Com a chegada dos meses de junho e julho, os Arraiais e as brincadeiras juninas começam a se multiplicar por todo o Brasil. Mas você sabe como essa festa se tornou uma das mais populares e queridas pelo nosso povo?

Brincadeiras de Festa Junina

Segundo os historiadores, a origem das festas juninas está nas festividades pagãs realizadas na Europa para celebrar a passagem da primavera para o verão, o chamado solstício de verão. Nessas festas, os povos pagãos comemoravam a fertilidade da terra e buscavam afastar os maus espíritos para garantir boas colheitas.

Com o cristianismo se tornando a principal religião do continente, essa festa, assim como várias outras, passaram pelo chamado processo de aculturação. Assim, elementos cristãos foram acrescidos ao formato original da festa para facilitar a conversão das pessoas.

As festas passaram a ser conhecidas como Joaninas, em homenagem a São João Batista, e três santos começaram a ser homenageados nas celebrações: Santo Antônio (dia 13/6), São João (dia 24/6) e São Pedro (dia 29/4).

Origem das festas juninas no Brasil

Brincadeiras Festa Junina para crianças

Muito populares em Portugal, as festas juninas foram trazidas para o Brasil na época da colonização, assim como diversas outras tradições. O caráter religioso da festa aos poucos foi se transformando em uma celebração mais fortemente popular, principalmente nas áreas rurais do país.

Ainda que esteja presente em todo o país, as festas juninas são especialmente importantes no Nordeste. As cidades que organizam os maiores eventos (Caruaru, em Pernambuco, e Campina Grande, na Paraíba) chegam a receber milhões de visitantes para as festas.

Além das comidas típicas (e deliciosas!), as festas juninas são marcadas também pelas brincadeiras. Venha com a gente descobrir e relembrar as principais brincadeiras juninas, e inspire-se para fazer sua própria festa!

ReguaCrescimento BannerBlog 2

Brincadeiras juninas: 17 dicas para você aproveitar

Brincadeiras de festa junina para criança

As festas juninas mais animadas são aquelas que contam com brincadeiras que envolvem todos. Seja uma festa na escola, no bairro ou no condomínio, é impossível resistir aos gritos de “anarriê” e “olha a chuva”! Aliás, para que resistir? O melhor mesmo é curtir e aproveitar ao máximo esses momentos ao lado das crianças, da família e dos amigos.

Confira a seguir uma lista com as brincadeiras de festa junina mais populares. Você pode se inspirar e começar hoje mesmo a planejar a sua festa!

Veja também: Festa Junina; 10 curiosidades sobre a data popular mais deliciosa do Brasil

1. Quadrilha

Maior símbolo maior das festas juninas no Brasil, a quadrilha é uma dança que conjuga habilidade, entusiasmo e muita diversão para os participantes. Os pares dançam de braços dados a maior parte do tempo, enquanto seguem os comandos de alguém que orienta a brincadeira junina.

Entre os momentos mais marcantes, estão o aviso da chuva e da cobra, a formação do túnel, os cumprimentos e o caracol. Quanto mais gente participando, mais bonita e animada fica a quadrilha!

Veja também: Dicas para fazer uma festa junina em casa

2. Pescaria

Brincadeiras de festa junina. Pescaria

A pescaria é uma das principais brincadeiras juninas. Você vai precisar de um tanque onde vão ficar os peixinhos. Pode ser uma bacia ou uma piscina inflável, preenchida com areia, bolinhas de isopor ou água. Os peixes podem ser de plástico, de madeira e até de papel.

O pescador utiliza uma varinha de bambu, com linha e anzol na ponta, para encaixar nas argolinhas presas aos peixes. Cada peixinho pode ter um número ou uma letra associada a uma prenda. Quanto mais colorido for o cenário e os peixes, melhor!

Assine o Clube de Leitura Quindim

3. Boca do Palhaço

Para essa brincadeira junina é preciso preparar uma cartolina grande com o desenho do rosto de um palhaço e a boca bem aberta. Na parte de trás, uma caixa ou uma cesta que possa apanhar as bolinhas que serão arremessadas pelos jogadores.

Essas bolinhas podem ser de plástico, de borracha e até de meia. Pode-se estipular uma quantidade de arremessos por participante (três, por exemplo) e prêmios para quem conseguir acertar.

Também é possível criar categorias de prendas de acordo com o desempenho do jogador, por exemplo: um, dois ou três acertos. Assim, quanto melhor for o desempenho, mais legal é a prenda que a pessoa irá ganhar.

