Você sabe o que é uma sala de aula invertida e como funciona? Para compreender esse conceito, precisamos voltar para uma época em que a cena mais comum nas escolas era a seguinte: depois de assistir às aulas, o aluno levava pilhas e mais pilhas de tarefas de todas as disciplinas para casa. Essas tarefas deveriam, muitas vezes, ser feitas no mesmo dia e apresentadas no dia seguinte para a conferência do professor.

O que é sala de aula invertida

Com as mudanças aceleradas pelo uso das tecnologias na educação, muitas escolas passaram a inovar, incluindo recursos tecnológicos já utilizados pelos estudantes em suas rotinas particulares nas atividades em sala de aula e nos exercícios propostos pelo professor.

Diferentes métodos para apresentar antigos temas também se mostram uma boa carta na manga para motivar e engajar estudantes de todas as idades – e é aí que entra a sala de aula invertida.

O que é e como funciona a sala de aula invertida

Sala de aula invertida: o que é

Enquanto no modelo tradicional o professor apresenta a teoria em sala de aula e os alunos fazem a lição de casa sozinhos, na sala de aula invertida essa dinâmica é trocada

Assim, primeiro os alunos estudam os conceitos individualmente, por meio de textos, vídeos, gráficos, jogos, pesquisas, podcasts e outros formatos de conteúdo. Depois, em sala e junto aos colegas e ao professor, discutem os conceitos estudados, os conhecimentos adquiridos e tiram suas dúvidas.

Depois disso, chega a hora de aprofundar os conhecimentos, visto que os alunos já tiveram contato com os conceitos mais básicos do assunto em questão. O professor, então, pode abordar temas complementares, desenvolver projetos e exercícios específicos, atividades em grupo, dentre outras coisas.

A sala de aula invertida é uma das chamadas metodologias ativas, estratégias que vêm transformando a realidade de escolas, alunos e professores ao redor do mundo ao incentivar a autonomia, a iniciativa, a resolução de problemas e uma postura propositiva durante os processos de aprendizagem.

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Principais benefícios da sala de aula invertida

As vantagens da sala de aula invertida quando comparada ao ensino tradicional são muitas. Além de mudar totalmente a perspectiva tanto dos alunos quanto dos professores, a sala de aula invertida dá uma “sacudida” na escola como um todo. Confira a seguir alguns dos principais benefícios.

Aprendizagem centrada no estudante

Sala de aula invertida: o que é

Habilidades importantes para a vida fora do ambiente escolar podem ser desenvolvidas e ampliadas com a sala de aula invertida. Concentração, planejamento, organização e responsabilidade são algumas delas.

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Incentivo à colaboração

Com as atividades sendo desenvolvidas em sala de aula, por duplas, trios ou times de alunos, os estudantes compreendem na prática os benefícios do trabalho colaborativo para a resolução de problemas diversos.

Desenvolvimento da capacidade de interpretar e argumentar

Benefícios da sala de aula invertida

Ao pesquisar e estudar sobre os temas em casa, trazendo para a sala de aula a discussão, os alunos passam a avaliar diferentes fontes de informação e mensurar qualidade, veracidade, confiabilidade das informações ali presentes. Além disso, em sala os estudantes passam a exercitar ainda mais sua capacidade de se expressar, ouvir o outro, defender seus pontos de vista, negociar e chegar a consensos.

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Personalização do ensino

Com o controle a respeito de como será conduzido o estudo sobre um determinado tema nas mãos do estudante, ele passa a investir nos formatos com que possui mais afinidade, gerando mais interesse e menos resistência. Assim, um aluno que tem mais facilidade em aprender por meio de vídeos poderá fazê-lo tranquilamente, enquanto outro que prefere ler livros e artigos também terá a mesma autonomia e poder de decisão.

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Valorização do papel do professor

Benefícios da sala de aula invertida

A partir do momento em que o professor passa a atuar como mediador da aprendizagem, e não somente um transmissor de informação, sua importância em sala de aula passa a ser ainda maior, justamente por conta dos desafios constantes em lidar com as diferenças entre os alunos, suas preferências, facilidades e dificuldades. As relações interpessoais entre os alunos, e dos alunos com o professor também assumem uma outra proporção com essa dinâmica.

Tendência a melhorar o aprendizado

Com alunos que escolhem sua própria maneira de estudar, o caminho natural é de resultados melhores, especialmente porque cada um passa a aprofundar seus estudos no seu próprio tempo e como preferir.

