Procurando indicação de livros infantis? De livros que trazem risadas até livros que proporcionam reflexões: diversidade é o que não falta quando se trata do livros que enviamos para nossos assinantes no mês de fevereiro. E você? Quer receber livros incríveis como os da lista abaixo na sua casa? Então corre e assina o Clube de Leitura Quindim

Indicação de livros infantis para pré-leitores (0 a 2 anos)

Indicação de livros infantis: Livro ops, escritora Marilda Castranha, editora jujuba
Autora: Marilda Castanha
Editora: Jujuba

Ops

Ops, quebrou. Ops, escorreguei… Quantos usos da onomatopeia “ops” você consegue imaginar? Bem, a proposta do livro Ops é justamente trazer várias situações diferentes em que podemos usar essa expressão. Seja um oooooops demorado ou um bem rápido, cada entonação representa um cenário. Se entregue à leitura dessa obra e use a criatividade para criar diferentes entonações de “ops” com o seu bebê. Temos certeza de que renderá ótimas risadas e momentos de diversão!

Clássicos da literatura infantil brasileira: o rabo do gato
Escritora: Mary França
Ilustrador: Eliardo França 
Editora: Ática

O rabo do gato

Na nossa próxima indicação de livros infantis para bebês, vamos descobrir o que ocorre quando um sapo coloca o rabo de um gato. Será que ele vira um gato? Ou permanece um sapo? Quem vai decidir isso é o próprio sapinho que protagoniza essa obra, um clássico da literatura infantil! Você também pode aproveitar e baixar o nosso guia com dicas de outros 30 livros para bebês que ajudam no desenvolvimento infantil para ler com os pequenos.

Veja também: 12 clássicos da literatura infantil que as crianças precisam conhecer

Indicação de livros infantis para leitores iniciantes (3 a 5 anos)

indicação de livros: Manu e Mila - Autor André Neves
Autor: André Neves
Editora: Brinque-Book

Manu e Mila

Essa próxima obra nos faz refletir sobre onde podemos encontrar a alegria. Será que ela está nas pequenas coisas? Ou será que está nas grandes? Com uma narrativa poética, André Neves nos leva por um passeio no jardim onde nos propõe refletir sobre a felicidade. Essa é uma daquelas obras sensíveis que os pequenos vão adorar e os pais se sentirão tocados pela delicadeza da narrativa, especialmente pelas ilustrações.

indicação de livros: cantigamente - Leo cunha, Marilda Castanha
Escritor: Leo Cunha
Ilustradores: Marilda Castanha e Nelson Cruz
Editora: Nova Fronteira

Cantigamente

Cantigamente é uma coletânea de poemas de Leo Cunha divididos em duas partes, “Cantiga” e “Mente”, com ilustrações de Marilda Castanha e Nelson Cruz, que enriquecem a obra a cada página. Além disso, vários elementos do nosso imaginário cultural como bruxas, princesas e o Papai Noel aparecem nos versos desta obra! Esses arquétipos recorrentes nas histórias infantis muitas vezes representam a personificação de características como a bondade, a maldade, a caridade e ajudam os pequenos a elaborar seus sentimentos e a compreender a complexidade do que é ser humano. E você? Gosta de poesia? Que tal conferir em nosso blog algumas dicas de poemas para as crianças amarem poesia?

Veja também: 10 poemas para crianças amarem poesia

Indicação de livros infantis para leitores autônomos (6 a 8 anos)

Indicação de livros infantis: o aniversário de tiltapes
Escritora: Christina Dias 
Ilustradora: Elma
Editora: Escrita Fina

O aniversário do Tiltapes

Quando recebemos um convite para uma boa festa, não temos motivo para negar, certo? Mas a lebre que protagoniza este livro começa a ouvir histórias horripilantes sobre o anfitrião. Será que ela decidirá ir à festa? Essa é uma das indicações de livros infantis que quem deu já uma olhadinha na nossa lista de livros de monstros conhece, afinal, o Tiltapes é uma criatura que realmente existe no folclore brasileiro. Então, que tal aproveitar para conhecer um pouco mais desse ser lendo esse livro pra lá de divertido?

Veja também: 5 personagens do folclore que as crianças vão amar conhecer!

indicação de livros - capa do livro Gente, bicho, planta, o mundo me encanta da editora Global
Escritora: Ana Maria Machado
Ilustrador: Mauricio Negro
Editora: Global

Gente, bicho, planta: o mundo me encanta

Conheça neste livro três contos da grande autora Ana Maria Machado, com as ilustrações potentes de Mauricio Negro, que falam de forma sensível sobre nossa relação com o meio ambiente. Hoje, isto já é quase um consenso: as ações do homem estão causando danos irreparáveis ao planeta. E estes três contos falam justamente dessa simbiose, nem sempre harmônica, entre gente, bicho e planta. E até mesmo ajudam a ilustrar conceitos básicos de ecologia como a cadeia alimentar. Você também pode conferir mais livros da Ana Maria Machado no nosso blog! A autora é uma das curadoras do Clube de Leitura Quindim e, junto de especialistas como Ziraldo, ajuda na escolha dos livros infantis de qualidade que enviamos mensalmente para a casa dos nossos assinantes.

Veja também: Menina bonita do laço de fita e outros livros da Ana Maria Machado que você precisa conhecer

Indicação de livros infantis para leitores fluentes (9 a 12 anos)

indicação de livros: corda-bamba da autora Lygia Bojunga
Autora: Lygia Bojunga
Editora: Casa Lygia Bojunga

Corda bamba

Essa é uma das nossas indicações de livros infantis de outra grande autora brasileira: Lygia Bojunga. Aqui, vamos conhecer Maria, que vai morar com sua avó. Mas por quê? Onde estão seus pais? Por que ela não se lembra mais? A pequena começa a mergulhar dentro de si e lembra novamente suas dores e suas alegrias. Um clássico da literatura infantil que encanta gerações de leitores.

Indicação de livros: Frritt-flacc - Júlio Verne - Alexandre Camanho
Escritor: Júlio Verne
Ilustrador: Alexandre Camanho
Editora: Pulo do Gato

Frritt-Flacc

Um médico recebe a visita de uma menina pedindo que ele trate seu pai, que está morrendo. Sem pagamento, ele nega ajuda. Vem a esposa do moribundo. Vem a mãe. Desta vez, ela oferece dinheiro ao médico. E ele aceita. Mas será que conseguirá salvar o paciente? Em um primeiro momento, pode parecer estranho apresentar obras assustadoras aos pequenos. Mas o suspense, o terror, o mistério fascinam as crianças! Por meio dessas histórias, entramos em contato com um lado obscuro do que é ser humano, algo que por si só gera muita curiosidade. Conhecemos também medos comuns a todos nós: o desamparo, a morte, a solidão. Essa leitura proporciona uma vivência, traz à tona muitos sentimentos e nos ajuda a elaborá-los, entendê-los, de uma forma mais saudável.

E aí, o que achou da nossa seleção de fevereiro? Vale lembrar que, se você já é nosso assinante e gostou de alguma das obras acima, mas ela não fazia parte de seu kit, você pode comprar o seu exemplar entrando em contato através do e-mail atendimento@quindim.com.br.