Veja também: 8 livros com histórias infantis engraçadas para se divertir com as crianças

4. Jogo de Argolas

Para essa brincadeira é preciso separar garrafas de plástico ou de vidro e enchê-las com areia ou água para ficarem pesadas e firmes no chão. Em seguida, organize as garrafas em fileiras com distâncias variadas entre elas, para que haja diferentes graus de dificuldade no arremesso das argolas.

Você pode formar uma figura como um triângulo, por exemplo, que garanta uma fileira de garrafas mais próxima do jogador, uma com distância mediada, e outra mais longe. Estipule a quantidade de arremessos de argola por jogador e indique que prêmios podem ser conquistados. As fileiras mais difíceis de acertar garantem prêmios melhores.

Veja também: Relembre jogos e brincadeiras antigas para fazer com as crianças

5. Jogo da Lata

Brincadeiras de festa junina. Jogo da lata

Separe latas de tamanhos diferentes, como aquelas de milho, ervilha, molho de tomate e leite em pó, por exemplo. Remova os rótulos e apare as arestas para que não machuquem ninguém. Invista em uma decoração colorida e divertida! Você pode pintar as latas com cores bem contrastantes, ou decorá-las de outra maneira, com papéis coloridos, canetinhas e muito mais.

Para começar a brincadeira, empilhe as latas em forma de pirâmide, formando três ou mais níveis. As bolinhas podem ser de plástico, borracha ou meia, e precisam ser pesadas o bastante para conseguir derrubar as latas.

Estipule uma quantidade de arremessos por jogador e pronto! As prendas também podem variar de acordo com o resultado de cada arremesso, por exemplo: se o jogador derrubar apenas uma lata, ganha um tipo de prensa. Duas latas vale uma prenda melhor e todas as latas equivalem a um prêmio especial!

Veja também: 10 dicas para despertar a paixão pela leitura nas crianças que não gostam de ler

6. Corrida do Saco

Nessa brincadeira, os competidores precisam colocar as pernas dentro de um saco de tecido, que pode ser de batata ou de estopa, ou até mesmo um pano de chão de tamanho grande. Quando for dada a largada, é preciso pular segurando as bordas do saco até a linha de chegada o mais rápido possível para ganhar!

Também é muito divertido fazer essa brincadeira formando times que vão correr em revezamento. A equipe que terminar primeiro ganha!

7. Rabo do Burrinho

Desenhe um burro sem rabo em uma cartolina grande. Faça bem colorido, para chamar atenção e deixar as pessoas bem animadas para participar do jogo. Em seguida, faça o rabinho com auxílio de papel, feltro ou outros materiais, como fitas e barbante. O importante é que o jogador consiga prender o rabo no desenho, então você pode utilizar uma tachinha e uma placa de isopor por trás do desenho, por exemplo.

Para brincar, coloque o participante em frente ao desenho, vende seus olhos e gire-o algumas vezes, para que perca o senso de direção de onde está o burrinho. Em seguida, entregue o rabinho e peça que ele espete no desenho, no lugar que acha que deve ficar. Quem acertar em cheio, vence a brincadeira! Se ninguém acertar, é possível premiar aquele que chegar mais perto do lugar certo.

Veja também: 10 brincadeiras para fazer em casa com crianças de até 10 anos

8. Corrida do Ovo

Brincadeiras de festa junina infantil. Corrida com ovo

Cada participante deve equilibrar um ovo em uma colher e correr da linha de largada até a chegada o mais rápido possível, sem deixar o ovo cair. Para ficar mais emocionante, em vez de segurar a colher com uma das mãos, o corredor pode levá-la na boca, mantendo os braços para trás.

Se você preferir não utilizar ovos crus ou cozidos, a brincadeira também funciona perfeitamente com bolinhas de pingue-pongue.

9. Dança da Laranja ou da Maçã

Mais um clássico das festas juninas! A dança da laranja ou da maçã consiste no seguinte: cada dupla recebe uma fruta, que deve ser colocada entre suas testas. Quando a música começa a tocar, os dançarinos precisam se mover, dançando harmonicamente enquanto mantém os braços para trás e tentam ao máximo não deixar a fruta cair. Vence quem conseguir dançar por mais tempo!

Veja também: 50+ curiosidades sobre animais brasileiros para divertir as crianças

10. Dança da Cadeira

Brincadeiras juninas

Essa brincadeira não é exclusiva das festas juninas, mas faz bastante sucesso. Devem ser colocadas cadeiras de costas umas para as outras, formando uma roda. Os participantes se posicionam em círculo em torno das cadeiras e mantêm as mãos para trás durante todo o tempo. É muito importante que o número de cadeiras seja um a menos do que o número de participantes.

