Nem sempre os dias das crianças são apenas alegres e divertidos. Um desentendimento com o amigo, uma saudade de alguém da família, um dia ruim na escola… são vários os gatilhos que podem despertar raiva, frustração, vergonha, entre outros sentimentos que inevitavelmente estarão presentes em nossas vidas.
Assim como todo mundo, são muitas as emoções que podem permear um mesmo dia, e é importante auxiliar os pequenos a entenderem que esses sentimentos e sensações não irão desaparecer sozinhas. Ignorar não é a saída, é preciso compreender o que se está sentindo e encontrar as melhores ferramentas para lidar.
Se você acompanha os conteúdos do Clube Quindim, já deve ter reparado que reforçamos o potencial transformador da literatura infantil com frequência. As histórias nos convidam a conhecer novas realidades, a exercer a empatia, e a vivenciar emoções diversas.
Pensando em formas de iniciar esse diálogo com os pequenos, aqui vai uma dica legal: existem opções de livros que retratam os sentimentos como os personagens da história. Isso ajuda a criar conexão com o tema, empatia e acolhimento com essas emoções, muitas vezes, difíceis.
Conheça 6 livros já enviados pelo Clube Quindim aos seus assinantes que trazem justamente essa proposta.
Direto do Instagram: 8 livros para abordar inteligência emocional com as crianças
Ilustradora: Aleksandra Zając
Editora: WMF Martins Fontes
Faixa etária: 0 a 12 anos
1. A vida secreta das emoções
Você já deve ter ouvido falar que o ciúme pisa em tudo e a vergonha se esconde em um buraco… Mas o que será que a gratidão faz no seu tempo livre? E a liberdade?
Neste rico emocionário, crianças e adultos podem conhecer a morada de diversas emoções e descobrir o que elas mais gostam de fazer. A vida secreta das emoções é um livro que não apresenta somente as emoções, ele as desperta! E existe forma melhor de conversar com as crianças sobre os diversos sentimentos que vivem dentro de nós?
Ilustrador: José Carlos Lollo
Editora: Pequena Zahar
Faixa etária: 6 a 8 anos
2. A raiva
O que você faz quando sente raiva? Deixa ela pra lá, quietinha como se fosse desaparecer sozinha, ou a encara de frente, pergunta de onde veio e resolve o problema que, para começo de conversa, fez com que ela surgisse?
Este livro de Blandina Franco e José Carlos Lollo fala desse sentimento fundamental, inerente a todos nós. Nesta história, a raiva é apresentada como uma coisinha pequena, sem importância, mas que cresce e cresce até explodir! Agora, alguém terá que arrumar essa bagunça.
Veja também: Por que é importante a criança aprender a lidar com a frustração ainda na infância?
Editora: Anaiaiá
Faixa etária: 6 a 8 anos
3. Pequeno inventário de monstros que habitam em mim
E se pudéssemos catalogar nossos medos e emoções? Pequeno inventário de monstros que habitam em mim, da autora Anaiaiá, é um livro que dá forma, rosto e uma descrição para cada anseio que nos acompanha ao longo da vida.
Com poesia, delicadeza e um leve toque de humor, cada sensação recebe um nome e uma breve apresentação, que brinca com situações e emoções com as quais crianças e adultos poderão se identificar. Será que algum desses monstros já passou por aí?
Editora: Pequena Zahar
Faixa etária: 3 a 5 anos
4. Os reflexos de Henriqueta
Henriqueta se prepara para ir à escola, mas não está muito animada naquele dia. Ao sair de casa, o reflexo de um leão aparece e toma o espaço do reflexo da própria Henriqueta. Com a nova companhia, Henriqueta deixa a timidez de lado e se diverte muito na escola.
A história de Marion Kadi possui muitas camadas e permite que os leitores reflitam sobre sentimentos como coragem e timidez, além do processo de construção da própria identidade.
Veja também: Como construir a autoconfiança desde a infância
Ilustrador: Dipacho
Editora: Companhia das Letrinhas
Faixa etária: 3 a 8 anos
5. Tartaruga
Em Tartaruga, os autores Ángela Cuartas e Dipacho nos convidam a pensar quais recordações carregamos conosco sobre as pessoas que amamos. Um cheiro de bolo quentinho no fim da tarde, um perfume, a textura das mãos… São fragmentos de vida que, por diversas associações, constroem memórias afetivas.
Por meio das ilustrações de tartarugas de diferentes tipos, tamanhos, cores e formas, esta narrativa promove um resgate de lembranças da infância e permite dialogar sobre saudade e outros sentimentos que serão despertados com esta leitura.
Ilustrador: Henrique Coser Moreira
Editora: Barbatana
Faixa etária: 6 a 12 anos
6. Tatu do Azul
Como lidar com a frustração quando algo não sai como planejado? Nesta história, um tatu-bola pensa ser lagarta e faz tudo como uma. O sonho de Tuta é criar um casulo igual o das lagartas para se transformar em uma borboleta e sair voando pelo céu, mundo afora. Mas você já viu um tatu voar? Como Tuta poderia realizar seu maior desejo? O tatu-bola não vai desistir tão fácil. Ele decide consultar Fara, uma sábia formiga, que também tem um sonho. E, juntos, eles embarcam em uma jornada!
Tatu do Azul, de Elias Nasser e Henrique Coser Moreira, é uma obra que fala de identidade, sonhos, desejos e autodescoberta.