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Otimização do tempo

Com planos de aula bem estruturados e objetivos definidos com clareza desde o começo, é possível otimizar o tempo necessário para trabalhar determinados temas em sala de aula. Como os estudantes já chegam em sala familiarizados com os principais conceitos do assunto a ser visto, o professor pode aprofundar a abordagem e até mesmo propor atividades e projetos extras que contribuam com a visão e o domínio dos estudantes sobre o tema.

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Flexibilidade das aulas

sala de aula invertida

Com a sala de aula invertida, as aulas deixam de ser obrigatoriamente expositivas, o que abre espaço para um grande número de possibilidades mais interessantes, divertidas, envolventes e motivadoras, tanto para os alunos quanto para o professor.

Possibilidade de identificar e acompanhar as dificuldades individuais dos alunos

Com o tempo em sala de aula mais livre e disponível para diferentes interações, uma vez que os momentos expositivos ficam reduzidos, o professor consegue prestar mais atenção a cada um dos alunos individualmente, identificando suas dificuldades e propondo ações para saná-las. 

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Desvantagens da sala de aula invertida

sala de aula invertida

Como tudo na vida, há prós e contras no modelo de ensino e aprendizagem proposto pela sala de aula invertida. As principais desvantagens são:

  • Necessidade de altos níveis de disciplina, maturidade e comprometimento com os estudos: sabemos que, independentemente do modelo pedagógico, a dedicação do estudante é fundamental para obter resultados positivos a curto, médio e longo prazo. No entanto, com a sala de aula invertida esse nível de comprometimento e disciplina precisa ser alto e, sobretudo, constante. Do contrário, o estudante poderá ficar “boiando” na aula e perder o interesse, além de ter bastante dificuldade de recuperar os estudos depois.
  • Aprendizagem fortemente baseada em tecnologias digitais e na internet: se o aluno não tiver acesso de qualidade a uma internet estável e de banda larga, a possibilidade de fazer pesquisas, investigar e encontrar diferentes fontes de informação sobre assuntos diversos fica comprometida. Em adição, o chamado abismo digital pode ficar ainda maior, acentuando as desigualdades entre estudantes com diferentes graus de acesso à tecnologia e à internet.
  • A questão do letramento digital também é relevante nesse ponto, já que mesmo os alunos com acesso à internet podem ter dificuldade em interagir com ambientes virtuais de aprendizagem, os chamados AVAs, onde costumeiramente ficam hospedados materiais didáticos de diferentes formatos.
  • Aumento do tempo de tela: com a sala de aula invertida, naturalmente o tempo dos estudantes em frente às telas aumenta. Essa questão deve ser avaliada com cautela, especialmente no caso das crianças menores, tanto para que não se comprometa seu desenvolvimento físico e intelectual, quanto para que haja um equilíbrio na rotina do estudante, buscando incluir e incentivar atividades ao ar livre e interações no mundo real.

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Como implementar a sala de aula invertida

como implementar a sala de aula invertida

O planejamento é a chave de tudo. A transformação da metodologia tradicional em uma que adote a sala de aula invertida deve ser gradual, para que todos tenham tempo de se adaptar, e para que as dificuldades possam ser resolvidas prontamente.

Além disso, caso a escola opte por oferecer uma biblioteca de materiais para os alunos utilizarem como fonte de consulta durante os estudos em casa, é fundamental fazer uma boa curadoria. 

Caso a pesquisa e os estudos sejam baseados em fontes livres, de escolha do próprio estudante, é necessário formar um pensamento crítico que ajude o estudante a identificar as fontes que pode considerar seguras, pois, como sabemos, na internet encontramos de tudo. Essas medidas são essenciais para o bom andamento da aula, do debate e do desenvolvimento das atividades e projetos planejados.

Para os momentos em sala, é importante que o instrutor prepare com antecedência os desafios, exercícios, debates e reflexões que irão aprofundar o que os alunos viram em casa, ampliando seu conhecimento. Do contrário, se nos momentos em sala de aula houver um sentimento de “mais do mesmo”, há grandes chances de os estudantes entenderem isso como um sinal de que não precisam fazer qualquer tipo de estudo ou pesquisa em casa.

Não existe uma fórmula pronta para adoção da sala de aula invertida. O que apresentamos neste artigo são apenas algumas orientações gerais, baseadas em projetos bem-sucedidos ao redor do mundo.

Faça uma avaliação completa antes de iniciar o processo de mudança, e não esqueça da importância de verificar e garantir acesso à internet e condições para que todos os alunos, sem exceção, consigam se dedicar aos estudos em casa. Esse é definitivamente um dos pilares para conquistar resultados positivos.

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