Um escritor está trabalhando quando, de repente, entra pela janela uma abelha. Mas, espere aí: se as operárias estão sempre trabalhando, e nunca podem nem tirar um diazinho de folga, como é que essa pequenina foi parar lá?
Vamos dar um spoiler: ela não se perdeu… ela se rebelou! Determinada, a abelha operária Abela convoca suas companheiras e começa a questionar o porquê da abelha rainha merecer tudo do bom e do melhor enquanto só as operárias trabalham. E o que dizer sobre a geleia real? É claro que há mais do que o suficiente para todas, mas de que adianta se apenas a rainha pode comer…
Ao lado do fantasma da inspiração, o escritor conta a história extraordinária de uma abelhinha que ousou olhar para além dos favos da sua própria colmeia. A obra divertidíssima de Wagner Willian traz uma série de reflexões importantíssimas sobre o papel do trabalho em nossas vidas, o sentimento de coletividade e a consciência de classe.
Um livro essencial para tempos em que se discutem novos modelos possíveis de trabalho, e uma jornada que contemple a vida, o tempo com a família e os amigos e, é claro, o (fundamental) ócio.