadas para dizer se há ou não alteração.

O teste também pode conferir os movimentos da língua enquanto o bebê está chorando ou mamando, já que a língua presa pode dificultar a amamentação do pequeno. Inclusive, é recomendável que o profissional conheça as orientações sobre aleitamento materno da UNICEF.

Assine o Clube de Leitura Quindim

Qual o tratamento indicado para crianças que nascem com a língua presa?

Teste da linguinha em bebês

Depois que o teste da linguinha é feito pelo fonoaudiólogo, imediatamente já é possível ter o resultado. Se o bebê tiver a língua presa, o profissional já começa a dar as primeiras orientações de como seus cuidadores devem prosseguir.

Quanto antes a solução for indicada, melhor, afinal o recém-nascido pode ter problemas para se alimentar com a língua presa. No entanto, o tratamento só é indicado nesses casos ou quando o bebê pode apresentar atrasos na fala. Assim, é recomendável a cirurgia para cortar o freio da língua.

Contudo, não precisa se assustar com a notícia da necessidade de cirurgia. A intervenção no frênulo lingual é bem rápida e causa um desconforto mínimo no bebê, pois essa área tem poucos vasos sanguíneos e terminações nervosas. Além do mais, após o procedimento o recém-nascido já consegue mamar normalmente.

Dentre as opções de cirurgia estão:

  • Frenotomia: pode ser realizada pelo próprio pediatra em qualquer idade. O procedimento é feito com uma tesoura esterilizada e não há necessidade de anestesia. Após a pequena cirurgia, os resultados podem ser observados a partir de 24h depois. Nos casos em que o corte não é o suficiente para resolver os problemas de alimentação do bebê, é recomendável a remoção total do frênulo.
  • Frenuloplastia: diferentemente da frenotomia, a frenuloplastia só é recomendada para bebês que tenham pelo menos 6 meses de idade. A cirurgia é feita em hospital com aplicação de anestesia geral, já que o procedimento um pouco mais delicado pois reconstrói o músculo da língua.
  • Cirurgia a laser: é um pouco similar à frenotomia, mas o procedimento é realizado com um laser que corta o freio da língua. A vantagem é que a recuperação é bastante rápida e cerca de 2 horas depois o bebê já está bem, pois a anestesia é apenas a aplicação de um gel anestésico na região.

O teste da linguinha é fundamental para a saúde dos pequenos, e não é à toa que existe uma lei que o tornou obrigatório. O diagnóstico correto permite que o bebê seja mais saudável e tenha mais qualidade de vida, além de favorecer o desenvolvimento infantil.

Outra dica de desenvolvimento infantil é incentivar o hábito da leitura desde cedo. Ainda na barriga, os bebês já conseguem ouvir histórias e isso fortalece o vínculo familiar, assim como ajuda no reconhecimento da voz da mãe! O Clube de Leitura Quindim tem livros para cada faixa etária e os envia todos os meses para sua casa!