De cientistas mulheres DO BRASIL às de outros países, elas foram fundamentais para o avanço da ciência!

As mulheres nem sempre puderam ocupar qualquer espaço na sociedade. No entanto, a luta feminina conquistou lugares que antes eram ocupados em sua grande maioria por homens, e as mulheres cientistas são uma ótima prova disso.

Muitas mulheres lutaram e fizeram descobertas que mudaram o rumo da ciência — e até mesmo do mundo. Não é necessário pesquisar muito para conhecer mulheres cientistas com grandes contribuições na área científica.

Neste artigo, você terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre 14 mulheres cientistas que fizeram história com suas descobertas científicas. Conheça essas personalidades incríveis!

A importância de mostrarmos aos pequenos que as mulheres podem ocupar qualquer espaço

Conheça mulheres cientistas

Existem diversas áreas em que é nítida uma discrepância entre a quantidade de mulheres e de homens. Por exemplo, em cursos de ciências exatas, os homens são bem mais numerosos.

Porém, as mulheres ainda são maioria no mundo acadêmico, como apontou um estudo do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em parceria com a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Para se ter uma ideia, as mulheres representam cerca de 28% dos pesquisadores no mundo. Apesar do número não ser tão alto, estamos percebendo uma mudança nesse cenário que já foi muito mais dominado pelo sexo masculino. A realidade no Brasil é um pouco diferente, e as mulheres representam 49% do total.

Por isso, reconhecer as mulheres que já fizeram esse percurso e transformaram a ciência se torna um grande incentivo para que as meninas sejam encorajadas a seguir esses caminhos. Aumentar a presença feminina é quebrar paradigmas e ter mais representatividade, tanto no meio científico, político e qualquer outra área.

Confira também: Mais mulheres na política: por que essa representatividade é tão importante?

Conheça algumas cientistas mulheres que mudaram o mundo

As cientistas são responsáveis por descobertas importantes na história e seus nomes ficaram marcados pelo imenso conhecimento produzido, sobretudo por serem precursoras e vanguardistas em certos períodos em que a ciência era dominada por homens.

A produção científica feminina é uma grande inspiração para garotas que pretendem seguir carreira nas ciências. Então, aqui estão algumas mulheres que merecem todas as celebrações por suas grandes descobertas.

1 – Katie Bouman

Mulheres cientistas. Katie Bouman

Katie Bouman é a cientista por trás da primeira foto registrada de um buraco negro. Aos 29 anos, a cientista norte-americana foi quem liderou o desenvolvimento do programa de computador que conseguiu capturar a imagem. Isso foi possível a partir da decodificação de dados que estavam presentes em centenas de discos rígidos.

A cientista é doutora em Ciências da Comunicação pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) e trabalha como professora no Instituto de Tecnologia da Califórnia.

Veja também: Por que ler livros com protagonistas femininas com seu filho?

2 – Ada Lovelace

Mulheres cientistas. Ada Lovelace

No início do século XIX nasceu a cientista inglesa Ada Lovelace. Durante a sua vida, ela se dedicou aos cálculos matemáticos e também à escrita. Dessa forma, ficou conhecida por ter desenvolvido o primeiro algoritmo que foi processado por uma máquina — ou seja, ela foi a primeira programadora da História.

Seu pai foi o escritor Lord Byron, um poeta reconhecido na literatura. Mas o gosto pela matemática foi incentivado pela sua mãe. Apesar de ter tido um trabalho tão importante, Lovelace só ganhou visibilidade depois que Alan Turing a citou. 

3 – Mary Jackson

Assim como Ada Lovelace, Mary Jackson foi uma matemática que teve uma imensa importância na ciência. A cientista foi a primeira engenheira aeroespacial do que viria a se tornar a NASA (National Advisory Committee for Aeronautics).

E não para por aí, ela foi a primeira mulher negra a ser engenheira da agência espacial — um grande exemplo de representatividade negra.

A sua trajetória serviu como inspiração para o livro “Estrelas Além do Tempo”, que também virou filme. O prédio da NASA foi batizado com seu nome devido a grande contribuição científica de Mary Jackson para o desenvolvimento espacial.

Veja também: A importância da autoestima da criança negra

4 – Mae Jemison

Mulheres cientistas. Mae Jemison

Mae Jemison também é uma engenheira negra. No entanto, ela foi a primeira mulher negra a ir para o espaço! A ex-astronauta viajou para fora da Terra em 1992 a bordo da missão STS-47 e entrou para História.

Depois da viagem espacial de 1992, Mae Jemison ainda estuda sobre o uso de tecnologias e continua produzindo conhecimentos. O nome de Mae é marcante não apenas por ser uma mulher mas também por ser uma mulher negra que ocupou esse espaço.

5 – Marie Curie

Mulheres cientistas. Marie Curie

Quando citamos mulheres cientistas é impossível não lembrar de Marie Curie. Nascida em Varsóvia, na Polônia, seu pai era um professor de matemática e física e a cientista começou a seguir os passos do pai.

Em suas pesquisas, ela constatou que alguns elementos químicos auxiliavam em tratamentos médicos, como o polônio e rádio que hoje são usados na radioterapia.

Por suas descobertas científicas essenciais na área, Marie Curie foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Nobel de Física em 1903.

6 – Jaqueline Goes de Jesus

Jaqueline Goes de Jesus. Mulheres cientistas

Com apenas 32 anos de idade, Jaqueline Goes de Jesus é um nome importante na ciência brasileira. A biomédica é doutora em patologia humana e foi quem coordenou a equipe de pesquisa que conseguiu sequenciar o genoma da COVID-19 no país.

O mais incrível é que isso aconteceu dentro de 48h após o primeiro caso da doença ser registrado no Brasil!