Quando a música começa a tocar, as pessoas passam a andar em torno do círculo de cadeiras no ritmo da canção, que pode ser mais lenta, agitada e mudar de uma hora para a outra. Quando a música parar, todos devem correr para se sentar. Aquele que ficar sem lugar está fora da brincadeira!

Não esqueça que a cada rodada deve ser retirada uma cadeira até que reste apenas um assento e dois participantes. Vence quem estiver sentado quando a música parar de tocar.

Assine clube de leitura quindim

11. Cadeia Junina

Consiste em um cercadinho feito no local onde vai acontecer a festa junina. Pode ser preparado com bambus, caixotes, linhas e até mesmo cadeiras! O importante é isolar do restante do espaço.

Durante a festa, uma pessoa caracterizada como delegado fica responsável por receber os pedidos de prisão e levar os “bandidos” até a cadeia. Para sair e voltar para a festa, é preciso pagar uma prenda, ou seja, realizar um desafio.

12. Correio Elegante

Brincadeiras juninas. Correio elegante. Dicas de brincadeiras de festa junina

No Correio Elegante, o pombo-correio circula pela festa oferecendo papéis coloridos e canetinhas para que os convidados possam escrever mensagens uns para os outros. As mensagens podem ser românticas ou engraçadas, anônimas ou não.

Depois, o pombo-correio leva a mensagem para o destinatário que, se quiser, pode ler em voz alta para a diversão de todos. Também é possível separar um momento da festa apenas para a leitura das cartinhas, pois assim a brincadeira fica ainda mais divertida.

13. Cabo de Guerra

Dicas de brincadeiras de festa junina para crianças

Outro clássico das festas juninas, o cabo de guerra é uma atividade para pessoas de todas as idades. Para começar, os participantes devem ser divididos em dois times, com o mesmo número de pessoas em cada um.

Eles são dispostos em uma fila e ficam um de frente para o outro. Todos os membros do time seguram a corda, e ela é centralizada no campo de acordo com alguma marcação, que geralmente é um risco no chão. Também é amarrada uma fita colorida no meio da corda, para indicar qual dos times está mais perto de vencer a competição.

Quando dada a largada, os times devem puxar a corda para fazer que os participantes da equipe adversário sejam puxados para a frente, pisando na linha traçada no chão e perdendo o jogo.

Existem várias estratégias para deixar a disputa mais emocionante, inclusive a eleição de um capitão para cada time e a escolha das equipes por sorteio.

14. Corrida de Três Pernas

Os competidores participam em duplas. Colocados lado a lado, devem ter suas pernas amarradas uma à outra, de maneira a só conseguirem se movimentar juntos.

Essa corrida pode ser feita utilizando os mesmos sacos de pano da corrida do saco, ou então com cordas. O importante é que fiquem bem firmes, para evitar que se soltem durante a corrida, comprometendo a brincadeira.

15. Bingo

Dicas de brincadeiras de festa junina

O bingo também não é uma exclusividade das festas juninas, mas costuma ser muito bem recebido pelos convidados.

Nesse jogo, todos recebem uma cartela com números dispostos em linhas e colunas. Uma pessoa fica responsável por sortear os números, enquanto os participantes marcam os resultados do sorteio em suas cartelas.

O objetivo é completar primeiro uma linha, uma coluna ou uma diagonal, dependendo do que for combinado previamente com os jogadores. Como mais de um participante pode conseguir fazer isso ao mesmo tempo, ganha aquele que gritar “bingo” primeiro!

16. Corrida de Carrinho de Mão 

Para essa brincadeira é preciso formar duplas. Um dos participantes deve apoiar as mãos no chão e levantar as pernas, que serão suspensas e apoiadas pelo seu par.

O objetivo é que a dupla corra o mais rápido possível, chegando primeiro antes dos demais competidores!

17. Pular a Fogueira

Muitas festas juninas clássicas possuem fogueiras de verdade, que são muito mais um símbolo da celebração do que parte de uma brincadeira propriamente dita. Mas, como sabemos que o risco de acidente é real, é possível fazer lindas fogueiras com papel colorido e curtir assim mesmo!

Utilize espuma, papel colorido e outros materiais para montar a sua fogueira de mentirinha e convide os participantes para pular. O objetivo é correr e saltar sobre o fogo, sem encostar nas chamas para não se queimar.

Agora que você viu a grande seleção com brincadeiras de festa junina que o nosso clube de leitura infantil fez, que tal organizar o arraial por aí? Você pode convidar a comunidade escolar do seu filho, os moradores do prédio, a família e os amigos. O importante é cada um contribuir como puder para tornar o evento divertido e inesquecível!