Samira é uma menina comum, que adora brincar, correr e pular por aí, especialmente junto de sua melhor amiga, a pequena Frida. Um dia, a professora explica que elas e as demais pessoas do mundo inteirinho carregam dentro de si um esqueleto... Que horror! Que coisa mais nojenta! Como é possível continuar se movendo, brincando e comendo do mesmo jeito, sabendo desse pavoroso segredo?
Pois a autora Camilla Kuhn brinca exatamente com uma das fases mais gostosas da infância, quando os fatos científicos começam a chegar aos pequenos por meio das descobertas e aprendizados na escola. Descobrir que dentro de nós há um monte de ossos, músculos que parecem bifes e tendões que parecem borrachinhas elásticas pode parecer assustador, mas é igualmente fascinante!
Não bastasse o texto por si só ser muito cativante, as ilustrações vão além e representam divertidamente a imaginação das crianças. Com uma visão de raio X digna de super-herói, Samira passa a enxergar a todos com o esqueleto por baixo da pele. E, assim, as situações cotidianas como brincar e comer tornam-se tão interessantes para os pequenos leitores (quanto para nós, adultos). Temos aqui uma valiosa oportunidade de nos encantarmos novamente por algo que já conhecemos há muito tempo.