7 – Alice Ball

O principal tratamento efetivo para a hanseníase foi descoberto por Alice Ball no início do século XX. A lepra, como a doença era conhecida, sujeitava os doentes ao isolamento.

Contudo, a descoberta de um extrato, chamado de óleo de chaulmoogra, foi o método mais eficiente para tratar o Mal de Hansen até a descoberta dos antibióticos — que só aconteceu na década de 1940.

Nesse contexto, a jovem cientista Alice Ball foi responsável por encontrar o tratamento mais eficiente para a doença. Ela também foi a primeira mulher e a primeira mulher negra que se graduou na Universidade do Havaí e concluiu mestrado. Infelizmente, a cientista faleceu com apenas 24 anos.

Veja também: O que é sororidade? Saiba a importância de ensiná-la para nossas filhas

8 – Katherine Johnson

Mulheres cientistas Katherine Johnson

Nascida Katherine Coleman Globe Jhonson, a cientista teve um papel muito importante na agência espacial americana ao lado de Mary Jackson — tanto que ela também está presente na história de “Estrelas Além do tempo”.

Katherine era uma cientista espacial que fez descobertas superimportantes para a aeronáutica, estudou aplicações da computação para a NASA e por décadas trabalhou para melhorar a precisão na navegação astronômica.

Foi por suas contribuições em tantas atividades relevantes que ela foi eleita entre as 100 mulheres mais influentes e inspiradoras da BBC.

9 – Hipátia de Alexandria

De todas as cientistas das ciências exatas, pode-se dizer que Hipátia de Alexandria é a matemática mais antiga do mundo. Seu local de nascimento é datado por volta de 351 e 370 d.C, em Alexandria, no Egito.

Ela era tão extraordinária que teve sua vida dedicada à filosofia, matemática e astronomia, o que a levou a ser professora na Academia de Alexandria. Apesar de ter feito grandes estudos, como o mapeamento dos astros e suas movimentações, a sua obra foi perdida.

Outro fato triste em relação a sua história é que Hipátia foi torturada e assassinada por extremistas religiosos que viam seus estudos como ameaças.

10 – Mary Anning

Considerada pioneira na paleontologia, Mary Anning foi uma cientista que teve papel fundamental em descobertas históricas. Ela encontrou centenas de fósseis e conseguiu identificar a chave da cadeia alimentar pré-histórica.

Mary descobriu o primeiro fóssil de ictiossauro aos 12 anos de idade. A carreira da cientista era promissora, mas teve percalços no caminho, principalmente por conta da comunidade científica dominada por homens anglicanos. Apesar disso, ela se tornou uma referência e teve contribuições de peso na paleontologia.

11 – Karen Horney

Conheça as mulheres cientistas que mudaram a história

Muito se ouve que Freud é o pai da psicanálise, mas Karen Horney foi uma psicanalista alemã que ia de encontro com as visões freudianas — especialmente quando se tratava de teorias sobre sexualidade.

A psicanalista é conhecida como a criadora da psicologia feminista e defendia que não era o gênero o responsável pela grande diferença psicológica, e sim questões culturais e sociais. Karen Horney foi uma pensadora à frente do seu tempo e já percebia que o desenvolvimento da personalidade do indivíduo tem outras influências.

12 – Rosalind Franklin

Se não fosse pelos estudos de Rosalind Franklin não tivéssemos tantos conhecimentos sobre DNA. A cientista foi pioneira em pesquisas de biologia molecular e foi a responsável por ter descoberto a estrutura molecular do DNA.

A pesquisadora foi quem conduziu o estudo que observou o formato helicoidal do DNA. Dessa forma, ela ganhou Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina junto de outros dois bioquímicos em 1962. Apesar de sofrer com o machismo de seus colegas, Rosalind é o grande nome que descobriu a dupla hélice do DNA.

13 – Jane Goodall

Mulheres cientistas. Jane Goodall

Jane já foi mundialmente considerada como a maior pesquisadora de chimpanzés. Seu trabalho com os primatas no Parque Nacional de Gombe Stream, na Tanzânia, era estudar o comportamento, as interações familiares e sociais de chimpanzés selvagens e como eles eram semelhantes aos humanos. 

Além de seus estudos com os primatas, ela também luta para a proteção animal e é fundadora do Instituto Jane Goodall.

14 – Hedy Lamarr

Sabia que há uma criação que você utiliza todos os dias e provavelmente não sabe que foi inventada por uma mulher? Hedy Lamarr criou o Wi-Fi e era uma mulher multitalentosa que fez diversas invenções no campo das comunicações — além de também ser atriz e cineasta.

No período da Segunda Guerra Mundial, Lamarr inventou um aparelho que fazia interferência em rádios que era usado para despistar os radares nazistas. Mesmo sendo uma grande invenção, o Conselho Nacional de Inventores rejeitou a ideia — que só passou a ser usada em 1962. No ano seguinte, a cientista criou as conexões Wi-Fi e CDMA.

APRESENTE CIENTISTAS MULHERES A SEU PEQUENO

As mulheres cientistas sempre foram fortes e, além de estudarem e criarem invenções impressionantes, ainda precisam lutar diariamente contra o machismo. As dificuldades não impediram que elas continuassem lutando para produzir conhecimentos e apoiar outras mulheres a fazerem o mesmo. Portanto, elas são ainda mais especiais pela luta e trabalho árduo na ciência.

Além das mulheres cientistas, muitas também são marcantes na literatura. Então, o que acha de assinar o Clube de Leitura Quindim para receber livros selecionados em casa? A curadoria é feita com muito carinho para que os pequenos tenham experiências maravilhosas desde o momento que abrem o pacote.

Assine o Clube Quindim

APROVEITE ESTE MOMENTO PARA INCENTIVAR A LEITURA!