A perspectiva da criança sobre o trabalho varia muito de acordo com a família e com o contexto em que ela cresce. Para algumas, o trabalho pode parecer um vilão que toma grande parte do tempo e da energia dos pais, impedindo brincadeiras na hora de dormir. Para outras, o trabalho talvez seja a capa que transforma seus pais em super-heróis que salvam o mundo longe de casa.
Independentemente do olhar que nossos pequenos tenham sobre a nossa vida profissional, abordar esse tema pode ser um caminho interessante para fortalecer o diálogo em família e compartilhar a nossa rotina com os filhos. Por isso, selecionamos 8 livros infantis para falar sobre trabalho com as crianças. Confira:
Direto do Instagram: 8 livros infantis para falar de rotina
conheça 8 livros infantis para falar sobre trabalho
Editora: Rovelle
Faixa etária: 0 a 5 anos
1. Muito bem, mamãe pinguim
Quando Mamãe Pinguim sai para caçar, o Pequeno Pinguim e seu pai acompanham de longe os desafios e as dificuldades de sua “rotina de trabalho” enquanto aguardam seu retorno.
Em Muito bem, Mamãe Pinguim, Chris Haughton aborda de forma leve e carinhosa a saudade dos pequenos quando a mãe tem que sair para trabalhar.
Editora: Gato Leitor
Faixa etária: 3 a 8 anos
2. O porteiro
Nesta obra de Vítor Rocha, o porteiro passa o dia todo na guarita de um edifício cheio de moradores que entram e saem sem parar. Abrir e fechar o portão, receber as encomendas, atender os entregadores de comida, lidar com situações desafiadoras… É tanto trabalho, que ele mal consegue parar para tomar um café.
Mas, em um dia particularmente agitado, a correria foi demais para ele. E agora?
Editora: WMF Martins Fontes
Faixa etária: 3 a 5 anos
3. O ponto
Nesta obra de Peter H. Reynolds, uma professora de artes percebe que sua aluna precisa de um pequeno incentivo para começar a desenhar.
Ilustradora: Mariachiara Di Giorgio
Editora: WMF Martins Fontes
Faixa etária: a partir de 6 anos
4. A sopa Lebron
O Sr. Lebron faz a melhor sopa do mundo. Quando a notícia dessa sopa começa a rodar o mundo, ele transforma a sopa em produto e começa um negócio super lucrativo. Mas o que tornava sua sopa tão especial?
A sopa Lebron, de Giovanna Zoboli e Mariachiara Di Giorgio nos propõe uma interessante reflexão sobre o útil e o inútil, sobretudo na lógica de trabalho e produtividade do mundo contemporâneo. Afinal, se não abrirmos espaço em nossa vida para o inútil, o sonho e o ócio, será que conseguimos ser mesmo úteis?
Ilustradora: Manuela Navas
Editora: Baião
Faixa etária: a partir de 6 anos
5. CHUPIM
Julim acorda com o chamado de seu pai para ir aos campos de arroz e ajudar a espantar as pragas que consomem a colheita.
Chupim é o primeiro livro para as infâncias do premiado autor Itamar Vieira Junior, e chega em parceria com a artista plástica Manuela Navas. Juntos, eles nos levam a uma plantação de arroz e nos apresentam, com muita sensibilidade, a realidade de muitas crianças brasileiras.
Editora: Gengibre Editora
Faixa etária: 6 a 8 anos
6. Se eu soubesse desenhar, desenharia…
Neste livro do premiado ilustrador e quadrinista Wagner Willian, conhecemos um personagem que encontra em seu gato o incentivo que faltava para ir atrás de um antigo desejo, reprimido pela insegurança e pelas demandas da vida cotidiana e profissional.
Ilustrador: Daniel Kondo
Editora: Estação Liberdade
Faixa etária: a partir de 9 anos
7. Entregas expressas de Kiki
Nesta obra de Eiko Kadono, que inspirou a celebrada animação do Studio Ghibli, uma bruxinha de 13 anos cria um serviço de entregas expressas, voando em sua vassoura, estreitando relações de amizade em uma cidade longe de casa.
Editora: Gengibre Editora
Faixa etária: a partir de 6 anos
8. Ninguém trabalha mais do que as operárias
Cansadas de serem exploradas em um trabalho exaustivo para garantir a boa vida da rainha, Abela e Zang, duas abelhas-operárias com pensamento crítico e vontade de mudança, resolvem se rebelar contra o sistema em que vivem. Mas será que todas as abelhas pensam assim?