Você sabia que existem vários jornais informativos para crianças e jovens publicados no Brasil e no mundo? Pode acreditar! E, olha, essas publicações específicas não são exclusivamente voltadas para os temas que nós, adultos, achamos que sejam do interesse dos pequenos, como jogos, vídeos do YouTube e qual o desafio ou a tendência mais recente no TikTok. Pelo contrário: os assuntos discutidos são tão diversos e relevantes quanto aqueles que circulam nos veículos de mídia para os adultos (aqueles que são sérios e confiáveis, claro).

5 jornais informativos para criancas que sua familia precisa conhecer meio1

Além de tratar de temas importantes, como política, economia, saúde, cultura e educação, os jornais informativos para crianças são uma excelente fonte de informação para enriquecer o vocabulário, fortalecer os hábitos de leitura e pesquisa, e plantar uma semente muito importante para a vida adulta: a que promove uma visão crítica e questionadora sobre tudo aquilo que nos cerca.

Benefícios dos jornais informativos para crianças

Dentre os inúmeros pontos positivos de oferecer jornais informativos para crianças e jovens, está uma importante contribuição para sua formação enquanto cidadãos. É claro que todos nós buscamos oferecer as melhores condições possíveis de ensino e educação para nossos filhos enquanto indivíduos, tanto é que estamos aqui, nos informando constantemente. Mas sua preparação para o “mundo real”, que tem início muito antes de ingressarem na vida adulta, também é nossa responsabilidade.

Por isso, conversar com eles sobre as notícias, com abordagem e linguagem que consigam compreender, e falar abertamente sobre temas como desigualdade, racismo, ciência, tecnologia e muito mais, é uma excelente maneira de ampliar seu olhar e seu repertório a respeito do mundo. Isso sem falar que ensina, desde cedo, a identificar fontes confiáveis de informação e a ficar longe dos perigos das fake news.

Veja também: Sem medo, mas atentos: como lidar com o ChatGPT e as mudanças que ele traz

Jornais informativos para crianças e jovens: para descobrir, conhecer e se encantar

Confira, a seguir, alguns dos jornais informativos que a Revista do Clube Quindim separou para você e sua família conhecerem. Temos certeza de que vocês vão se encantar e que essa será mais uma grande oportunidade para fortalecer ainda mais o amor pela leitura aí na sua casa!

1. Jornal Joca

5 jornais informativos para criancas que sua familia precisa conhecer meio2 1
Crédito: Jornal Joca

Criado por Stéphanie Habrich, na editora Magia de Ler, em 2011, o Jornal Joca é o primeiro e o maior jornal do Brasil voltado para crianças e jovens. Somando mais de 350 mil assinantes, o Joca surgiu a partir de uma inspiração em outros informativos voltados para crianças e jovens, que são bastante comuns na Europa e nos Estados Unidos, e principalmente da crença de Stéphanie no poder transformador dos jovens bem informados.

Está disponível em versão impressa e digital, sendo que o impresso é veiculado a cada 15 dias, ao longo dos meses letivos do calendário escolar, e a versão digital, que você pode conferir aqui, é atualizada diariamente.

Além das famílias assinantes, o Joca também é utilizado por 1.200 escolas em todo o Brasil como uma ferramenta riquíssima de debate sobre notícias, reportagens, curiosidades e assuntos atuais do mundo, oferecendo vários recursos pedagógicos tanto para a instituição quanto para os responsáveis e os professores.

2. Jornal da Criança

5 jornais informativos para criancas que sua familia precisa conhecer meio3
Crédito: Jornal da Criança

Produzido pela Editora 10 e lançado em 2019, o Jornal da Criança conta com uma estrutura distribuída em editorias, assim como os jornais convencionais para adultos. Seu foco são os alunos que estão no ensino fundamental, de maneira descomplicada e interessante, bem como para os professores deste segmento escolar.

O Jornal da Criança surgiu a partir de uma experiência da jornalista Viviane Zanardo, que notou a dificuldade e o desinteresse da filha durante a realização de uma tarefa escolar que pedia a leitura de um jornal em família. Os primeiros textos foram publicados online, sendo seguidos pela versão impressa três meses depois. Atualmente, já conta com mais de 20 mil assinantes que acompanham o trabalho do JC em todas as partes do país.

3. Folhinha

5 jornais informativos para criancas que sua familia precisa conhecer meio4
Crédito: Folha de S. Paulo

O suplemento do jornal Folha de S.Paulo, criado em 1963 por alguns grandes nomes do jornalismo brasileiro e outros como ninguém menos do que o grande Maurício de Sousa, trazia em suas primeiras edições algumas reportagens bem curiosas. Como exemplo, podemos citar o menino que mediu o pescoço de uma girafa no zoológico, um gato que se casou, informações sobre datas comemorativas do Brasil e pautas que pudessem complementar ou servir de fonte de pesquisa para trabalhos escolares.

Com o tempo, a Folhinha foi se transformando e sedimentando seu desejo de formar futuros leitores da Folha de S.Paulo. A edição digital pode ser acessada até mesmo por quem não é assinante clicando aqui.

Veja também: Turma da Mônica: conheça mais sobre a origem dos gibis que fazem parte da infância brasileira.

4. Ciência Hoje das Crianças

5 jornais informativos para criancas que sua familia precisa conhecer meio5
Crédito: Ciência Hoje

Desenvolvida pelo Instituto Ciência Hoje, com objetivo de despertar a curiosidade dos pequenos, a Ciência Hoje para Crianças é a primeira revista brasileira sobre ciência voltada especificamente para crianças. Foi criada em 1986 e recebeu até mesmo um reconhecimento superimportante, que é o prêmio José Reis de Divulgação Científica.

Mais de 60 mil escolas públicas do Brasil recebem a CHC em suas bibliotecas para que as crianças possam aprender, descobrir e se divertir muito enquanto pesquisam e estudam sobre ciências.

5. TINO Econômico

5 jornais informativos para criancas que sua familia precisa conhecer meio6
Crédito: Tino Econômico

Voltado para o público jovem e adolescente, o TINO Econômico é um jornal impresso e online também publicado pela Editora Magia de Ler, a mesma que produz o Jornal Joca. A proposta é estimular nos leitores o interesse pela economia e promover a educação financeira no país. O TINO aborda os impactos econômicos e financeiros dos principais fatos do Brasil e do mundo de uma maneira adequada à idade e ao público do jornal informativo.

Além de notícias nacionais e internacionais, apanhados sobre o mercado e entrevistas com nomes importantes do universo da economia, o TINO conta com um espaço para jovens colunistas e tem até uma seção em inglês!

Menção (mais do que) honrosa: Criança e Natureza

O portal Criança e Natureza não é exatamente um jornal informativo, mas sim um programa que busca defender e promover um direito fundamental das crianças: o de viver em um meio ambiente saudável, interagindo, experimentando e fortalecendo seu vínculo com a natureza.

No site estão listados os benefícios de brincar ao ar livre, e é possível conhecer uma série de ferramentas gratuitas para mães, pais, professores e cuidadores em geral promoverem brincadeiras com os pequenos. No Guia Acampando com crianças, por exemplo, as famílias são encorajadas a experimentar uma maneira diferente de sair de casa, ficando em áreas naturais protegidas, como as Unidades de Conservação.

Veja também: Desemparedamento da infância: tempo de natureza é receita de saúde e alegria.

Já no 80 ideias para fazer lá fora, o que não faltam são sugestões super bacanas para se conectar com a natureza, seja montando uma cabana, brincando com a água ou até mesmo observando o céu. Assim, não é só o vínculo com a natureza que se fortalece, mas também aquele que existe entre a criança e os adultos em sua vida.

Assine o clube quindim

O acervo do programa conta com muitos outros materiais, como vídeos, livros, pesquisas e estudos, e a seção de notícias traz pautas atualizadas sobre o tema, além de artigos escritos por especialistas convidados.

Seja qual for o jornal informativo para crianças escolhido pela sua família, o importante mesmo é apresentar o gênero jornalístico para o seu filho de maneira interessante, envolvente e até divertida. Assim, você colabora tanto com seu pequeno quanto com o mundo, ao formar um cidadão atento e capaz de formular seus próprios pensamentos.

Estante Quindim

Conheça 3 livros que incitam a curiosidade e apuração dos fatos para apresentar às crianças:

O gênio do crime (autor João Carlos Marinho, ilustrações Mauricio Negro, editora Global)
O gênio do crime, de João Carlos Marinho
O menino que perguntava (escritor Ignácio de Loyola Brandão, ilustradora Mariana Newlands, editora Companhia das Letrinhas)
O menino que perguntava, de Ignácio de Loyola Brandão
Emil e os detetives (escritor Erich Kästner, ilustrador Walter Trier, tradução Ângela Mendonça, editora Pavio).
Emil e os detetives, de Erich Kästner